Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba quais são as vantagens de ter uma nuvem privada

02/06/2018 às 12:21 Hospedagem de Sites

Saiba quais são as vantagens de ter uma nuvem privada

A crise econômica abriu os olhos dos empresários brasileiros sobre a necessidade de conter desperdícios e modernizar processos internos para adquirir maior produtividade e com o menor investimento possível.

Isso explica o crescimento de 74,3% dos serviços em nuvem no Brasil nos últimos 3 anos. Não é difícil perceber que os investimentos em nuvem privada respondem por boa parte desse percentual.

Esse artigo vai te mostrar todas as vantagens de se ter uma nuvem privada para prosperar no mercado. Leia até o final e fique por dentro. 

O que é nuvem privada? 

Nuvem privada refere-se aos serviços de computação em nuvem oferecidos pela internet ou por uma rede interna privada somente a usuários selecionados.  

Ela também é conhecida por nuvem interna ou corporativa e proporciona às empresas diversos benefícios de uma nuvem pública, incluindo autoatendimento, escalabilidade e elasticidade, com customização e controle adicional disponíveis de recursos dedicados em uma infraestrutura de computação hospedada localmente. 

Além disso, as nuvens privadas oferecem um maior nível de segurança e privacidade por meio de firewalls da empresa e hosting interno para garantir que as operações e dados confidenciais não possam ser acessados por terceiros.

Leia nosso post sobre Vantagens do Cloud Server

Com o advento de novos conceitos e ofertas de serviços de TI como:

  • Virtualização,;
  • Mobilidade;
  • Big Data;
  • Cloud Computing.

As empresas passaram a ter a oportunidade de alocar muito mais informação, disponibilizá-la a agentes autorizados a partir de qualquer ponto com acesso à internet, seja através de smartphones, tablets ou desktops e eximir-se da necessidade de direcionar volumosos recursos a data centers e outros ativos de hardware. Conheça as vantagens:

1. Escalabilidade na medida certa

Suponha que você acabou de abrir sua empresa hoje. Você saberia qual a exata infraestrutura computacional que contemplaria seus negócios? Provavelmente não. 

Mesmo para quem já atua há algum tempo no mercado, é difícil prever com assertividade plena o crescimento do negócio nos próximos anos.

A dimensão de servidores, ativos de rede e máquinas locais que será necessária para que a empresa não seja engessada por infra inadequada, é muito grande. 

O resultado dessa imprecisão é quase sempre recursos computacionais ociosos, resultando em perda de dinheiro.

Quem migra para o serviço de nuvem privada, paga estritamente pelos recursos que contratar, garantindo que nem um centavo seja perdido com o setor de TI mal dimensionado. Aprimore seus conhecimentos em Vantagens do Cloud Privado

2. Flexibilidade

Outra vantagem é a flexibilidade e a agilidade que os serviços em nuvem privada proporcionam. Ter documentos importantes armazenados em um único local retarda processos e pode fazer a empresa perder incríveis oportunidades de negócios. 

Agilidade e mobilidade são as palavras-chave do novo milênio, algo que os serviços em Cloud Computing oferecem de sobra.

Através de um simples smartphone é possível trafegar dados da empresa e compartilhá-lo com outros colaboradores, o que facilita a adoção de novas formas de trabalho, como o home-office, por exemplo. 

3. Economia de recursos

Na medida em que os provedores de serviços em nuvem privada oferecem o uso de servidores virtuais, serviços de segurança e monitoramento, além de atualizações e suporte, boa parte dos recursos da empresa gastos com o setor de TI são eliminados.

Equipamentos, pessoal, custos com energia e refrigeração, deixam de existir, o que significa menos gastos para seu negócio. Conheça nosso serviço de Cloud Privado

Por que optar pela nuvem privada?

Quem está em processo de migração para o ambiente virtual deve ter em mente que, na nuvem pública, todos os equipamentos, aplicações e infraestrutura dos provedores são compartilhados por empresas do mundo todo. 

Muitas vezes, são milhões de usuário tendo acesso aos mesmos servidores e ao mesmo tempo, resultando em problemas como baixa disponibilidade. 

Outra questão é que o acesso irrestrito de terceiros às estruturas que alocarão seus dados empresariais mais importantes podem facilitar as intrusões, colocando em risco toda a segurança de sua organização. 

Estrutura da nuvem privada: alta disponibilidade, segurança e customização

Por outro lado, quem opta pelo uso da nuvem privada evita as dores de cabeça citadas acima. Isso porque os dados armazenados em private cloud ficam disponíveis em ambiente protegido conhecido como firewall, que é dedicado exclusivamente à sua empresa.

Esse detalhe, por si só, já assegura maior nível de segurança de dados, além de melhor controle sobre seus ambientes.

Os grandes provedores de soluções em nuvem do mercado dispõem de equipe especializada no gerenciamento da infraestrutura virtual, políticas abrangentes de segurança com recursos como autenticação de dois fatores, backups automáticos e hierarquia de permissões de acesso, além de suporte completo e permanente aos usuários. 

Tudo isso assegura, além de maior nível de proteção no tráfego de dados, taxas de disponibilidade muito mais elevadas do que uma nuvem pública poderia oferecer.

Outra questão relevante é que a maior atenção dada ao cliente, assim como a estrutura flexível da nuvem privada, permite customizações relevantes ao seu negócio. Afinal, cada empresa possui demandas distintas de módulos, capacidade de armazenamento, quantidade de links de redundância, entre outros.

Tudo isso gera necessidades de configurações e parametrizações completamente diferentes de uma empresa para outra. 

Na nuvem privada, essa facilidade de adaptar-se à organização se torna possível e é muito explorada no mercado, o que explica o motivo de várias empresas armazenarem seus dados em nuvem.

Consonância entre nuvem pública e privada    

Vale ressaltar que existe ainda a possibilidade de utilizar a nuvem privada como uma espécie de gateway para a nuvem pública. 

Essa característica possibilita que a organização faça uso do conjunto crescente de serviços disponíveis na nuvem pública, protegendo, por outro lado, seus dados mais confidenciais e críticos ao negócio na parte privada.

É a partir desse conceito que surgem os serviços de nuvem híbrida, que também pode ser uma excelente opção para seu negócio, apesar de ser um pouco mais onerosa. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: