Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Testando pequenos códigos php com o PHP Assistant

25/12/2017 às 18:30 Ajuda

Testando pequenos códigos php com o PHP Assistant

Atualmente, existem recursos cada vez mais modernos e disponíveis para facilitar a vida de quem trabalha com desenvolvimento web. Um dos recursos mais importantes é o famoso PHP, que passou a oferecer diversas funcionalidades para os programadores. Se você trabalha nessa área, não deixe de ler esse artigo, pois você conhecer tudo sobre o PHP, suas novas funções e como testar pequenos códigos com a ajuda do PHP Assistant. Leia até o final e fique por dentro de tudo sobre esse importante assunto.

O que é o PHP?

A sigla PHP é uma abreviação de Personal Home Page.Trata-se de uma linguagem de script open source de uso geral e extremamente utilizada. O PHP foi criado especialmente para o desenvolvimento web e que pode ser embutido dentro do HTML. Em outras palavras, é uma linguagem interpretada livre que pode ser usada em aplicações presentes e atuantes, capazes de gerar conteúdos dinâmicos na rede mundial de computadores (www).

O PHP está entre as primeiras linguagens que tem grande interação com HTML, dispensando em vários casos, o uso de arquivos externos para processamento de dados. O código é interpretado no servidor pelo módulo PHP que também gera a página web que será visualizada pelo cliente. O melhor de tudo é que é possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais gratuitamente. Leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Vantagens do PHP

A linguagem PHP tem um domínio especifico, ou seja, seu objetivo se estende a um determinado campo de atuação, que é o desenvolvimento web. Seu propósito inicial é implementar soluções para internet que sejam velozes, simples e eficientes. As suas principais características são:

- velocidade e robustez

- orientação a objetos

- portabilidade

- Independência da plataforma

- tipagem dinâmica

- sintaxe similar

- open source

- server side

Diferenciais do PHP

O código PHP é delimitado por todas a instruções de processamento (tags) de início e fim. Elas permitem que você entre e saia do modo PHP. O que distingue o PHP do JavaScript, por exemplo, é que o código é executado no servidor, gerando o HTML que é enviado para o navegador web. Ele recebe os resultados da execução desse script, mas não consegue identificar o código fonte.

Com o PHP, você pode fazer a configuração do seu servidor web para processar todos os seus arquivos HTML, facilitando mais todo o seu trabalho. Outro diferencial do PHP é que ele é muito simples de se usar, principalmente se você for iniciante na área de programação web, além de oferecer vários recursos para um programador profissional. Um desses recursos é o PHP Assistant, que você vai conhecer mais todas as suas funcionalidades. Conheça mais sobre nossos serviços de Hospedagem de Site

PHP Assistant

Para quem quer aprender e ensinar programação na linguagem PHP, chega ao mercado o PHP Assistant, que é um projeto que foi criado para facilitar a vida de todas as pessoas que trabalham com isso. O PHP Assistant é um aplicativo desenvolvido para vários tipos de plataforma de trabalho. Ele funciona no Windows, Mac, Linux, entre outros e foi feito em Electron, Node. JS e HTML5/CSS/JS. O principal objetivo do PHP Assistant é permitir que pequenos pedaços de códigos PHP sejam testados sem a necessidade da ajuda de um sandbox, criar um arquivo ou abrir um terminal. Aproveite e leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Usando o PHP Assistant

Assim que você digitar um código no PHP Assistant, através de uma configuração que devido ao default, está desabilitada, ele vai rodar aquele código em tempo real. Isso facilita muito todo o seu trabalho, pois você poderá verificar todos os erros do seu código em tempo de escrita. Se você for iniciante, poderá facilmente verificar o que está acontecendo com o código sem a necessidade de rodar um arquivo PHP, todas as vezes que realizar qualquer modificação.

Além dessa enorme vantagem, você ainda poderá habilitar o modo de apresentação quando quiser mostrar um live code em alguma palestra ou apresentação sobre o tema. O melhor de tudo é que esse projeto está disponível no idioma português. Para usar o PHP Assistant, basta você ter uma versão do PHP instalado em sua máquina e realizar o dos binários no Github oficial. Acesse o site oferece para uma maior interação sobre esse assunto. Você também pode buildar o projeto, caso se interesse em usar mais o PHP Assistant. Para isso, você vaio precisar ter o Node.JS instalado em seu computador.

Como o projeto ainda está em desenvolvimento, pode ser que ele ainda apresente algumas falhas. Caso isso aconteça e você encontre algum erro, basta reportar no mesmo sistema.

Razões para usar o PHP

Com o PHP, você tem total liberdade de escolha de servidor web e de sistema operacional, pois ele é extremamente versátil. Além disso, você ainda pode escolher entre usar uma programação estruturada ou orientada a objeto (OOP). Pode até usar as duas juntas, caso queira.

Com o PHP, você não fica limitado somente a gerar HTML, pois com o PHP você pode incluir geração de imagens, arquivos em PDF e até algumas animações em Flash. Você pode facilmente criar qualquer tipo de texto com XHTML e outros arquivos XML. O PHP gera esses arquivos, salvando os mesmos no seu sistema de arquivos ao invés de mostrá-los em tela.

Outra razão para se usar o PHP é o seu suporte a uma enorme variedade de banco de dados. Escrever uma página web fica muito simples se você usar uma das extensões específicas de banco de dados, como o mysql. O PHP ainda oferece suporte para comunicação com outros serviços utilizando diversos protocolos que facilitam todo o seu trabalho.

Ainda tem dúvidas sobre como testar pequenos códigos php com o PHP Assistant? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: