Saiba como ter um e-mail profissional

Saiba como ter um e-mail profissional

22/07/2017 às 15:17Email Marketing

Conheça preciosas dicas sobre como fazer um e-mail profissional, o que evitar e como isso pode ser um diferencial para o aumento de suas vendas online.
Nesse mundo globalizado em que vivemos, tecnologias modernas e dispositivos de última geração são lançados no mercado constantemente, enquanto outras, se tornam obsoletas e desaparecem em pouco tempo. Mesmo com o passar dos anos, algumas tecnologias permanecem e são muito usadas até nos dias atuais, que é o caso do e-mail. Para se ter uma ideia, o e-mail foi criado em 1971, muito antes da internet atual entrar em cena e vem se adaptando às transformações. Por incrível que pareça, o e-mail é uma das formas de comunicação direta mais usadas atualmente. Através desse artigo, você vai ficar sabendo como criar um e-mail profissional e sobre toda sua credibilidade e importância para seus negócios online.

Tenha bom senso na hora de escolher seu endereço de e-mail
Hoje em dia, todos os dispositivos que tem acesso à internet, oferecem algum tipo de ferramenta para a leitura de e-mails. Seja do celular, computador ou tablet, o acesso aos e-mails é de suma importância nos negócios, principalmente os virtuais. Na hora da escolha de um e-mail profissional, todo cuidado é pouco, pois ele vai causar uma impressão boa ou ruim, até mesmo antes da mensagem ser lida. Isso pode ser a diferença entre receber a resposta ou não de um cliente em potencial ou de uma entrevista para um emprego. Profissionalizar o uso do e-mail pode ser um grande diferencial em sua comunicação.

Use apenas o primeiro nome
Você sempre deve ter em mente que, quando você tiver a intenção de criar um endereço de e-mail profissional, quanto mais fácil de entender, melhor para todos. Em um mundo em que tempo é dinheiro, você não quer perder tempo soletrando seu e-mail por telefone, certo?  Se você tem um nome ou sobrenome diferente, provavelmente já deve ter passado por alguma situação dessas. Se você já possui um domínio de e-mail próprio, nada mais viável do que usar somente o seu primeiro nome.
Além de ser muito mais prático e rápido de se entender, seu e-mail profissional será mais curto e fácil de se gravar pelas outras pessoas. Nada de complicação! Mas lembre-se que essa opção somente é viável se o domínio for usado apenas por você ou por uns pequenos grupos de pessoas. Se você usar domínios de e-mails gratuitos ou se a empresa que você trabalha tiver um grande número de funcionários, essa opção não será a melhor.

Use o formato nome e sobrenome
Suponhamos que você trabalha em uma empresa que tem muitos colaboradores e que todo tem e-mail. Uma boa dica é usar a velha combinação de nome e sobrenome juntos. Principalmente se existirem duas ou mais pessoas com o mesmo nome, o que é bastante comum nas organizações. A inserção do sobrenome pode evitar a confusão dentro das empresas, bem como o envio por engano de e-mails para determinada pessoa que tem o mesmo nome de outras. É pouco provável que duas pessoas tenham o mesmo nome e sobrenome, mas de qualquer forma, todo cuidado é pouco na hora de criar as contas.  A mesma regra também vale para o uso de domínio de e-mail gratuito.

Leia também nosso post sobre e-mail corporativo para o sucesso da empresa

Procure variações no formato nome e sobrenome
Para quem usa serviço de e-mail gratuito, nem sempre a combinação de nome e sobrenome vai estar disponível para uso, principalmente quando se trata de milhões de usuários no Brasil. Nesse caso, que é o mais recorrente, será necessário que você acrescente alguma informação para que você consiga um endereço de e-mail que esteja disponível. Uma dica bacana é que seja inserido sua profissão, que pode dar um ar mais sério à pessoa, ou o nome de forma abreviada no e-mail. Use e abuse de toda sua criatividade da maneira mais fácil possível de se entender. Lembre-se que você pode ter que soletrá-lo por telefone alguma hora e se for um e-mail muito extenso ou complicado de se entender, pode não ser viável.

Evite sequências numéricas
É claro em que algumas situações será necessário usar números em endereços de e-mails, mas devem ser evitadas ao máximo, principalmente se for e-mail profissional. Geralmente endereços de e-mails que tem números são reconhecidos como spams ou tentativa de fraudes em algumas empresas. Evite isso, ao máximo!

Não use acentos
Vários serviços de domínio encontram algum tipo de dificuldade ao processar endereços de e-mails que tem acento. Evite colocar acento, sempre que possível. Não precisa mudar a palavra em si, mas não coloque acento mesmo que essa palavra ou seu nome seja escrita com ele. Não tem coisa mais chata do que você enviar um e-mail urgente para alguma pessoa e ele retornar para sua caixa de entrada informando que o endereço está inválido.

Não use símbolos ou caracteres especiais
Alguns provedores de e-mails não permitem que seus usuários usem nenhum tipo de símbolos ou caracteres especiais, exatamente para que não haja dificuldade de processamento. Lembre-se que quase 60% das pessoas no Brasil, já tem acesso à internet e quanto mais simples e rápido for o envio dos e-mails, melhor para todo mundo, certo?

Evite usar nome de lugares ou cidades no e-mail
Se seu e-mail for de uso profissional, não fica bem para você usar nome de cidades ou lugares no seu endereço eletrônico. Seu cliente não vai ter uma boa imagem de você, além de não fazer muito sentido em caso de mudanças de endereço ou afins. Quanto mais sério for o seu e-mail profissional, melhor para seus negócios.
Ainda tem dúvidas sobre como ter um e-mail profissional? Não tem problema. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em E-mail profissional: 5 motivos para usá-lo

Queremos saber se seu e-mail profissional está te ajudando a conquistar mais clientes e como seus negócios estão prosperando. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente quando se trata de aumentar a carteira de clientes em um mercado cada vez mais competitivo.    

Gostou de nosso post? Compartilhe: