Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba da importância do backup

13/08/2017 às 19:39 Hospedagem de Sites

Saiba da importância do backup

Conheça quais as principais consequências para quem não faz o backup de arquivos ou documentos e da sua importância para toda a empresa. Provavelmente você já deve ter ouvido falar em backup, certo? Trata-se de uma cópia de segurança de dados, que é um procedimento de suma importância para que todo o sistema de computadores funcione perfeitamente. Talvez você nunca precise usar seu backup, mas é melhor prevenir do que remediar. Arquivos de dados, fotos, planilhas, bancos de imagens, textos, tudo deve ter uma cópia de segurança. Você sempre deve ter em mente que programas e computadores podem simplesmente parar a qualquer momento, impedindo todo o acesso às informações. O maior problema é quando nunca se sabe quando isso vai acontecer, portanto, é importante manter o backup sempre atualizado. Através desse artigo você vai conhecer a importância do backup e como ter ele sempre atualizado pode poupar custos e tempo.  

Problemas técnicos

Os equipamentos como computadores, placas, monitores e cabos de rede, bem como todos os programas instalados neles, podem apresentar algum tipo de falha ou problemas técnicos. A primeira coisa que vem em mente é o servidor principal, onde são armazenadas todas as principais informações. Os hubs, que interligam vários computadores também podem parar e interrompendo a comunicação com o servidor. Na parte de softwares, você pode ter problemas ao instalar ou atualizar algum programa. Por isso é recomendável, que você sempre tenha um backup atualizado em um local protegido e seguro de todas as informações.

Vírus

A propagação do vírus aumentou consideravelmente com a advento da internet. Eles podem chegar nos computadores através de qualquer dispositivo como disquete, e-mail, cd, dvd, pendrive e outros. Mensagens recebidas de amigos, grandes empresas ou de algum desconhecido podem ter vírus. Na maioria dos casos, nem mesmo o transmissor sabe que está infectado com o vírus e sai distribuindo para todos, sem querer. Uma boa dica para prevenir os vírus e evitar futuras dores de cabeça, é manter um antivírus instalado e sempre atualizado em todos os computadores de sua empresa.

Leia também nosso post sobre Benefícios do VPS

Arquivos danificados

Você sabia que o vírus pode danificar todos os seus arquivos sem que você perceba? Pois é. Algumas falhas temporárias nos equipamentos ou programas também causam o mesmo problema. Aquele arquivo que você utiliza pouco, você pode perceber que o mesmo está infectado só depois de muito tempo. Outra dica bacana sobre a importância do backup é que você guarde sempre uma cópia atualizada de cada mês. Esses procedimentos, além de simples, podem evitar dores de cabeça futuras, principalmente se o arquivo contaminado for de grande importância para a empresa.

Extravio, roubos, incêndios e enchentes

Nenhuma empresa, por mais segurança que tenha, não está livre ser invadida no meio da noite e ter os computadores roubados. Até mesmo fenômenos da natureza como enchentes ou acidentes, como incêndios. Lembre-se de que tudo é possível e que nada é tão imune assim. Você ficará na mão se não tiver nenhum backup dos arquivos mais importantes. Imagina o imenso trabalho que você vai ter para tentar recuperar tudo, sem mencionar os custos extras para se ter tudo funcionamento perfeitamente. A dica aqui é manter sempre duas cópias atualizadas do seu backup. Guarde uma em casa e outra na empresa, para qualquer eventualidade que acontecer. Você pode guardar quantas cópias de segurança desejar, pois o mais importante é que você tenha uma carta debaixo da manga, caso aconteça algo.

Dicas para ter um backup com mais qualidade

Além da importância do backup sempre atualizado, você vai conhecer algumas dicas muito úteis para se ter um backup com mais qualidade.

Tipo de mídias

Armazenar o backup em um CD ou DVD, além de muito barato, esse tipo de mídia tem grande capacidade de armazenar informações. Você deve cuidar muito bem e manuseá-las com cuidado, guardando em local seco, longe de umidade e do calor. Depois de algum tempo é aconselhável a substituição por outra mídia mais nova, por causa do desgaste natural da mesma.

Planejamento

Para que você tenha mais segurança, você deve fazer 2 jogos de backup por dia. Um deles deve ficar na empresa e o outro em um local diferente. Porque tantos backups? Você tem 5 chances de recuperar todas suas informações, sempre começando da mais recente para mais antiga. Além disso, você deve fazer um backup mensal por mês e um anual. Se você tiver condições financeiras de investir em segurança de backups, melhor ainda para sua loja virtual.

Teste seu backup

Eventualmente é recomendável que você teste a sua cópia de segurança para saber se ela está funcionando corretamente. Pode ocorrer algum erro quando o backup é gravado e as mídias em que as cópias são armazenadas, podem se desgastar com o tempo. Verifique mensalmente se todos os seus backups estão funcionando, certo? Tudo isso vai lhe poupar tempo e dinheiro.

Tenha um backup de hardware

Lembre-se de que equipamentos também quebram ou apresentam defeitos. Se o computador da sua loja virtual quebrou ou está consertando, você vai ficar sem vender até que o mesmo fique pronto? Claro que não. Tenha um computador extra para possíveis contratempos. Já pensou se o micro que apresentar defeito for o servidor?  Todos os restantes de computadores da rede ficarão sem funcionar, emperrando suas vendas e deixando seus funcionários de braços cruzados. Agir preventivamente ainda é a melhor solução, não acha? Se as pessoas agissem de maneira mais preventiva, enxergando a possibilidade de possíveis contratempos futuros, os osbstáculos seriam mais fáceis de serem superados.
Ainda tem dúvidas sobre a importância do backup? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em Melhor Hospedagen de Site. Queremos saber se você precisou usar a cópia de segurança alguma vez e se foi bem-sucedido. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente quando se trata de um assunto tão importante no complexo mundo da tecnologia da informação. A ISBrasil uma empresa de hospedagem de site com a qualidade que você precisa.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: