Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tendências tecnológicas estratégicas para 2018

22/03/2018 às 22:50 Hospedagem de Sites

Tendências tecnológicas estratégicas para 2018

Não é novidade para ninguém que o mundo evolui a cada dia. Uma novidade que surgiu alguns atrás, por exemplo, já é considerada ultrapassada hoje.

Com o mercado oferecendo cada vez mais recursos modernos em praticamente todas as áreas do conhecimento, surgem algumas tendências tecnológicas estratégicas em 2018.

Se você ficou curioso para saber quais são elas, esse artigo vai te mostrar 8 tendências que prometem dominar o mercado global. Leia até o final e saiba mais.

Inteligência Artificial

Criar modernos sistemas que aprendam, adaptam e agem potencialmente de forma autônoma e íntegra, será um dos principais desafios para os fabricantes de tecnologia, até 2020.

A capacidade de utilizar a inteligência artificial para melhorar a tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócio, além de melhorar a experiência do consumidor será a bola da vez a partir de 2018.

As técnicas de inteligência artificial (IA) estão evoluindo rapidamente e as organizações vão precisar investir significativamente em competências, processos e ferramentas de última geração.

O objetivo é poder explorar, com sucesso, essas técnicas e construir sistemas melhorados nesse complexo campo da inteligência artificial. Será um gigantesco trabalho em equipe. Leia também nosso post sobre Como criar um blog

Aplicações e analítica inteligentes

Outra tendência tecnológica estratégica para 2018. Todas as aplicações, fixas ou móveis, além dos serviços, tendem a incorporar algum tipo de inteligência artificial.

Até mesmo algumas aplicações poderão deixar de existir sem a IA e a aprendizagem automática. Outros sistemas serão utilizadores discretos de IA, que vai fornecer inteligência nos bastidores.

Explorar as aplicações inteligentes é uma forma de aumentar a atividade humana e não apenas uma forma de substituir as pessoas. A inteligência artificial constitui um enorme desafio no segmentos de softwares e serviços.

Coisas “inteligentes”

As coisas inteligentes são objetos físicos, mas que vão muito além da execução de modelos de programação rígidos.

Elas também dependem da IA para suportar todo o moderno funcionamento e interagir com elementos e pessoas.

Automóveis autônomos, robôs e drones são pequenos exemplos das coisas inteligentes que já existem. Elas prometem dominar o mercado até 2022.

Gêmeo digital

O gêmeo digital é a representação de uma entidade ou sistema do mundo real. Os gêmeos digitais são presença forte no projeto da Internet da Coisas (IoT), além de ser bastante promissores pelos próximos 3 anos.

Os gêmeos digitais estão interligados com as suas partes no mundo real e são usados para compreender o estado de uma determinada coisa ou sistema.

Eles também dão resposta as mudanças, melhoram operações e adicionam valor. Em um futuro próximo, as representações digitais do mundo estarão estrategicamente conectadas com a sua versão no mundo real e uma com a outra.

Elas terão capacidades de AI integradas que permitam simulações, operações e análises avançadas. Aprimore mais seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog

Da cloud às extremidades

Mais uma tendência tecnológica estratégica para 2018. Essa tendência descreve uma tipologia de computação em que o processamento da informação faça todo o recolhimento e a distribuição de conteúdo.

Os desafios dessa conectividade, latência, os constrangimentos de largura de banda e todas as funcionalidades de maior dimensão estão inseridas nas extremidades desses modernos modelos tecnológicos.

Apesar de muitas pessoas olharem para a cloud computing como abordagens recorrentes, ela envolve um estilo de computação em que as capacidades tecnológicas escaláveis e elásticas são disponibilizadas como serviços para os usuários, sem a necessidade de um modelo centralizado.

A cloud pode ser o tipo de computação utilizada para criar um modelo orientado para o serviço, além de ser uma estrutura de coordenação e controle centralizadas.

Plataformas de conversação

As plataformas de conversação certamente vão levar a uma mudança de paradigma na forma como as pessoas se interagem com o mundo digital.

A responsabilidade de traduzir intenções passa do usuário para o computador. A plataforma recebe o comando do utilizador e responde executando algumas funções, apresentando algum conteúdo ou o pedido de informações adicionais.

Ao longo dos próximos anos, as interfaces de conversação vão se tornar um dos objetivos principais na produção de aplicações para a interação com os utilizadores.

Elas serão distribuídas através de hardware dedicado, funcionalidades nos sistemas operativos, plataformas e aplicações.

O fato é que as plataformas de conversação vão levar a uma drástica mudança como as pessoas interagem com o mundo digital. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Experiência imersiva

Outra tendência tecnológica estratégica para 2018. Enquanto as interfaces e as formas de conversação tendem a mudar, a forma como as pessoas controlam o mundo digital e as realidades virtuais também prometem mudar a forma como as pessoas entendem e interagem com o mundo digital.

O mercado de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) está ainda se desenvolvendo e bastante fragmentado. O interesse é elevado, resultando em diversas novidades na área de aplicações de RV.

Elas se traduzem num valor de negócio relativamente baixo, se comparada com outras tendências, com exceção dos sistemas de entretenimento avançado, com os videojogos e vídeos a 360º.

Para conseguir lucros tangíveis reais nessa promissora área, as empresas devem examinar cenários específicos da vida real em que a RV e a RA podem ser aplicadas para tornar os empregados mais produtivos e para melhorar todos os processos.

Blockchain

A tecnologia de blockchain está passando de uma infraestrutura de moeda digital para uma plataforma de transformação digital. Trata-se de uma moderna tecnologia que visa a descentralização como uma medida de segurança.

Além disso, a blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin, que tem relação com todas as transações financeiras na rede.

Mesmo que a blockchain tenha seu foco principal na indústria de serviços financeiros, essa tendência tecnologia pode ter muitas aplicações importantes como as áreas de: administração pública, saúde, indústria fabril, verificação de identidades, registo de títulos e cadeias de abastecimento.

Ainda tem dúvidas sobre as 8 tendências tecnológicas estratégicas para 2018? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: