Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Revenda de Hospedagem: Saiba calcular seu retorno financeiro

17/10/2017 às 14:44 Hospedagem de Sites

Revenda de Hospedagem: Saiba calcular seu retorno financeiro

Saiba como calcular o retorno financeiro de sua empresa de revenda de hospedagem de uma maneira simples e descomplicada. Todas as pessoas que possuem alguma empresa, seja virtual ou física, querem saber se todo o investimento feito ao longo dos anos está valendo a pena, certo?

É claro que esse retorno financeiro que todos esperam não vem da noite para o dia e é preciso ter muita paciência, principalmente se o seu negócio é novo no mercado.

Para você que tem uma empresa de revenda de hospedagem, esse artigo será de grande valia, pois ele vai trazer dicas preciosas de como calcular seu retorno financeiro de todo investimento ao longo do tempo. Leia até o final e saiba mais.

Você sabe o que é ROI?

O termo ROI é uma sigla em inglês que é bastante usada e significa “Return Over Investment” ou “Retorno Sobre Investimento” Esse é um importante indicador para saber quanto de dinheiro sua empresa está ganhando ou perdendo, em cada investimento realizado.

A única maneira de escolher corretamente os investimentos que devem ser feitos na sua empresa de hospedagem, é entendendo bem todas as estratégias capazes de gerar resultados positivos e que podem aproximar seu negócio das metas traçadas.

Você pode estar se perguntando: com tantas táticas de aquisição e fidelização de clientes usadas pelas empresas, como saber qual a melhor para sua empresa em especial? Pode parecer uma tarefa complicada, mas não é! Basta calcular o ROI com precisão e agir sempre em cima dele.

Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro como campanhas de marketing digital, treinamento da equipe de vendas, aquisição de equipamentos ou novas estratégias de retenção de clientes.

Conheça mais sobre os nossos serviços em Revenda de Hospedagem

Porque o ROI é importante para o sucesso do meu negócio?

O objetivo principal é te ajudar a saber se você está tendo um bom retorno financeiro com a sua empresa de revenda de hospedagem, certo? Ele mostra quais investimentos que mais estão valendo a pena e como otimizar aqueles que estão dando certo.

Tudo isso para que o desempenho seja melhor como um todo.

Como todo ramo de negócio, é preciso muita dedicação e persistência. Sua empresa de revenda de hospedagem precisa de algumas ações confiáveis e eficazes para gerar bons resultados e um retorno financeiro satisfatório.

Diferenciar-se da concorrência é uma ótima opção, principalmente perante tantas opções e em período de recessão econômica.

Aproveite e leia nosso post sobre vantagens da Revenda de hospedagem Linux

Formula do ROI - Como calcular o ROI?

A forma mais simples de calcular o retorno financeiro de sua empresa e revenda de hospedagem é usar a seguinte fórmula:

  • ROI= (receita- custo/custo) x 100.

Parece estranho?

A princípio pode até parecer mesmo, mas essa fórmula analisa o negócio como um todo e usando-a corretamente é possível identificar os erros e problemas e qualquer parte do seu negócio. O resultado final será em porcentagem, o que facilita a comparação entre o ROI e diferentes estratégias ou ações tomadas.

Esmiuçando a fórmula do ROI

Para que fique claro todo o cálculo do seu retorno financeiro da sua empresa de hospedagem, é preciso que você entenda muito bem a fórmula. A receita é tudo aquilo que sua empresa arrecadou por conta das vendas diretas ou revendas de hospedagem.

Quando você for calcular o ROI de uma área ou de determinada campanha, utilize apenas o valor levantado pelo segmento que foi escolhido.

Por exemplo, se você for calcular o retorno financeiro sobre o investimento em uma plataforma de e-commerce, o valor da receita deve representar apenas as vendas referentes a esse canal e não da loja como um todo, certo? Você pode se inteirar mais sobre outros assuntos em revenda de hospedagem ou cloud qual e melhor?

O que são os custos?

São aquelas despesas necessárias que permitem a viabilidade do seu investimento na sua empresa. No caso de uma empresa de revenda de hospedagem, os custos são representados pelos produtos/serviços que você comprou diretamente do seu fornecedor, os investimentos em anúncios pagos, o preço da hospedagem do seu site, telefone, internet e o que mais for necessário.

Em suma, é tudo que você tem que pagar ou, em outras palavras, investir em seu negócio.

Como avaliar os resultados?

Para que você entenda melhor essa importante questão do retorno financeiro, veja o exemplo a seguir. Suponhamos que sua empresa de revenda de hospedagem vendeu 70 mil reais em produtos ou serviços e que 25 mil reais foram de forma online. Para você manter seu site funcionando, você precisa pagar 5 mil reais. Colocando os dados na fórmula, chega-se no seguinte resultado:

  • ROI= (receita- custo/custo) x 100, ou seja, ROI= (25.000- 5.000/ 5.000) x 100 = (20.000/5.000) x 100 = 4 x 100 = 400%.

Em outras palavras, você teria um ganho real de 400% de retorno, ou seja, a cada 1 real investido, você recebe 4 reais de lucro! Vale lembrar que o resultado pode variar bastante e tudo vai depender das ações realizadas, de um bom planejamento, da execução, dentre outros detalhes.

Já que você leu até aqui, porque não aproveita a ocasião e baixa nosso e-book grátis?

Limitações do ROI

Pode parecer que o cálculo acima é a solução perfeita para todas suas dúvidas em relação ao retorno financeiro de sua empresa de revenda de hospedagem.

Mas o ROI possui algumas limitações como a duração do investimento, o valor da inflação do mercado e sazonalidade. Mas ainda continua sendo a melhor opção de cálculo de retorno financeiro de investimento.

Por exemplo, um ROI de 5% pode ser bom ou ruim. Se esse valor for ganho diariamente pode ser excelente para sua empresa de hospedagem, mas se for 5% ao ano, é melhor repensar se você deve continuar no mercado perante tanta concorrência.

Um ROI de 5% ao ano seria facilmente dissolvido pelo aumento da inflação, impostos do governo ou tarifas bancárias.

Você pagaria para trabalhar e isso não interessante para ninguém, certo?

Ainda tem dúvidas sobre como calcular seu retorno financeiro? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte sempre com nossa equipe com o que precisar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: