Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Servidor compartilhado é bom? Descubra e evite dor de cabeça!

20/04/2018 às 08:44 Ajuda

Servidor compartilhado é bom? Descubra e evite dor de cabeça!

Atualmente é possível se colocar um site no ar com custos relativamente baixos, se você optar pela hospedagem compartilhada. Mas este modelo de hospedagem pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os proprietários de lojas virtuais.

Imagine o seu site e-commerce ficar fora do ar 1 semana antes do natal ou ser invadido por hackers? Esse artigo vai te mostrar todas as desvantagens de se ter uma hospedagem compartilhada e porque você deve fazer a opção por um servidor dedicado. Leia até o final e saiba mais. 

Hospedagem compartilhada: como funciona?

Esse plano de hospedagem de sites visa o compartilhamento e um servidor único entre diversas páginas de clientes, que pode ser de duas a milhares, dependendo da empresa de hospedagem.

Dessa forma, seu site fica alocado no mesmo local que diversas aplicações, cada uma usando a parte contratada e que lhe é conveniente. A hospedagem compartilhada é recomendada para pessoas iniciantes que estão começando a montar e investir em um site e precisam de uma opção básica. 

Se você quer otimizar seu site ou blog com um domínio próprio e melhorar o posicionamento com um servidor, a hospedagem compartilhada pode lhe atender bem, já que não é necessário o uso de tantos processos ou plugins de segurança.

Agora se seu site tiver um alto número de acesso diários, gerando um grande tráfego orgânico, a hospedagem compartilhada já não atende mais todas as suas necessidades. Leia nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

A principal característica do servidor compartilhado é que você não precisa se preocupar com possíveis problemas de servidor. O serviço de suporte da empresa de hospedagem contratada irá resolver todos os problemas, desde que ele não tenha um alto tráfego orgânico. 

Ao escolher a hospedagem compartilhada, você deve examinar cuidadosamente a qualidade do suporte da empresa, o preço e as melhores condições oferecidas para o seu site.

Esse modelo de hospedagem é bastante utilizado, justamente porque oferece um custo-benefício chamativo, além de ser econômico e bastante funcional, mas com recursos muito limitados.

As desvantagens da Hospedagem compartilhada

Segurança

Isso até pode não ser um problema para uma grande parcela dos proprietários de sites ou blogs na web. Mas se você vai dividir o ambiente de hospedagem do seu site com vários outros usuários, sua aplicação corre um sério risco de ter as informações confidenciais acessadas por pessoas com más intenções. 

Considerando que você estará em um ambiente de hospedagem compartilhada, se um determinado website sofrer uma invasão, seu site, bem como todos os outras aplicações que estiverem no mesmo servidor, também estarão comprometidas. 

Em um plano de hospedagem compartilhada, você não tem acesso ou permissão para alterar algumas das suas configurações do Apache ou PHP, de modo a aumentar a segurança.

Performance

Na hospedagem compartilhada existe um único servidor dividindo seus recursos de HD, memória e CPU entre vários websites hospedados no mesmo ambiente. O problema é que, eventualmente, um ou outro desses websites pode ganhar um pico de acessos de uma hora para outra, acompanhado de um aumento repentino no consumo desses recursos. 

Nestas circunstâncias o seu site será diretamente afetado, pois grande parte do poder de processamento do servidor será consumido por outra aplicação naquele momento. 

Dessa forma, existem momentos em que um site demanda mais recursos do que outros. Como seu site está em um ambiente onde os recursos são compartilhados, nestas ocasiões o acesso à sua homepage ficará muito mais lento. O resultado? Perda de receita e posições no Google. 

Não é possível customizar

Os ambientes compartilhados possuem poucas opções de customização bastante limitadas. Você ainda pode personalizar várias configurações via painel, mas se precisar instalar algum componente importante para o melhor funcionamento da sua aplicação, isso não será possível. Conheça nosso serviço de Gerenciamento de servidor

Os planos de hospedagem compartilhada coibem qualquer desenvolvedor que pretenda trabalhar em aplicações realmente grandes e usando práticas mais modernas de desenvolvimento. Você fica com o mínimo de opções para customizar seu site, o que não acontece com um servidor dedicado.  

Devo optar por um plano de hospedagem mais robusto?

Isso vai depender se você pretende publicar uma aplicação mais simples, como um blog ou site em WordPress que não tenha grandes perspectivas de crescimento a curto prazo, por exemplo. 

Nesse caso, um servidor compartilhado pode ser mais do que suficiente. Mas se seu interesse é hospedar uma aplicação maior e mais complexa, com alto número de acessos mensais e que demande tecnologias e recursos que normalmente não se encontram disponíveis em servidor compartilhado, o recomendado é contratar um servidor dedicado. 

Essa opção permite que você configure o servidor à sua maneira, personalizando todos os recursos e instalando os pacotes que precisar, com total independência. Não existe limites nesse tipo de ambiente de hospedagem.

Quando usar hospedagem Cloud, VPS ou Dedicada?

Você deve escolher somente o plano de hospedagem que realmente vai precisar Se você deseja ter mais controle sobre seu servidor, uma hospedagem VPS será mais do que suficiente. 

Se você optar por mais segurança sem dores de cabeça, uma hospedagem cloud ou dedicada, vai resolver seu problema. Mas ela deve ser usada apenas se as suas aplicações tornarem-se bastante populares e passarem a sentir o peso de grandes picos de acessos de milhares de visitantes ao mesmo tempo. 

Imagine a seguinte situação: você tem um site de e-commerce hospedado em um ambiente compartilhado e faltando um semana antes do natal ou da Black Friday ele fica fora do ar. 

Complicado isso, não é? Em um servidor compartilhado isso é possível de acontecer já que todas as aplicações usam os recursos de um único servidor.  Afinal de contas, você não quer perder vendas nesse concorrido mercado online, certo? 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! 

Gostou de nosso post? Compartilhe: