Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Scrum: Saiba o que é e como funciona

25/10/2019 às 16:28 Ajuda

Scrum: Saiba o que é e como funciona

Trabalhos como desenvolvedor podem ser bastante desgastantes, especialmente se você não trabalha através de um método específico ou de uma forma sólida.

É exatamente por isso que desde o início da história do desenvolvimento de softwares, pessoas vem estudando metodologias que visam ajudar e tornar esse processo muito menos nebuloso.

Foi assim também que nasceu o Scrum, um famoso framework que pode gerar ótimos resultados. Quer saber o que é o Scrum, como funciona e por que ele é tão importante? Leia o artigo até o fim e descubra!

O que é Scrum?

Antes de entender o que é Scrum, é necessário entendermos que significa o termo Framework. Esse termo significa basicamente um método que une diversos códigos que pode gerar inúmeros tipos de funcionalidade.

Essas funcionalidades podem se tornar específicas de acordo com a combinação de códigos que você inserir.

O Scrum é um Framework no qual as pessoas podem lidar com problemas complexos de adaptação, ao mesmo tempo em que produzem de maneira produtiva e criativa produtos com o maior valor possível. Apesar de isso soar complexo para muitas pessoas, o uso do Scrum é relativamente simples.

Scrum não é uma metodologia convencional, mas implementa o método científico do empirismo. Outra característica desse Framwork é a substituição de uma abordagem algorítmica programada por uma heurística, que prioriza a auto-organização para lidar com a imprevisibilidade e resolver problemas complexos no desenvolvimento de softwares.

Em outras palavras, podemos resumir que o Scrum é o contrário de uma metotologia ou técnica, mas sim uma estrutura na qual você pode construir diversas técnicas.

Vamos falar um pouco mais profundamente sobre as vantagens e desvantagens desse Framework para que você entenda melhor.

Você já conhece o serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Vantagens de usar o Scrum

Existem diversas vantagens em usar esse tipo de Framework. Listamos aqui as que consideramos mais relevantes para que você entenda qual é a importância do uso do Scrum. Elas são:

  • Qualidade
  • Transparência
  • Baixo risco
  • Flexibilidade e agilidade

Qualidade

Um dos princípios fundamentais do Scrum é a manutenção da qualidade. Os testes ocorrem a cada reunião, permitindo que a equipe de desenvolvimento possa regular o produto em funcionamento à medida que ele se desenvolve.

Isso permite à equipe ter uma visibilidade antecipada de quaisquer problemas de qualidade e permite que você faça ajustes sempre que for necessário. O resultado desse controle de qualidade é a eficiência dos softwares criados.

Transparência

O desenvolvimento através do Scrum incentiva o envolvimento ativo do cliente e quaisquer partes interessadas durante o desenvolvimento do Produto.

Portanto, a transparência é muito maior para aqueles que vão desfrutar do trabalho de fato, tanto no andamento dos projetos quanto no próprio produto. Isso ajuda a garantir que as expectativas sejam gerenciadas com eficácia.

Baixo risco

Pequenos passos e detalhes usados no Scrum ajudam a identificar os riscos antecipadamente e facilitam que você possa reagir antes de um problema acontecer.

A transparência no desenvolvimento do Scrum ajuda a garantir que todas as decisões necessárias possam ser tomadas em um momento adequado, ou seja, enquanto ainda pode fazer a diferença no resultado. Isso faz com que o risco de falha em um projeto seja drasticamente reduzido.

Você também pode gostar: Passo a passo para criar o seu blog

Flexibilidade e agilidade

Em desenvolvimentos de sofwares tradicionais, escrevemos uma grande especificação antecipadamente e depois tentamos mostrar para os clientes os reais custos que mudanças bruscas podem gerar, especialmente à medida que o projeto continua.

Esse método de trabalho pode até ser eficaz, mas faz com que nós resistamos a mudanças que, no fim, podem ser benéficas para o resultado final.

No Scrum a mudança é aceita e esperada. Frequentemente, a escala de tempo é fixa e requisitos detalhados emergem e evoluem à medida que o produto é desenvolvido.

Para que isso funcione, sempre necessário que o cliente esteja envolvido, que entenda esse conceito e tome as decisões de troca necessárias no momento que for necessário. Essa vantagem pode gerar resultados realmente bons, quando bem aplicada.

Desvantagens de usar o Scrum

Apesar de ser uma metodologia que permite criar projetos excelentes, existem também algumas desvantagens em seu uso e é necessário falar delas. As principais são:

  • Os prazos
  • Requer trabalho em equipe
  • Você precisa ter experiência

Os prazos

O Scrum usa prazos pessoais para criar uma quantidade específica de trabalho. Isso significa que ele não leva em consideração o prazo do projeto.

O único requisito real é que cada pessoa ou equipe atenda às expectativas. Isso pode ser uma desvantagem, já que muitos clientes possuem prazos apertados e pouca paciência.

Requer trabalho em equipe

Isso não é necessariamente ruim, mas pode ser uma desvantagem se você pensar que é praticamente impossível aplicar o Scrum se estiver trabalhando sozinho.

Ele trabalha com um formato projetado para trabalhar com uma equipe de pelo menos três pessoas. É adequado apenas para equipes pequenas também, o que é outra desvantagem. Se houver mais de 10 pessoas envolvidas, dificilmente essa metodologia funcionará.

Você precisa ter experiência

O feedback pode ser fornecido a equipes e pessoas apenas através da experiência relevante.

Se um membro ou toda a equipe que oferece feedback não tiver experiência no trabalho que está sendo realizado, o sistema inteiro não funcionará, o que é uma grande desvantagem.

Leia também: Melhor hospedagem de site

Conseguiu entender o que é Scrum e por que suas técnicas são tão importantes para o desenvolvimento de softwares? Aplicar seus conhecimentos de Scrum pode fazer com que seu trabalho fique muito mais fácil de ser realizado, além de também impulsionar a sua carreira de diversas formas.

A última dica que podemos te dar, portanto, é estudar profundamente o Scrum e entender como aplicar todos os seus ensinamentos em seu dia a dia. Isso com certeza vai fazer a diferença.

Gostou de nosso post? Compartilhe: