Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Técnicas de copywriting que irão melhorar a experiência do usuário de seu site

Técnicas de copywriting que irão melhorar a experiência do usuário de seu site

15/08/2017 às 19:00Marketing

Quando falamos em melhorar a experiência do usuário no seu site, geralmente citamos mudanças no layout ou no design. Embora isso ter sim sua importância, as palavras que você colocar em seu conteúdo podem auxiliar na melhor experiência de seus potenciais clientes. Apesar de design e copywriting parecerem coisas distintas, eles tem bastante pontos em comuns e não só devem trabalhar juntos, mas ambos têm como objetivo responder ao cliente de forma particular. O copywriting é um tipo de escrita utilizado principalmente em estratégias de publicidade e marketing. É possível utilizar técnicas de copywriting na página inicial e nas landing pages do seu site. É possível utilizar os métodos também para criar contéudos para o blog. Depois de atingir a qualidade esperada em seu layout e design, é hora de focar nos ajustes de copywriting em seu site, então confira as dicas abaixo:

Identifique seus clientes

Antes de escrever nas páginas do seu site, é importante descobrir quais são as palavras que irão guiá-lo para atrair seu público. Bons redatores passam dias pesquisando para descobrir os seus clientes ideais. Depois de descobrirem, eles criam um perfil mais detalhado possível sobre sua vida pessoa, financeira e social.

Esse primeiro passo é difícil de entender no início, por que provavelmente, como em todos os sites, diferentes tipos de usuário visitam o seu site. Você deve se perguntar como seu projeto impacta em cada um deles. Porém, isso dá muito trabalho. O que deve ser feito é escolher um tipo de usuário ideal para consumir seus produtos e serviços.

Por isso, primeiro decida com quem você realmente quer falar. Como criar uma persona?, dando a essa pessoa um nome fictício, trabalho, família e imagine como seria escrever para ele. Não busque agradar a todos, geralmente quando se tenta, não se agrada ninguém.

Saiba em que fase seus clientes estão no processo de fidelização

Uma parte importante para conhecer seu usuário é entender onde eles estão no processo de compra de seus produtos e serviços. Você não precisa gastar muito tempo para avaliar a situação. O mais importante é criar conteúdo para os clientes em todas as fases para sanar as dúvidas e questões que os clientes tenham em cada etapa do funil de vendas.

Compreender o nível em que estão os seus clientes, permite que você se concentre em criar conteúdos sobre ações ou problemas que eles precisam saber ou que queiram resolver. Isso tornar mais fácil a fidelização dos clientes, melhorando a experiência do usuário em seu site.

Concentre-se nos benefícios

Muitas vezes, quando estamos escrevendo os conteúdos, pensamos apenas na ação que queremos que os leitores tomem. Apesar de ter que pensar sobre isso, é preciso saber que não é nas ações que os visitantes do site estão focando ao visitar sites. Eles se preocupam, principalmente, nos benefícios que irão ter. Um exemplo de um bom benefício é oferecer um e-book como um incentivo para que os usuários assinem a neswletter do seu site. Você deve criar benefícios para que seus clientes, executem as ações que você espera. A criação de materiais que tenham algum tipo de benefício para eles como a resolução de problemas, o aprendizado de algum método novo, é essencial para atrair seus clientes.

Se concentre nos desejos e necessidades de seus clientes. Concentre-se no que fará o usuário assinar sua neswletter, comprar seu produto futuramente, como você vai conseguir fidelizar seu usuário para que ele volte ao site e continue consumindo o seu conteúdo. Se você não está vendendo um produto, busque não vender os recursos do material, mas os benefícios deles. Não venda um aspirador sem fio, venda a conveniência, uma casa livre de poeira de forma prática. Torne a experiência mais fácil para o usuário, destacando os benefícios de seus produtos e serviços, isso aumentará suas chances que eles estarão mais dispostos a comprá-los.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Utilize uma linguagem simples e familiar

Lembra que falamos acima sobre a pesquisa de seu público e a definição de um usuário ideal, então agora vamos falar com esse usuário. Tente oferecer seus serviços da maneira mais prática e inteligente possível. Não use palavras complicadas, isso pode prejudicar o entendimento de seu conteúdo. O intuito é gerar conteúdo para que o usuário entenda o que você está dizendo da forma mais rápida possível. Os usuários no geral gastam em média entre 10 e 20 segundos em uma página, então crie conteúdo com mensagens claras na qual eles não terão dificuldade em compreender e manter eles mais tempo em seu site. Para estar certo de que a linguagem usada é apropriada para seu cliente, confira os ideais de seus clientes. Considere as palavras e frases que chamarão a atenção deles. Isso é importante para pensar sobre como eles respondem a certas palavras ou tipos de conteúdo e o que melhora ou piora em sua experiência no seu site. O truque é saber quais palavras são recebidas com mais receptividade e assimiladas da melhor forma por seu cliente ideal.

Essa linguagem é diferente do uso de palavras-chave. As palavras-chave são o início, é o que irá redirecionar ao seu site pessoas trazidas pelos mecanismos de buscas, depois disso é sua missão de fazer como que eles se importem com seu conteúdo. A Apple é um bom exemplo de uma empresa que usa uma linguagem bem simples com seus clientes.

Diga apenas o que você precisa dizer

Ao escrever conteúdo para o seu site, não exagere sobre os benefícios de seus produtos ou serviços, isso pode gerar dificuldades de compreensão de seus clientes. Não é preciso usar um monte de palavras para passar sua mensagem e obter mais vendas, nestes casos o menos é mais. Isso é importante para melhor a experiência dos usuários, por que torna o entendimento mais rápido e fácil. Um texto mais curto que conte os detalhes de seu produtos parágrafo a parágrafo é muito indicado para seus clientes interessados no conteúdo.

Mantenha o foco apenas no que o seu público tem o interesse ou precisa saber!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para hospedagem de site, e-mail marketing, AdWords, loja virtual, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: