Saiba como proteger o domínio de uma pequena empresa

06/01/2019 às 16:07 Hospedagem de Sites

Saiba como proteger o domínio de uma pequena empresa

O nome é sempre uma das primeiras preocupações de quem vai abrir um novo negócio, hoje não basta ter um nome criativo é preciso que ele também esteja disponível na internet, seja para a criação de um domínio para o site ou para registro em redes sociais.

Estar presente no universo digital tem sido fundamental para o sucesso de novas empresas.

Os clientes irão procurar por essa marca na internet e o certo é que encontrem facilmente seu site e seus perfis nas redes sociais.

Por isso é muito importante manter um site com o nome da empresa, porém isso nem sempre é tarefa fácil.

Saiba como proteger o domínio de uma pequena empresa com algumas dicas simples que você e sua equipe podem adotar agora mesmo.

O que é um domínio?

Antes de começar, você sabe o que é um domínio e por que ele é tão importante? O domínio de um site nada mais é do que o nome, a url.

Usamos o domínio para facilitar a memorização, sem ele seríamos obrigados a decorar o endereço IP de cada site.

Vale ressaltar que ele pode ter diversas extensões como .com, .com.br, .net entre outros. Portanto, registrar um domínio é o primeiro passo para a criação do seu site ou blog.

Agora que você já sabe o que é um domínio confira algumas dicas para proteger o domínio de uma pequena empresa.

Você deve ser o proprietário do domínio

Antes de mais nada é importante que ao registrar o seu novo domínio, você, dono da empresa se cadastre como o proprietário.

Esse ponto é importante, porque muitas vezes deixamos essa função de registro para os desenvolvedores de site e eles não devem ser cadastrados como responsável, pois qualquer problema que possa aparecer esse domínio pertence a você e a sua empresa.

Deixe o domínio e a hospedagem separados

Para quem está começando agora é comum contratar um plano de hospedagem que também ofereça o registro de domínio gratuitamente, ou seja, tudo em um único lugar.

Pode parecer mais fácil, mas esse primeiro momento com o site é de aprendizado, e caso prefira trocar de hospedagem futuramente seu domínio pode ficar preso com a antiga empresa por alguns dias.

Por isso, o ideal é contratar um plano de hospedagem e registrar o seu domínio em empresas diferentes, mesmo que isso custe alguns reais a mais, é um investimento que pode livrar a sua equipe de problemas futuros.

Crie senhas fortes

Pode parecer clichê, mas criar senhas fortes é um passo simples e necessário para proteger o domínio de qualquer empresa.

Mais do que sites pessoais, os sites de empresas são ainda mais vulneráveis a ataques de hackers, porque muitas vezes possuem informações de clientes cadastrados.

Nesse caso, empenhe em criar senhas fortes para o acesso ao servidor e troque-a de tempos em tempos, isso irá dificultar, e muito, a tentativa dos invasores.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet. Temos preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira já as vantagens!

Esteja presente também nas redes sociais

Garantir que o domínio com o nome da sua marca esteja disponível é muito importante, pois facilita o acesso direto. Porém é preciso pensar também nas redes sociais.

Pode ser que não esteja nos planos começar a postar também em outras plataformas nesse momento, mas é necessário garantir o nome da sua marca em cada uma das principais redes.

Enquanto decide o nome da sua empresa verifique se o domínio está disponível, assim como os nomes de usuários e páginas nas redes sociais.

Ter o mesmo nome em todas as plataformas torna o acesso mais fácil e garante que nenhuma outra empresa ou outro usuário esteja ligado indiretamente ao seu negócio.

Não esqueça das renovações

Outra maneira de proteger o domínio de uma pequena empresa é estando atento aos prazos para renovação do seu plano.

É comum registrarmos o domínio para o período de um ano, principalmente quando se está começando, porém é preciso lembrar que depois desse prazo será necessário fazer a renovação, caso contrário você pode perder o poder sobre o seu domínio.

Aqui você tem duas opções para seguir, ou deixar a renovação no automático ou então por um prazo longo de tempo, como cinco ou dez anos, por exemplo.

Você também pode se interessar: Hospedagem de site gratuita

Um domínio com várias extensões

Ao registrar um domínio é preciso escolher também qual será a extensão. O mais comum para pequenas empresas que atuam apenas dentro do Brasil é a extensão .com.br, mas o que fazer com as outras extensões, como .com e .net?

Você pode garantir que elas também apontem para o seu site e evitar que outros concorrentes utilizem dessas variações.

Para isso será necessário desembolsar um dinheiro para o registro desses domínios também. Depois você só terá o trabalho de redirecionar esses outros sites para o seu site principal.

Para uma pequena empresa o registro de diversos domínios por conta das extensões pode parecer um exagero, afinal não há muitos concorrentes disputando o mesmo domínio, porém esse não é o único ponto.

Muitos usuários podem se confundir e usar outra extensão, cair em outro site e não achar a sua empresa.

Com o redirecionamento você garante que qualquer pessoa consiga chegar até você.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Cnclusão

Proteger o domínio de uma pequena empresa não é nenhum bicho de sete cabeças.

Talvez você ainda não tenha nenhum especialista na sua equipe, mas isso não é um problema agora, você mesmo pode se encarregar de cuidar desses passos nesse primeiro momento, mas futuramente não deixe de contratar um profissional da área para manter seu site sempre em ordem e em constante crescimento.

Afinal, o site e os perfis em redes sociais, são muitas vezes, portas de entrada para novos clientes, portanto um investimento essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: