Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Servidor Dedicado ou Cloud Gerenciado: como escolher?

21/09/2017 às 14:20 Hospedagem de Sites

Servidor Dedicado ou Cloud Gerenciado: como escolher?

Existem alguns tipos de servidores de hospedagem que possibilitam os usuários a armazenar arquivos, dados e a dar suporte a um site. Uma das maiores dúvidas nesse quesito é qual é a melhor opção: cloud gerenciado ou servidor dedicado. Para escolher um dos dois, é preciso analisar o ramo e o tipo do seu negócio, assim você saberá qual é a opção mais rentável e que melhor atende as suas necessidades. Também é importante definir o tipo de plataforma ou arquivo que você terá disponível para escolher o seu servidor.

Conheça um pouco sobre esses dois tipos de servidores:

Servidor Dedicado

Esse tipo de servidor dedicado tem estrutura física e é inteiramente dedicado ao seu site. Em alguns casos, as empresas de hospedagem ainda oferecem um suporte mínimo com garantia de disponibilidade do servidor e conexão da máquina com a rede. Usar o servidor dedicado pode gerar uma inflexibilidade e um excesso na parte técnica. Em certos casos, é necessário contar com a ajuda de um técnico especializado em programação e configurações de um servidor de hospedagem.

Isso torna o servidor dedicado uma opção um pouco mais cara, optando por planos baratos com esse tipo de servidor, provavelmente o usuário sentirá falta de gerenciamento e registro de domínios e contar com um painel de gerenciamento mais complicado, o que torna impossível para um usuário comum sem conhecimentos técnico, gerenciar uma hospedagem. Para projetos de grande porte, com uma alta demanda de recursos a serem utilizados, optar pelo servidor dedicado é a melhor escolha por conta da velocidade de processamento dos dados. Como o servidor dedicado é um hardware físico, caso você precise migrar para um ambiente maior com uma estrutura mais robusta, é preciso contratar um novo servidor, o que se torna mais difícil.

Vantagens do servidor dedicado

Os recursos desse servidor não são compartilhados: Ao escolher um servidor dedicado, todos os recursos do servidor são exclusivos do seu site ou aplicado. Não é preciso se preocupar com o volume de dados da CPU ou a quantidade de memória RAM. Com um servidor deste tipo, você elimina scripts ruins, constatados em execução de outros sites ou picos de largura de banda, deixando de afetar o seu servidor. Bom desempenho e segurança: Com o servidor dedicado, é possível garantir total disponibilidade para o seu site. No caso de servidores compartilhados, por exemplo, você divide atenção com outras aplicações. Se o seu site tem um alto tráfego, um servidor dedicado oferece mais estabilidade e segurança do que um servidor compartilhado.

Com um servidor dedicado, é possível ter certeza de não estar compartilhando o mesmo espaço com um site malicioso ou pior. Esse servidor oferece uma maior segurança e é importante para as empresas que lidam com FTP e SSL.

Cloud gerenciado

Esse tipo de servidor consegue armazenar e executar dados, sistemas e arquivos através de um data center externo. O cloud gerenciado oferece vários recursos necessários para prover uma hospedagem. Escolher o cloud gerenciado pode lhe dar agilidade,privacidade,  flexibilidade, ter um muito menos custo em relação a outros servidores. Também é possível ganhar em escalabilidade e confiança. Cada vez mais, aumenta o número de empresas de todos os portes e segmentos que optam pela computação em nuvem, na maioria dos casos, os profissionais escolhem o cloud gerenciado por conta do bom custo-benefício. Não sabe O que é Cloud Gerenciado? Veja em nosso post.

Esse servidor pode ser acessado de qualquer lugar, por computadores e também por dispositivos móveis. A flexibilidade de adequação dos serviços com a necessidade do cliente, a configuração e a segurança dos dados tornam o cloud gerenciado uma opção bastante atrativa. O cliente também só paga neste servidor o que ele realmente consome, o que também é uma boa vantagem. Com os dados e os arquivos armazenados em nuvem, os problemas com a privacidade das informações quase não acontece, já que o acesso aos dados é bastante seguro. Para quem trabalha com arquivos com grande volume de disco, o acesso a esses servidores também são bem rápidos, sem travamentos ou erros.

Optar por esse tipo de servidor de hospedagem é uma boa escolha, mas é preciso comparar os serviços oferecidos e constatar se há facilidade na configuração, na administração e segurança de dados guardados na nuvem, para evitar futuros problemas. A intenção é que o cloud gerenciado esteja sempre disponível para o público que procura por orientação e com velocidade de informações, o que facilita com um mercado cada vez mais dinâmico. O cloud gerenciado não está preparado para receber grandes demandas.

Confira também Vantagens do Cloud Privado

Vantagens do cloud gerenciado

Boa performance: Os servidores antigos necessitavam de espaços físicos e utilizavam diversos cabos e conexões, passando pela necessidade de um sistema de refrigeração para climatizar o ambiente, além de, pelo menos, um profissional de TI, o que torna a estrutura muito complexa. Com o cloud gerenciado, isso tudo acaba. Independente do porte da sua empresa, esse servidor é muito mais dinâmico e principalmente mais barato. Os provedores cloud que abrigam data centers e estruturas específicas para seus clientes, o que deixa o processo mais dinâmico, tornando o trabalho mais inteligente. O cloud gerenciado oferece uma boa performance para empreendedores.

Baixo custo: Uma das maiores vantagens no cloud gerenciado é que a empresa paga apenas os recursos que consome, tanto em questão de memória como em velocidade de processo e também no fluxo e no armazenamento de dados. Principalmente para empresas de pequeno e médio porte, esse bom custo-benefício é muito importante e proporciona grande flexibilidade e produtividade, o que torna a economia ainda mais vantajosa. Não há sobrecarga para compra ou manutenção de equipamentos: Se sua empresa contar com um servidor dedicado, mas não tem tempo ou recursos para gerenciá-lo, a empresa de hospedagem pode se responsabilizar pelas configurações e manutenção do servidor. O que reduz o seu custo com funcionários, aquisições e custos com a manutenção de equipamentos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para e-mail marketing, loja virtual, revenda de hospedagem, registro de domínio, entre outros. Oferecemos bons planos de cloud gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: