Qual é a importância da performance para um site fazer sucesso na internet?

01/12/2018 às 19:02 SEO

Qual é a importância da performance para um site fazer sucesso na internet?

Existem muitos fatores para o sucesso de um site na internet. E podemos citar vários aqui como relevância do conteúdo, otimização de SEO, mas muitos esquecem de algo muito importante para os buscadores: a performance do site.

Sites que não tem um bom desempenho são deixados de lado pelos algoritmos do Google, por exemplo.

Isso representa não só uma perda de posições nos resultados de busca, como também na perda de visita e aumenta da taxa de rejeição em seu site.

O carregamento rápido de páginas em sua totalidade é essencial para alcançar o topo dos rankings de busca.

E existem muitas dicas para otimizar a performance do seu site, fazendo um layout mais limpo, upando imagens e arquivos mais leves, etc.

E por que a performance é tão importante?

Como já deu para perceber, a performance é importantíssima para levar o seu site ao sucesso.

No mundo atual, os consumidores são cada vez mais exigentes e querem consumir informação cada vez mais rápido.

É preciso entender que para agradar o cliente, é preciso ter um site rápido, que carregue em poucos segundos, que não haja nenhum link quebrado e que nenhuma imagem deixe de abrir em nenhuma página.

Entre outros pontos, estes são os mais comuns que fazem o visitante desistir do seu site, fechá-lo na aba de navegação e não voltar nunca mais.

Para entender melhor a importância de ter uma boa performance do seu site, vamos mostrar alguns dados.

Em média, um em cada quatro visitantes que acessam o seu site desistem dele se a página demorar mais de cinco segundos para ser carregada.

Esse número chega a 75% dos usuários que acessam sites via dispositivos móveis (smartphone e tablet).

Leia o nosso post sobre o Google Speed Update e descubra o quão importante se tornou a velocidade do carregamento de um site, principalmente no mobile.

Quase 50% destes usuários afirmam que não voltariam a visitar esses sites por causa da demora no carregamento das páginas. Outro dado que impressiona é que é nos primeiros cinco segundos que o usuário é conquistado pelo site.

Em outras palavras, um rápido carregamento de página é importante para que o cliente tenha “um amor à primeira vista”.

Em relação as lojas virtuais, cerca de metade dos usuários que compram em e-commerce esperam que as páginas carreguem em até dois segundos.

Nesse ponto, a taxa de conversão também aumenta quando a landing page carrega em menos de dois segundos.

Esses números mostram que quanto melhor for a performance do seu site, mais fácil será para o crescimento dele na web.

Isso pode ajudar a proprietários de website de todos os tipos, sejam eles sites institucionais, lojas virtuais, portais de notícias, blogs pessoais, etc.

E isso ainda pode ajudar a ganhar posições nos resultados de busca do Google, além de ser um potencializador de autoridade.

Uma boa performance tende a criar uma boa reputação online da sua empresa.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.

Como entender e melhorar a performance do seu site?

O carregamento rápido da página é essencial para a performance de um site. Basicamente, esse é o tempo que uma página do seu site leva para carregar.

Independente se ele abre a sua página inicial diretamente, por um link de redes sociais, pelo Google ou mesmo por um link um site parceiro.

Outro ponto importante para a performance é a velocidade da página.

E qual é a diferença? Bom o Page Speed, como é mais conhecido, é a métrica que indica o tempo que suas páginas levam para serem baixadas por servidores de hospedagem, navegadores, etc.

E por que os dois são importantes? É simples! A divisão é a seguinte, o carregamento de página depende não só do seu site, mas da velocidade da internet do usuário, certo?

Correto! Já a velocidade da página depende do tempo que o seu servidor leva para carregar a página e é aí que a sua parte: realizar a otimização para obter o melhor Page Speed possível.

Mas é claro, não basta apenas se preocupar com o Page Speed do seu site, também é preciso se preocupar com o carregamento.

E por que? Bom, por que é preciso considerar que vivemos num país onde nem todos tem acesso a internet de alta velocidade, na verdade, a grande maioria não tem.

E daí é preciso pensar em otimizar o seu site para que ele possa ter recursos mais robustos e mesmo assim ele seja leve.

E como fazer isso? Bom, daremos abaixo algumas dicas para tornar o carregamento de página mais rápido, fazendo com que usuários que acessam o seu site em conexões limitadas possam aproveitar de todo o seu conteúdo.

Confira também: Melhor Hospedagem de Site.

Como melhorar a performance do meu site?

A melhor dica é a definição de objetivos de desempenho. Portanto, o primeiro passo é analisar como a sua empresa está no momento.

Para isso, utilize ferramentas que podem lhe der todos os índices de desempenho importantes para a performance do seu site.

A partir do acesso a esses dados, busque definir metas e um prazo para melhorar o desempenho em curto, médio e longo prazo.

Depois dessa definição, você terá muito mais facilidade em montar um plano de ações para melhorar o page speed e o tempo de carregamento da sua página em velocidade limitada de internet.

Entre as métricas que é preciso analisar podemos citar o tempo de carregamento da página, o tempo de carregamento total, a pontuação Page Speed do seu site, o peso da sua página, etc.

Uma dica simples de ação para melhorar o desempenho é conseguir converter arquivos pesados em formatos mais leves, como podemos fazer com imagens, por exemplo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: