O que é persona e como criar uma?

O que é persona e como criar uma?

09/07/2017 às 18:26Marketing

Os profissionais de marketing e publicidade certamente são qual é o público-alvo da sua empresa, já que para compreender o comprador é preciso não apenas desenvolver produtos e realizar serviços, mas também focar numa boa produção de conteúdo para oferecer a seus clientes, meios para resolverem seus problemas.

A produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa usam o recurso das personas para ajudar a direcionar o conteúdo criado e atingir em cheio os seus clientes.

Veja também o post: Passo a Passo para criar um Blog

O que é uma persona?

É um personagem fictício que seja a versão de um cliente típico da sua empresa, de acordo com as principais características fornecidas por seus clientes.

O desafio de criar uma ou mais personas é bem fácil quando você consegue fazer as perguntas certas aos seus clientes. Depois de colher os dados, basta cruzar as informações de forma produtiva para que todas as ações de marketing feitas dali em diante sejam direcionadas aquele perfil.

Apesar de ser uma representação fictícia, a persona é baseada em dados reais cedidos por seus clientes que definem melhor seu comportamento, informações demográficas, históricos pessoais, motivações, objetivos e desafios.

O contato com seu público-alvo é essencial, porque é dessa forma que você consegue fazer uma análise para identificar características em comuns de seus clientes e assim criar uma persona.

Para conseguir construir uma persona é preciso ter uma base de clientes, daí você consegue começar sua pesquisa. Apesar de numa única base termos diferentes perfis de clientes que compram seus produtos e serviços, alguns pontos importantes entre eles se cruzam e daí nasce a sua persona.

Foque tanto nas informações de clientes satisfeitos e insatisfeitos, ambos lhe darão uma noção mais assertiva sobre o pensamento deles sobre sua empresa e quais os desafios que eles estão enfrentando.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

É muito comum causar confusão, muita gente acha que esses dois termos são a mesma coisa, mas veja a diferença na prática.

Público-alvo: Homens, de 18 a 24 anos, solteiros, universitários de jornalismo, com uma renda mensal na casa dos R$ 1.000. Buscam fazer uma carreira e gostam de viajar e se divertir em bares, boates e casas de shows.

Persona: Lucas Almeida, tem 24 anos, está no 7° período do curso de jornalismo e faz um estágio numa emissora de TV da sua cidade. Pensa em seguir uma carreira de repórter na TV, adora o cotidiano de um telejornal, é solteiro e sonham em ser correspondente no exterior. Busca atualmente sua primeira vaga de emprego na área de jornalismo e está decidindo qual curso de pós-graduação fazer quando se formar.

Conseguiu perceber a diferença? O público-alvo é uma maneira geral de definir seus potenciais clientes, pessoas que provavelmente terão interesse em adquirir seus produtos ou serviços. A persona é uma representação de um cliente fiel, mais personalizada, íntima e humanizada.

Apesar de continuar um pouco parecido, durante a criação de conteúdo você perceberá que há uma grande diferença em escrever para seu público-alvo e escrever para sua persona.

É importante lembrar que você não deve se limitar a uma persona só, afinal podem existir mais de um tipo comum de perfil entre seus clientes. Mas evite o exagero, porque apesar de uma persona limitar muito o seu público, criar várias pode abranger demais e fazer com que você perca o foco de sua estratégia.

Saiba mais sobre a importância de investir em marketing digital para seu negócio.

Por que devo criar uma persona?

Criar personas é um passo fundamental de sua estratégia de marketing digital. As personas possibilitam a chance de enviar os conteúdos certos para as pessoas certas, aumentando a chance de sucesso.

Sem definir uma persona, é muito provável que você se perca no meio de sua estratégia e realize ações que não impactaram em bons resultados.

A persona é importante para determinar o tipo de conteúdo necessário para que sua empresa alcance seus objetivos, para definir o tom e o estilo de escrita do conteúdo, para ajudar na personalização do seu plano de marketing ajustando seu foco para as pessoas certas, para definir os tópicos de real interesse de seus clientes e para entender como são as pessoas e o que elas buscam, para conseguir lhes dar o que elas querem consumir.

Como criar uma persona?

Depois de entender melhor o que é uma persona e quais são as vantagens de criar uma ou várias para melhorar a estratégia de marketing da sua empresa, vamos agora aprender como criar uma persona.

O primeiro passo é levantar informações preliminares de seus clientes. Leve sua base de clientes a responder algumas perguntas que te ajudarão a definir o perfil da sua persona.

As perguntas devem ser voltadas para extrair informações físicas e psicológicas, para saber quais são os assuntos que os interessam, quais são as atividades profissionais e de lazer que eles realizam, qual seu nível de instrução, seus próximos objetivos e seus sonhos, como e qual o tipo de informação eles costumam consumir e o que influencia na hora de tomar uma decisão de compra.

Se você vender produtos ou prestar serviços para empresas também é importante saber qual tipo de empresa, quais as soluções que ela precisa obter de você e quem é o responsável por fechar o negócio. Enfim, você precisa ter em mente qual a pessoa responsável por atuar na compra de produtos e serviços para a empresa, pode ser um diretor, supervisor, editor, etc.

Depois de realizar uma pesquisa, agora você tem dados para lhe ajudar a definir seus potenciais clientes e criar suas personas. Analise os dados e encontra as semelhanças entre os perfis, depois elabore uma persona com base nas informações.

Criar um nome para a persona, apesar de ser um personagem fictício, também é importante para definir melhor seu alvo. É importante que toda a empresa e principalmente os funcionários da área de marketing estejam por dentro de todas as informações de sua persona.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog. Conheça também os planos da ISBrasil para hospedagem, loja virtual, streaming, e-mail marketing, entre outros serviços da área de marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: