Trabalhos como desenvolvedor podem ser bastante desgastantes, especialmente se você não trabalha através de um método específico ou de uma forma sólida.
É exatamente por isso que desde o início da história do desenvolvimento de softwares, pessoas vem estudando metodologias que visam ajudar e tornar esse processo muito menos nebuloso.
Foi assim também que nasceu o Scrum, um famoso framework que pode gerar ótimos resultados. Quer saber o que é o Scrum, como funciona e por que ele é tão importante? Leia o artigo até o fim e descubra!
O que é Scrum?
Antes de entender o que é Scrum, é necessário entendermos que significa o termo Framework. Esse termo significa basicamente um método que une diversos códigos que pode gerar inúmeros tipos de funcionalidade.
Essas funcionalidades podem se tornar específicas de acordo com a combinação de códigos que você inserir.
O Scrum é um Framework no qual as pessoas podem lidar com problemas complexos de adaptação, ao mesmo tempo em que produzem de maneira produtiva e criativa produtos com o maior valor possível. Apesar de isso soar complexo para muitas pessoas, o uso do Scrum é relativamente simples.
Scrum não é uma metodologia convencional, mas implementa o método científico do empirismo. Outra característica desse Framwork é a substituição de uma abordagem algorítmica programada por uma heurística, que prioriza a auto-organização para lidar com a imprevisibilidade e resolver problemas complexos no desenvolvimento de softwares.
Em outras palavras, podemos resumir que o Scrum é o contrário de uma metotologia ou técnica, mas sim uma estrutura na qual você pode construir diversas técnicas.
Vamos falar um pouco mais profundamente sobre as vantagens e desvantagens desse Framework para que você entenda melhor.
Vantagens de usar o Scrum
Existem diversas vantagens em usar esse tipo de Framework. Listamos aqui as que consideramos mais relevantes para que você entenda qual é a importância do uso do Scrum. Elas são:
- Qualidade
- Transparência
- Baixo risco
- Flexibilidade e agilidade
Qualidade
Um dos princípios fundamentais do Scrum é a manutenção da qualidade. Os testes ocorrem a cada reunião, permitindo que a equipe de desenvolvimento possa regular o produto em funcionamento à medida que ele se desenvolve.
Isso permite à equipe ter uma visibilidade antecipada de quaisquer problemas de qualidade e permite que você faça ajustes sempre que for necessário. O resultado desse controle de qualidade é a eficiência dos softwares criados.
Transparência
O desenvolvimento através do Scrum incentiva o envolvimento ativo do cliente e quaisquer partes interessadas durante o desenvolvimento do Produto.
Portanto, a transparência é muito maior para aqueles que vão desfrutar do trabalho de fato, tanto no andamento dos projetos quanto no próprio produto. Isso ajuda a garantir que as expectativas sejam gerenciadas com eficácia.
Baixo risco
Pequenos passos e detalhes usados no Scrum ajudam a identificar os riscos antecipadamente e facilitam que você possa reagir antes de um problema acontecer.
A transparência no desenvolvimento do Scrum ajuda a garantir que todas as decisões necessárias possam ser tomadas em um momento adequado, ou seja, enquanto ainda pode fazer a diferença no resultado. Isso faz com que o risco de falha em um projeto seja drasticamente reduzido.
Flexibilidade e agilidade
Em desenvolvimentos de sofwares tradicionais, escrevemos uma grande especificação antecipadamente e depois tentamos mostrar para os clientes os reais custos que mudanças bruscas podem gerar, especialmente à medida que o projeto continua.
Esse método de trabalho pode até ser eficaz, mas faz com que nós resistamos a mudanças que, no fim, podem ser benéficas para o resultado final.
No Scrum a mudança é aceita e esperada. Frequentemente, a escala de tempo é fixa e requisitos detalhados emergem e evoluem à medida que o produto é desenvolvido.
Para que isso funcione, sempre necessário que o cliente esteja envolvido, que entenda esse conceito e tome as decisões de troca necessárias no momento que for necessário. Essa vantagem pode gerar resultados realmente bons, quando bem aplicada.
Desvantagens de usar o Scrum
Apesar de ser uma metodologia que permite criar projetos excelentes, existem também algumas desvantagens em seu uso e é necessário falar delas. As principais são:
- Os prazos
- Requer trabalho em equipe
- Você precisa ter experiência
Os prazos
O Scrum usa prazos pessoais para criar uma quantidade específica de trabalho. Isso significa que ele não leva em consideração o prazo do projeto.
O único requisito real é que cada pessoa ou equipe atenda às expectativas. Isso pode ser uma desvantagem, já que muitos clientes possuem prazos apertados e pouca paciência.
Requer trabalho em equipe
Isso não é necessariamente ruim, mas pode ser uma desvantagem se você pensar que é praticamente impossível aplicar o Scrum se estiver trabalhando sozinho.
Ele trabalha com um formato projetado para trabalhar com uma equipe de pelo menos três pessoas. É adequado apenas para equipes pequenas também, o que é outra desvantagem. Se houver mais de 10 pessoas envolvidas, dificilmente essa metodologia funcionará.
Você precisa ter experiência
O feedback pode ser fornecido a equipes e pessoas apenas através da experiência relevante.
Se um membro ou toda a equipe que oferece feedback não tiver experiência no trabalho que está sendo realizado, o sistema inteiro não funcionará, o que é uma grande desvantagem.
Conseguiu entender o que é Scrum e por que suas técnicas são tão importantes para o desenvolvimento de softwares? Aplicar seus conhecimentos de Scrum pode fazer com que seu trabalho fique muito mais fácil de ser realizado, além de também impulsionar a sua carreira de diversas formas.
A última dica que podemos te dar, portanto, é estudar profundamente o Scrum e entender como aplicar todos os seus ensinamentos em seu dia a dia. Isso com certeza vai fazer a diferença.
Gostou de nosso post? Compartilhe: