Saiba por que a fidelização de clientes deve ser um de seus principais objetivos

05/09/2018 às 19:56 Marketing

Saiba por que a fidelização de clientes deve ser um de seus principais objetivos

Um dos maiores erros dos novos empreendedores brasileiros é que assim como os antigos eles não investem pesado na fidelização de clientes. Como sabemos, gastamos mais para conquistar um novo cliente do que para tornar um fiel.

E isso se reflete numa máxima do marketing: É mais fácil e simples fidelizar um cliente do que ganhar um novo.

Basicamente, isso inverte toda a lógica de um processo desenvolvido com foco na conquista e no ganho de mais e mais consumidores no mercado.

E por que a fidelização é tão importante? Por que devido a forte concorrência, o mercado é cada vez mais instável, isso significa que muitas pessoas trocam de empresas como quem troca de roupa, não tendo fidelidade a nenhuma delas.

Por isso, muitos negócios vão a falência em pouco tempo, já que não conseguem ganhar novos clientes, na briga acirrada com os concorrentes e nem consegue reter aqueles que já compraram seus produtos, muitas vezes apenas por não se importar mais com eles após a compra.

Esse é um grande erro! Achar que a relação entre empresa e cliente acaba quando ele compra um produto faz parte do marketing tradicional, não do novo marketing.

Nos dias atuais, é muito mais simples, economizar tempo e dinheiro com um investimento sólido na fidelização de clientes.

Esse pensamento se resume no fato de que é importante demais de ter uma base de clientes que compram seus produtos ou contratem seus serviços de forma recorrente.

Dependendo do tipo e do tamanho de um negócio, essa importância só aumenta.

Então, que tal invertermos essa lógica? Bom, abaixo mostraremos a você alguns bons motivos para que você repense sua estratégia de marketing e possa dar prioridade a fidelização de clientes, confira:

Teste 30 dias de Revenda de Hospedagem Grátis.  

Fidelizar clientes custa menos do que conquistar novos consumidores

O processo de conquista de clientes é muito importante e necessário, principalmente em empresas mais novas, isso é fato. Agora, o trabalho de uma empresa não acaba após uma compra, ela deve ser recorrente.

A relação entre consumidor e empresa deve ser duradoura para que um negócio possa ter sucesso e ser rentável após um tempo de mercado.

É importante sabermos que o CAC (Custo de Aquisição de um Cliente) é uma métrica que devemos ter em mente, para entender a necessidade que a fidelização tem em nossas empresas.

Uma pesquisa da Adobe, por exemplo, apontou que muitas empresas americanas e europeias precisam vender para pelo menos cinco clientes, para ganharem o valor referente ao gosto por um cliente fiel.

E como isso reflete na empresa? O ROI (Retorno do Investimento) é menor e mais demorado.

Em outras palavras, quem consegue fidelizar clientes tem uma fonte de renda recorrente e tem de fazer um menor esforço financeiro, o que é essencial para o crescimento de um negócio, para fazer o consumidor continuar comprando da empresa.

Pensando novamente no valor do CAC, se levarmos a pesquisa ao pé da letra, não seria exagerado dizer que a fidelização de um cliente pode ajudar a diminuir esse custo em 500%.

Viu como a fidelização é essencial?

Clientes fidelizados gastam mais

Como vimos acima, cinco clientes novos costumam juntos compra o equivalente a um cliente fiel.

Esse dado é muito importante! Ele indica que um cliente fidelizado gasta bem mais a cada compra.

Isso se deve a um forte trabalho de reforço do posicionamento de uma marca. Se sua empresa gastar um pouco de tempo para alimentar uma relação mais próxima com os clientes, por meios variados como as redes sociais, por exemplo, é provável que os consumidores passem a ter confiança em seu negócio.

E essa relação de confiança passa uma sensação de segurança e qualidade da sua marca no mercado.

O resultado disso é que os clientes estarão plenamente convencidos e seguros na decisão de compra, podendo comprar bem mais de sua empresa.

Quanto um cliente é novo, ele ainda está conhecendo sua empresa, não sabe ainda a procedência e qualidade dos seus produtos, não entrou em contato direto com o atendimento da sua empresa.

Por esse motivo, ele acaba fazendo apenas pequenas experiências, comprando apenas um produto ou outro para testar uma empresa.

Veja também o que é necessário para ter uma revenda de hospedagem.

 Clientes fidelizados podem ser tornar promotores gratuitos da sua marca

Um dos principais motivos da fidelização, além dos citados acima, é que um cliente fiel pode ser tornar um promotor gratuito da sua marca. Cada pessoa está inserindo um ciclo familiar, social, profissional, etc. E por isso, quando ela gosta de uma marca, ela faz questão de externar isso.

Bom, para conseguir que ela fale bem de você, basta que você foque na fidelização. Dando os motivos necessários para que ela por vontade própria faça propaganda do seu negócio.

Muitas vezes, um cliente fiel não chega nem a considerar os produtos de seus concorrentes, não é incrível?

Os clientes fidelizados quando satisfeitos em relação a sua marca, eles compram com mais frequência e indicam sua empresa para mais amigos, quando perguntados.

Quem tem uma loja de roupas preferida, por exemplo, sempre recomenda a amigos e familiares.

Em outro exemplo clássico, quem contrata e fica satisfeito com um bom serviço de internet banda larga, com certeza irá indicar a empresa para todos os seus vizinhos.

Com isso, você acaba tendo um promotor do seu negócio e não precisar pagar nada para isso, basta incentivar essa relação de confiança entre o cliente e a sua marca.

Conseguiu entender como é importante fidelizar clientes em sua empresa? Esse pode ser um fator decisivo para seu negócio chegar ao sucesso no mercado atual. Lembre-se disso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: