Saiba o que é essencial para trabalhar em casa

Saiba o que é essencial para trabalhar em casa

31/12/2017 às 11:36WordPress

Vivemos em uma época onde as oportunidades para trabalhar são diversas e onde nós podemos muitas vezes escolher o que mais gostamos para fazer. Com o advento da internet, a sociedade sofreu muitas transformações positivas nesse sentido e quando falamos em trabalho online hoje em dia, muitas pessoas já estão acostumadas com esse termo, o que é muito diferente do estranhamento que isso gerava há alguns anos. Tão comum como trabalhar usando a internet são os freelancers, que sempre existiram no mercado de trabalho, mas que ganharam um fôlego nunca visto antes principalmente por conta da possibilidade de fazer um trabalho totalmente remoto. Esse tipo de trabalho tem atraído cada vez mais as pessoas no mundo e cada vez mais pode ver profissionais de diversas áreas trabalhando com aquilo que sempre quiseram e, principalmente, da forma que sempre quiseram.

Se a sua vontade também é essa, preparamos um guia da vida de freelancer, para você saber o que é essencial para trabalhar dessa maneira. Vamos discutir sobre os principais pontos positivos e negativos de ser um autônomo da internet, além de também dar dicas sobre como conseguir crescer profissionalmente.

Organização

O primeiro ponto que precisamos tocar é a organização, até porque é a partir dela que o trabalho de um freelancer precisa começar. É muito importante saber se organizar para entregar os seus trabalhos em dia. Freelancers normalmente possuem diversos clientes diferentes e com datas de entrega diferentes, isso significa que se você não conseguir organizar tudo em uma lista para saber que dia tem que entregar o que para quem, pode acabar se perdendo.

Outro ponto que precisa de atenção é o tempo, muitas pessoas acreditam que, por não terem um horário fixo para trabalhar, podem fazer isso a qualquer momento, mas é aí que mora um grande perigo. O problema é que a sua produtividade não vai ser a mesma em todo momento, além de você também correr o risco de deixar algum trabalho acumulado, o que vai deixar os seus prazos mais apertados ainda. Por isso, a organização tem muito a ver não só com a sua lista de clientes, mas também com o tempo que você leva para realizar cada trabalho.

Precisa de hospedagem? O nosso serviço de Hospedagem com Wordpress pode te ajudar com isso. O preço? A partir de  R$29,90 mensais. Quer ler mais e entender sobre o assunto? Leia aqui sobre Hospedagem com Wordrpress!

Responsabilidade

A questão da responsabilidade está diretamente atrelada à questão da organização. Sem a primeira, a segunda não funciona, e vice-versa. Acontece que você, como freelancer, tem uma reputação a manter. Sujar o seu nome com um cliente por uma simples falta de entrega ou por esquecer de um prazo pode ser muito negativo para a área que você deseja trabalhar. Além disso, também devemos levar em conta que, apesar de você não ser contratado por uma empresa, você ainda assim presta serviços para ela e perder um cliente também significa perder dinheiro.

Ter responsabilidade também significa saber cuidar de outros aspectos da sua vida para que você não tenha problemas com o seu trabalho. No caso de ficar doente, por exemplo, é sempre bom que você tenha algo adiantado para não precisar correr atrás de tudo depois de se curar. Ainda poderíamos citar alguns outros exemplos, como quando acontecem imprevistos pessoais como atrasos em viagens ou até mesmo quando você precisa resolver problemas em bancos, etc. Com esses dois itens, a sua vida como freelancer com certeza se desenvolverá de maneira mais tranquila.

Procure o que vai acrescentar para sua carreira

Não importa qual seja a sua área de atuação, é importante que você encontre trabalhos que possam te levar para outros caminhos dentro do que você gosta e quer fazer para a sua vida. Sim, conseguir se manter financeiramente como freelancer é ótimo, mas existe um momento em que você precisa começar a direcionar o seu trabalho para um ponto específico para que a sua carreira possa continuar. Por exemplo, para alguém que deseja trabalhar exclusivamente como editor de vídeos, mas que também consegue diversos trabalhos como fotografo freelancer, há o momento em que uma coisa precisa parar para que a outra consiga crescer. É claro que há o fator do medo e da insegurança nesse ponto, mas é um passo que precisa ser dado para que haja crescimento. (Leia aqui: Dicas de SEO para Wordpress).

Um erro que muitos freelancers cometem frequentemente é acomodar-se em trabalhos que pagam bem, mas que não acrescentam no que diz respeito à carreira. Isso é um perigo, pois pode acabar atrasando o seu desenvolvimento profissional de diversas formas. E é aí que os dois elementos que citamos anteriormente entram. Tanto a responsabilidade quanto a organização não estão no nosso guia da vida freelancer à toa, para saber o que é essencial para trabalhar dessa maneira, você precisa ligar todos os tópicos e entender como eles se relacionam.

Saiba administrar seu dinheiro

Freelancers não tem renda fixa. Isso é importante dizer antes de qualquer coisa. Por mais que existam alguns clientes seguros e que paguem regularmente a mesma quantia todo mês, é importante saber que o seu trabalho pode não ser mais necessário em algum momento, não importa o que seja. Por que estamos falando isso? Para você entender que quando falamos sobre o que é essencial para trabalhar em um guia da vida freelancer, estamos também falando sobre como ter uma vida financeira saudável.

Bom, sabendo que não existe uma renda fixa, você precisa saber que seu dinheiro também precisa ser muito bem administrado, assim como seu tempo. Guardar uma quantia para ocasiões inesperadas é uma boa tática para você nunca ser pego de surpresa, mas também há diversas formas de lidar com isso, você pode escolher a sua!

Esperamos que esse guia da vida freelancer te ajude a entender o que é essencial para trabalhar dessa maneira e que todos esses tópicos citados aqui estão diretamente interligados. Cada ponto depende do outro para que você consiga crescer com a sua carreira, trabalhando da maneira que mais gosta e da forma que se sente bem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: