Sitemap: A importância do mapa do site na estratégia de SEO

11/09/2018 às 08:43 SEO

Sitemap: A importância do mapa do site na estratégia de SEO

Uma das tarefas mais importantes quando se tem um negócio online é pensar e desenvolver uma estratégia eficiente de SEO.

Essa tarefa normalmente toma muito tempo e até mesmo dinheiro, mas quase sempre traz resultados significativos para as empresas, principalmente no que diz respeito a indexação e ranqueamento nos mecanismos de busca.

Dentre todas as técnicas utilizadas a menos conhecida é o mapa do site, ou sitemap, como é chamado em inglês.

Se você ainda não sabe o que é isso e nem como pode te ajudar leia o artigo para entender e saber a importância do mapa do site na estratégia de SEO.

Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site! O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

O que é um mapa do site?

O mapa do site funciona exatamente como um mapa, ou uma planta do seu blog ou site. Nada mais é do que um arquivo em formato XML ou HTML que indica todos os caminhos para as páginas, categorias e conteúdos em texto, vídeo e imagem do seu site.

Dependendo do formato ele é utilizado pelos próprios usuários ou pelos mais diversos mecanismos de busca, incluindo o Google. E é justamente esse que vai ajudá-lo na sua estratégia de SEO.

Outra informação muito importante que o mapa do site traz são as datas de criação e modificação de cada página de conteúdo, além da importância de cada uma delas dentro do seu site.

Bom, mas para poder aplicar isso no seu negócio online, você primeiro precisa entender a diferente entre os formatos XML e HTML.

Mapa do site em formato XML e HTML

O formato em XML é utilizado pelos mecanismos de busca que através dele vai notar e entender o seu conteúdo, portanto é justamente o mapa do site em XML que vai ajudar na indexação do seu site, trazendo resultados cada vez mais positivos.

E pode-se dizer que, indiretamente, o mapa do site também ajuda a ranquear melhor e consequentemente trazer mais visitas para o seu negócio online. 

Já o formato em HTML serve para os seus usuários navegarem mais facilmente dentro do seu blog ou site, ele funciona como um índice que indica todas as categorias e páginas.

Ele não é tão essencial, porém é interessante para quem tem um grande negócio online. Porém, no lugar do mapa do site em HTML os usuários podem utilizar o campo de busca do seu site e assim encontrar com mais facilidade o conteúdo que deseja.

Você também pode se interessar: Como criar um blog

Qual a importância do mapa do site para sua estratégia de SEO?

É sempre bom lembrar que o Google gosta de ser ajudado nas suas tarefas, portanto quando você apresenta um mapa do site que ajuda o robô na leitura, ele acaba priorizando o seu conteúdo.

Muita gente que possui um pequeno negócio online enxerga esse como um dos maiores benefícios do mapa do site, porém para quem ainda está começando há ainda outros benefícios.

Um dos mecanismos que o Google utiliza para indexar as páginas é através de links que direcionam para o seu site, quanto mais páginas estiverem ligadas à você, melhor, pois assim fica mais fácil para os robôs do Google notarem o seu conteúdo.

Porém quando você está começando não possui uma autoridade de domínio alta e também não há muito “link building”, como é chamado essas referências de outras páginas, portanto cabe a você indicar ao Google que essas suas páginas existem e isso é feito através do mapa do site.

Por isso também é importante sempre atualizar o mapa do seu site quando criar uma página nova. E além disso, buscar indica-las dentro do seu próprio site.

Porém, não são só os pequenos sites e blogs que devem ter um mapa do site. Os grandes também, já que provavelmente possuem muitas páginas de conteúdo que certamente não estão corretamente vinculadas entre si.

Sendo assim, o mapa do site ajuda nessa organização, tornando o trabalho dos robôs mais fácil.  

Como criar um mapa do site?

Se você tiver conhecimento em mapa do site pode criar um sozinho, porém o mais indicado é procurar por alguma plataforma ou plugin que faça isso por você.

Muitas dessas plataformas fazem esse serviço gratuitamente e permitem que você faça as alterações manualmente depois, se quiser. Depois é só submeter esse arquivo XML gerado aos mecanismos de busca.

Para enviar esse arquivo para os robôs do Google, você vai utilizar o Search Console. Já para enviar ao Bing você deve utilizar o Bing Webmaster Tools.

Mas hoje em dia, muitos plugins disponíveis além de criar o mapa do site também ajudam a submeter o arquivo aos mecanismos, em especial ao Search Console.

Outros benefícios do mapa do site

Vale considerar a importância do mapa do site não só para a estratégia de SEO, mas também para você entender como o seu negócio funciona.

É um efeito que traz benefícios de diversas formas, até porque quando você tem noção da estrutura de links do seu site, pode entender como fazer para que um usuário chegue mais rápido nas páginas que você deseja que ele alcance e como fazer para que elas não fiquem perdidas em meio a tantos links.

Essa organização faz com que você tome conseciência e possa melhorar ainda mais a forma como seu site é mostrado para o público. 

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Sendo assim a importância do mapa do site na estratégia de SEO é muito grande, afinal, quanto mais páginas indexadas você tiver, melhor.

Mas é claro que essa técnica sozinha não vai trazer resultado, é preciso traçar boas estratégias, estudar as demais técnicas de SEO e trabalhar duro em cima delas para então ter sucesso.

O SEO muitas vezes demora para surtir efeito, por isso é preciso paciência e dedicação. Criar um mapa do site deve ser um dos primeiros passos a serem dados a partir de agora, sempre lembrando de atualizá-lo com frequência.

Gostou de nosso post? Compartilhe: