Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba um pouco mais sobre as 4 linguagens de programação mais conhecidas no mundo

16/08/2018 às 09:40 Ajuda

Saiba um pouco mais sobre as 4 linguagens de programação mais conhecidas no mundo

A carreira como desenvolvedor web e outras funções do setor de TI tem despertado o interesse de muitas pessoas. Depois da crise econômica, o setor é um dos que está aquecido e contratando bastante no mercado atual.

Com isso, preparamos este texto para você que pensar em ingressar na área ou simplesmente quer aprender um pouco mais sobre programação. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre algumas das principais linguagens de programação.

E por que só listaremos as quatro principais? Bom, é simples! Existem muitas linguagens de programação e se fizéssemos um texto sobre todas elas ele seria extremamente longo. Por isso, achamos que será mais útil para você conhecer as principais, por que elas são bastante robustas e podem ser usadas para diferentes finalidades.

Então, agora é hora de aprender! Está pronto? Então, vamos lá.

Você também pode se interessar: como fazer um blog

O que são linguagens de programação?

Antes de falar sobre cada linguagem, é muito importante ter uma definição do que é uma linguagem de programação e o que ela pode fazer. Sem entender isso, não adianta ler o resto do texto, não é mesmo?

As linguagens de programação são padrões de codificação binária e podem através de um conjunto organizado de códigos oferecer diversos recursos para a criação de softwares e aplicações web.

O código binário é como se fosse a língua nativa dos computadores e por isso toda linguagem de programação é um compilado de códigos desse tipo. É dessa forma que eles conseguem se comunicar com o computador e fazer com que o sistema entenda o que deve ser feito.

A função do programador então os códigos e as linguagens certas para a criação de programas, sites, aplicativos, etc. A tradução do computador é instantânea e por isso, a cada código digitado se constrói um pouco mais de um projeto, já que a execução acontece em tempo real.

Então, agora que você já sabe o que é uma linguagem de programação, vamos falar um pouco mais sobre as cinco principais. Confira abaixo:

 PHP

O PHP é uma linguagem de programação popularmente conhecida e bastante utilizada principalmente na parte de desenvolvimento back-end. Ela surgiu como uma simples ferramenta para contar o número de visitantes de um site e hoje serve para a criação de sistemas web mais dinâmicos.

A linguagem permite, por exemplo, a interpretação de formulários de contato. Os códigos em PHP são lidos pelo servidor, já que a linguagem é uma tecnologia server-side, que o processa e gera um código HTML para ser aplicado no projeto em questão.

Essa linguagem de programação ganhou notoriedade no mercado por ter o código aberto, uma comunidade bastante ativa, ser relativamente fácil de aprender e oferecer uma boa performance em projetos simples e complexos.

O PHP é uma das linguagens mais requisitadas nas vagas do setor de desenvolvimento web, por isso é importantíssimo aprendê-la para seguir carreira na área.

Baixe já o nosso ebook  sobre “CloudLinux”.

JavaScript

Muitas pessoas confundem o JavaScript com o Java, linguagem também bastante conhecida e que falaremos mais abaixo, mas as duas são linguagens de programação diferentes.

E por que os nomes são semelhantes? Bom, na época em que o JavaScript estava sendo desenvolvido ele era chamado de LiveScript pelos funcionários da NetScape, empresa criadora da linguagem. Porém, com o sucesso do Java, a linguagem passou a se chamar JavaScript para pegar uma carona na boa aceitação ao Java, ou seja, nada mais do que é uma excelente jogada de marketing.

Além dessa história, tem o fato de que as duas possui alguns pontos bastante parecidos, o que dá ainda mais jus a semelhança no nome. Em suma, o JavaScript tem como objetivo principal a geração de sites dinâmicos através de animações interativas.

A linguagem é suportada por todos os navegadores e por conta disso é a linguagem de programação web mais popular do mundo. Diferente da maioria das linguagens, o JavaScript pode ser usado tanto como uma tecnologia client-side (lado do cliente) ou server-side (lado do servidor).

No lado do cliente, o JavaScript serve para alterar estrutura da linguagem HTML, modificando também estilos CSS, o que gera páginas interativas e dinâmicas. No lado do servidor, a linguagem também pode ser usada, principalmente na construção de aplicativos móveis.

Saiba também qual é a melhor hospedagem de site.

Ruby

A linguagem Ruby é de fácil compreensão, o que lhe rendeu o slogan: “O melhor amigo do programador”. Ela se destaca por ter código aberto, trabalhar em multiplataformas e por ser bastante intuitiva, otimizando diversos tipos de projetos.

Outro ponto de destaque dessa linguagem é o framework Ruby on Rails que é um sucesso entre os desenvolvedores web. Por conta disso, muitas startups e sites famosos da internet mundial utilizam a linguagem Ruby e o Ruby on Rails para criar aplicações dinâmicas.

A produtividade gerada por essa linguagem é tanta que os projetos que se baseam no Ruby costumam ser finalizados em menos tempo, sem perder qualidade. Mesmo sendo criada em 1995, muitos especialistas do setor consideram ela como linguagem de forte tendência de crescimento nos próximos anos.

Java

Essa linguagem partiu da iniciativa da Sun Microsystems no início dos anos 90. A empresa naquela época queria dispositivos de mídia como TVs, aparelhos de TV a cabo e até eletrodomésticos inteligentes.

Apesar da ideia principal não dar certo, o projeto deu origem a linguagem Java. Essa foi a primeira linguagem mais avançada da programação, conseguindo imprimir mais dinamismo aos códigos HTML mais simples.

Nos dias atuais, o Java se mantém em evidência principalmente por ser a linguagem mãe para a criação de aplicativos móveis do sistema operacional Android, o mais utilizado do mundo.

E aí, entendeu um pouco melhor como funcionam e para que servem as quatro principais linguagens de programação? Antes que você pergunte, não citamos as linguagens HTML e CSS, por que, de fato, elas não são linguagens de programação. O HTML é uma linguagem de marcação e o CSS é uma linguagem de estilo.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: