Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Seu atendimento ao cliente é ágil? Saiba como melhorar

05/10/2018 às 19:46 Ajuda

Seu atendimento ao cliente é ágil? Saiba como melhorar

O atendimento ao cliente é um tópico muito importante e que deve sempre estar em pauta nas reuniões, é preciso apresentar um atendimento rápido e eficiente e que tenha atualizações e melhorias constantes.

Com a resseção econômica no país o atendimento ao cliente serviu, e continua servindo, como um fortalecedor de laços entre empresas e clientes, gerando cada vez mais confiabilidade e consequentemente, lucros.

Se você quer saber se o seu atendimento ao cliente é ágil é sobre isso que vamos falar aqui e ainda apresentaremos algumas dicas para melhorar ainda mais.

Já conhece o nosso serviço de E-mail Marketing? O Serviço de E-mail Marketing tem preços a partir de R$45,00 mensais com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes).

Teste 30 dias sem custos e confira todas as vantagens que oferecemos! 

A importância do atendimento ao cliente

Primeiro, você sabe a importância do atendimento ao cliente? Muitas empresas possuem um sistema de atendimento ao cliente mas não se importam em investir para trazer melhorias, pois não sabem exatamente qual a sua importância.

O atendimento ao cliente é muito importante para atende-lo de forma mais rápida e eficaz, respondendo e tirando suas dúvidas, resolvendo seus problemas e falando com quem realmente sabe do assunto.

Mais do que um simples atendimento, é um espaço onde você fideliza o comprador e ganha a sua confiança. Quando mais rápida, eficiente e satisfatória for a sua experiência maior a chances dele fechar e voltar a fazer negócios.

Portanto além de possuir esse sistema é preciso sempre estar atento se o seu atendimento ao cliente é ágil e realmente funciona. 

Confira agora algumas dicas para melhorar e agilizar o seu atendimento ao cliente.

Qualifique a sua equipe

Antes de mais nada é preciso ter uma equipe que conheça e saiba da empresa e de seus produtos.

Essas pessoas vão precisar estar prontas para lidar com os clientes, com reclamações e problemas que serão apresentados e terão que resolver.

Precisam ter uma comunicação clara, positiva e acima de tudo serem educadas e prestativas. Não é fácil, mas é importante saber que estão ali para ajudar o cliente e fazer com que ele tenha sempre uma boa experiência.

Leia também: Como fidelizar clientes através do e-mail marketing?

Automatize parte do atendimento

Hoje em dia é possível automatizar parte do atendimento, através do uso de chatbots, programa que simula uma conversação humana, você pode deixar parte do atendimento nas mãos de um atendente virtual.

Isso traz a facilidade em alguns pontos, já que a maioria das dúvidas ou informações prestadas aos clientes são comuns, ou seja, um atendente virtual com mensagens automáticas pode resolver o caso.

Mas atenção, não abuse da automação. Os clientes preferem o atendimento pessoal, pois sentem maior confiança. Utiliza-a apenas em casos simples e de resolução rápida.

Confiança e Transparência

Falando em confiança a equipe deve também demonstrar que sabe o que está falando e que o cliente pode contar com ela para resolver o seu problema ou concluir a sua venda.

É importante também que o atendimento seja sempre claro e transparente. Não omita informações.  

Amplie as redes de atendimento

Nem todos os clientes gostam de atendimentos pelo telefone, por exemplo. É importante estar presente em outras plataformas, experimente atendimentos via e-mail, chat no próprio site e também nas redes sociais.

Tenha uma equipe especializada para cada tipo de atendimento. Com tantas opções a chances do cliente ter um atendimento mais satisfatório é ainda maior. Mas lembre-se é preciso dar conta de todos eles!

Agilidade é tudo

Independente do meio escolhido pelo cliente para tirar suas dúvidas ou realizar uma compra o atendimento precisa ser rápido.

A agilidade é ponto fundamental no atendimento ao cliente. Ninguém gosta de ficar esperando uma resposta ou ser redirecionado para vários atendentes.

Quanto mais claro for o atendimento, quanto mais o atendente absorver do cliente, mais chances de se ter um atendimento de sucesso.

Acima de tudo é preciso que por traz desse atendimento haja equipamentos atualizados e com ótima funcionalidade, para que o atendente também não perca tempo enquanto pesquisa dados e soluções.  

Crie relacionamentos com o cliente

Uma das principais dicas para perceber se o seu atendimento ao cliente é ágil e aprender como melhorar isso.

É possível criar laços entre empresa e cliente de diversas maneiras dentro de uma empresa, no SAC não é diferente.

Com uma equipe simpática e solicita isso acaba acontecendo de forma natural. A pessoa atendida cria uma confiança e sabe que pode contar com aquela equipe.

Nas plataformas digitais a empresa pode investir na criação de uma ou mais brand personas, que são personagens criados para interagir com o público nos meios digitais.

Utilize-os para o atendimento automatizado, isso torna a conversa ainda mais humana. Invista também em e-mail marketing a serem enviados após um atendimento.

Um sistema de feedback é muito importante

Por fim, é muito importante investir em um sistema de feedback, a opinião dos clientes ao fim de um atendimento é o melhor jeito de saber o que está indo bem e o que não está e assim saber exatamente o que deve ser melhorado.

Esse sistema pode ser implantado em todos os meios de atendimento, por e-mail ou ao fim da ligação telefônica, por exemplo. Isso mostra ainda que você se importa com a experiência do cliente e que é importante saber o que ele achou do atendimento.

Você também pode se interessar: Como aumentar a conversão com e-mail marketing

Como vimos o atendimento ao cliente é também uma parte fundamental das relações entre empresas e compradores e precisa de atenção e melhorias frequentes.

Invista na modernização, na automação do atendimento, mas sempre com moderação. Quando o seu atendimento ao cliente é ágil e eficiente seus clientes apresentaram um grau de satisfação cada vez maior.

É claro que não é possível agradar a todos e nem resolver todos os problemas, mas é preciso crescer e melhorar cada vez mais e com as dicas que apresentamos aqui, essa tarefa que parece difícil acaba se tornando fácil e lucrativa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: