Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como o WordPress avalia o SEO do seu Blog

02/01/2018 às 09:41 SEO

Saiba como o WordPress avalia o SEO do seu Blog

Se você é proprietário de um website de uma loja virtual, é recomendado também fazer um blog para agregar mais valor aos seus produtos ou serviços. É natural começar um blog com a ilusão de que tudo vai ser bem simples e fácil.

O maior problema é que os blogueiros de primeira viagem acham que é só colocar as imagens, os textos e publicar que está tudo resolvido. Se seu blog foi desenvolvido na plataforma WordPress, existe um importante detalhe que se chama SEO.

Leia esse artigo até o final e saiba como o WordPress avalia o SEO do seu blog para que ele atraia mais e mais clientes.

SEO para blogs

Todas a pessoas que tem um blog online querem um número crescente de visitas. Para que isso aconteça, todo um trabalho off-page (fora da página) deve ser feito nas redes sociais. Mas para que esse trabalho se sustente, ele tem que ser acompanhado de otimizações dentro das páginas.

Se é você que escreve seus próprios blogposts, toda a responsabilidade de otimização on-page é sua. Se você não sabe como fazer isso, você tem duas opções: pagar uma consultoria ou aprender noções básicas de SEO.

Quer ter sucesso em seu blog? Tenha um SEO bem trabalhado ao longo de todo o conteúdo e veja os resultados. Leia também nosso post sobre Hospedagem com WordPress que esta aqui no nosso Blog.

Keywords: a base do SEO

As Keywords, também conhecidas como palavras-chave, são o foco de toda otimização que você vai fazer nos posts de seu blog. É importante que você as use de uma forma inteligente para que os bots do Google façam o devido reconhecimento e atribuam o valor que seu post merece.

A regra é clara: você pode elaborar o melhor conteúdo do mundo, mas se não der a devida atenção à palavra-chave, seu post jamais será visto por novos visitantes que o Google pode trazer.

O recomendado é que você use as keywords da seguinte forma: pelo menos uma vez no título principal, uma ou duas vezes nos headings, no mínimo 3 vezes ao longo do texto, uma vez em negrito e itálico, uma vez na URL e uma vez na meta descrição.

Conheça mais sobre os serviços de Hospedagem com WordPress oferecidos por nossa empresa, e conheça nossas soluções para você.

URL

Vale ressaltar que sua URL não deve ser grande demais. Na URL só deve conter as palavras mais importantes. Se você fizer uma URL extensa demais, provavelmente seu blog pode não ficar bem indexado, fazendo com que ele perca posições no ranking.

Você deve manter sua URL enxuta e contendo a palavra-chave. Os bots do Google geralmente taxam endereços de URL fora do padrão como spam e isso pode ser péssimo para seu negócio online.

Título – H1

Uma das formas como o WordPress avalia o SEO do seu blog. O título é o primeiro lugar que o algoritmo do Google faz uma minuciosa análise. Por isso que o título deve conter a keyword, obrigatoriamente.

Elabore um título criativo e que não ultrapasse os 70 caracteres, incluindo os espaços. Esse é o tamanho máximo permitido pelo Google para que ele mostre todo o título de seu blogpost para os usuários que estiverem fazendo pesquisas relacionadas ao seu tema.

Aproveite para aprimorar mais seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress aqui no nosso Blog.

_BANNERREVENDAAQUIHeadings

Os Headings tem a mesma função das imagens, que é dividir o conteúdo e fazer que a leitura do post seja mais agradável. Além de atrair a atenção do leitor, os headings trazem vários benefícios para o SEO do seu blog.

Quando o bots do Google visitam a página do seu blog, eles analisam primeiramente o título (H1) e depois os H2, H3, H4.

Uma boa dica é que você também use a palavra-chave no H2 mas sem exagerar, pois isso também pode ser prejudicial. Os bots podem perceber que você repete muitas vezes a palavra-chave e classificam o seu post como algo não relevante para os internautas.

Corpo do post

Como foi dito anteriormente, você deve usar a Keyword 3 vezes ao longo do texto, no máximo. Evite usar a palavra-chave repetidas vezes, pois uma grande densidade de keywords é um fator negativo para o Google, que vai entender que seu post é de baixa qualidade.

Uma estratégia eficaz é investir no conteúdo que você escreve.

Produza um conteúdo único, original, de alta qualidade e que agregue valor na vida do internauta, com informações adicionais para ele. Essas ações de SEO só vão otimizar o que já é bom, caso contrário, nem o maior especialista do mundo em SEO vai conseguir bons resultados.

Meta descrição

É aquele pedaço de texto que será exibido como descrição da sua página nos resultados de busca do Google. Essa é mais uma forma como o WordPress avalia o SEO do seu blog.

Quando for escreve-la, não se esqueça de que ela precisa ter menos de 156 caracteres, deve ter a palavra-chave para destaque no Google e deve conter uma frase dos primeiros parágrafos do post.

Quando o internauta entrar na página, ele vai procurar essa frase. Vale de tudo para facilitar a vida do usuário, certo?

Alt – Text nas imagens  

Se você otimizar as imagens, vai fazer delas uma preciosa fonte de tráfego para seu blog. O Google Imagens pode te dar uma força quanto a isso. Outra dica é usar um nome curto na descrição da imagem e que esse nome seja relacionado ao seu post.

O Alt-Text é aquele texto alternativo que os carregadores vão exibir caso aconteça alguma falha durante o carregamento das imagens. O recomendado é colocar algo descritivo nesse texto para amenizar, caso aconteça algum imprevisto. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis? 

Ainda tem dúvidas sobre como o WordPress avalia o SEO do seu blog? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível.

Gostou de nosso post? Compartilhe: