Simply Static, wordpress estático e muito mais rápido

Simply Static, wordpress estático e muito mais rápido

01/09/2017 às 16:00WordPress

Alguma vez já precisou criar um projeto simples, mas que é atualizado com frequência? Se você optar por arquivos estáticos acaba tendo um pouco de trabalho com as atualizações, apesar dos benefícios de se ter poucos arquivos para alterar. Agora pense em um projeto de cliente que precisa ser atualizado, mas é feito em WordPress, o site tem poucas páginas e não usa nenhum recurso que seja necessário processamento de um backend robusto como o da plataforma, qual seria a solução para não precisar reconstruir o site e ainda contar com a altíssima performance de um site leve e que carregue apenas os recursos necessários de uma hospedagem de site?

Para preencher esse espaço entre facilidade de uso e performance, o artigo de hoje traz um plugin que realiza o feito de converter todo o front-end gerado pelo WordPress em arquivos estáticos leves e que vão proporcionar um ganho de performance considerável.


Vantagens de usar arquivos estáticos

Uma das principais vantagens de se usar arquivos estáticos para um site simples é o baixo consumo de recursos que ele irá precisar, com um site leve você ganha em velocidade, menor custo para a manutenção, pontuações elevadas em ferramentas de análise e motores de busca, são pontos positivos para qualquer projeto que deseja chegar ao sucesso e bater suas metas. A segurança de seu site também ganha pontos quando você usa arquivos estáticos, você acaba criando um projeto sem possíveis brechas de segurança que podem existir, nenhuma plataforma é 100% livre de falhas, apesar da atualização e correções constantes, plugins e temas podem conter falhas, pois não são desenvolvidos pela equipe oficial da plataforma.


Quando usar arquivos estáticos ao invés de dinâmicos

Você precisa antes de tudo avaliar a necessidade dessa mudança nos padrões de publicação do seu site, deve entender quais as diferenças entre um site estático e um dinâmico, que podemos resumir da seguinte forma: Estático é um site que receberá atualizações pontuais, não precisa de nenhum recurso em tempo real e não terá contato com banco de dados. Já os sites dinâmicos precisam atualizar informações constantes, realizar consultas a bancos de dados, realizar envios de arquivos, etc. Então você precisa definir em que ponto o seu projeto se encaixa e planejar como ele será exibido para seus visitantes. Defina as interações que seus visitantes terão, quais os recursos presentes em cada página, de que forma as informações de clientes serão passadas para a sua equipe, etc. Com tudo isso definido você consegue chegar a melhor alternativa para o seu site, leve em consideração os pontos positivos que já falamos acima.

Pros e Contras de usar arquivos estáticos

Normalmente não teríamos problemas ao executar arquivos estáticos se definimos corretamente a necessidade de um projeto, se tudo está certo, podemos definir os prós e contras desse recurso simples.
Prós: Velocidade de carregamento, ganho de performance, cache otimizado, baixos requisitos para funcionar, melhores resultados nas ferramentas de busca.
Contras: Mais trabalho para editar, mas temos a solução no próximo parágrafo.

WordPress + Arquivos Estáticos = Simply Static

A grande carta na manga do WordPress é a flexibilidade que ele oferece para que você possa desenvolver qualquer solução para os seus projetos, quando você precisa unir as vantagens da plataforma a um projeto simples e que pode ser otimizado através de arquivos estáticos vem o uso do plugin Simply Static. Com ele você pode usar todos os recursos de criação do WordPress e ao fim de toda a configuração exportar todas as páginas em arquivos estáticos. Dessa forma você usa todo o painel como um gerador de conteúdo e tem toda a facilidade de lidar com arquivos estáticos para serem otimizados.

Antes de qualquer alteração, esteja em dia com mo seu backup, já falamos muitas vezes sobre a importância do backup em qualquer projeto.

Instale o plugin Symply Static normalmente, as configurações são opcionais, por padrão você já pode começar a usar o plugin após a instalação.

Simply Static basic setup.

O fato do plugin converter a sua instância do WordPress sem a necessidade de configurações específicas é a maior das vantagens de usar esse plugin, após deixar seu site como deseja, basta acessar a página do plugin através do seu painel administrativo e realizar a conversão do seu site em um site estático, após a conclusão do processo você terá a sua disposição um arquivo compactado que poderá ser enviado para seu servidor através de qualquer cliente FTP.

Simply Static generate static site.

Realize os testes necessários para se adaptar a essa nova opção de trabalho, se você quer ter a vantagem de não mudar seu stack de desenvolvimento por conta de um projeto mais simples, essa é a oportunidade para você implementar mais esse cronograma ao seu portfólio.

Conclusão

Com poucos passo e nenhuma configuração extra, você viu que tem a sua disposição mais uma forma de atender seus clientes mais básicos com um serviço de qualidade e que ainda irá oferecer todas as vantagens de ter mais velocidade, estarem otmizados e bater altos resultados para os motores de busca e performance na entrega.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: