Qual é a frequência para postagens na Rede Social?

Qual é a frequência para postagens na Rede Social?

07/02/2018 às 09:40Marketing

Quem tem um negócio online, certamente está em busca de diferentes estratégias para conseguir engajar sua audiência nas redes sociais. É claro que cada rede social tem suas peculiaridades e que nem sempre é tão simples encontrar o equilíbrio perfeito entre cada uma delas. Mas qual é a frequência certa de postagens nas redes sociais? Leia esse artigo até o final e saiba mais sobre esse importante assunto para que sua loja virtual aumente a taxa de conversão.

A frequência de postagem não é a mesma para todas as redes sociais

É importante que você tenha em mente que cada rede social terá uma frequência de postagem diferente. Isso se deve a diversos fatores como o tipo de público que usa a rede, funcionalidades técnicas e tipo de conteúdo produzido. Na redes sociais é extremamente comum um mesmo assunto ser divulgado de maneiras diferentes, de acordo com as características principais e a forma de consumo de conteúdo pelo público. Conheça agora a frequência de postagem ideal para as redes sociais

Instagram

Para fazer marketing de seu negócio nessa rede social, uma publicação diária já é suficiente. Mas você postar cerca de três conteúdos por dia, desde que tenham relevância para as pessoas. Esses conteúdos podem ser imagens ou vídeos sobre seus produtos ou serviços.

Como o seu foco está na imagem é imprescindível que elas sejam de alta qualidade, estejam relacionadas com o propósito da empresa e que passem a mensagem para o público-alvo. Fazer o uso estratégico de hashtags é muito recomendado para o Instagram. Leia nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

Instagram Stories

Esse tipo de rede social tem provocado uma verdadeira revolução entre os internautas. Quando ele é usado de maneira estratégica, pode ser um diferencial e tanto na hora de engajar sua audiência e aumentar o seu número de seguidores. Ele permite que você tire fotos e grave vídeos, aplicando diversos filtros. Conheça nosso serviço de Email Marketing

Recentemente, o Stories passou a permitir que enquetes fossem realizadas. Esse recurso é interessante para uma maior interação com os seus seguidores sobre vários assuntos. Só não vale exagerar na frequência da postagem, certo?

Facebook

É a rede social mais famosa do mundo. A recomendação padrão para postagem nessa rede social é de duas vezes ao dia. Mas isso é muito relativo e vai depender de quais são seus reais objetivos e do número de pessoas que acompanham o seu perfil. Outro detalhe que tem peso no Facebook é se você faz investimento em mídia paga, a criatividade da postagem e o modo de divulgação.

Por exemplo, se sua intenção é um aumento do engajamento por publicação, o ideal é apostar em um número menor de postagens ao dia. Em contrapartida, quando você tem uma grande frequência de posts, o número de cliques será bem maior, mas o engajamento será menor. Se sua empresa ainda está conquistando espaço dentro das redes sociais, comece com menos postagens, pois costuma dar mais certo. Aproveite e aprimore mais seus conhecimentos em Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

LinkedIn

Essa rede social pode ser muito interessante para ajudá-lo a se tornar referência na área em que atua. O LinkedIn é uma importante rede social mais voltada para os negócios e você tem ótimas chances de fazer seu networking, pois é excelente para facilitar a conexão entre empresas e profissionais de diversos segmentos.

O LinkedIn é a terceira rede social mais usada pelas empresas do Brasil. Por isso a necessidade de se fazer um marketing bem estratégico nessa importante rede social. Lembre-se de focar mais em qualidade do que quantidade e você pode publicar entre uma a três postagens semanais compartilhando conteúdos relevantes do seu blog ou até escrevendo artigos no LinkedIn Pulse.

Youtube

O processo de criação de vídeos pode ser um pouco mais demorado do que os demais conteúdos anteriores, o que pode influenciar na quantidade de postagens. O ideal para conseguir um bom engajamento do seu público-alvo é manter, pelo menos, uma postagem semanal fixa. Faça um vídeo chamativo, direto e que não seja muito demorado sobre a mensagem que deseja passar.

Estabeleça os dias da semana e os horários em que serão publicados os novos conteúdos da sua empresa. Isso estimula os seus seguidores a criar o hábito de acessar seu canal sempre naquela data e horário. Essa tática também pode aumentar o número de inscritos. Não é uma tarefa fácil, mas como paciência e perseverança, o Youtube pode ser um ótimo aliado para aumentar suas vendas online. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Twitter

A dinâmica dessa rede social é bastante diferente do Facebook. No Twitter, o número de postagens dos usuários costuma ser bem maior, fazendo com que um tweet se perca em meio aos outros, cerca de três horas após sua publicação. Dependendo do caso, em até menos tempo. A frequência ideal de postagem diária é de 3 a 5 tweets, mas para potencializar os seus resultados, você pode usar algumas táticas que são bastante úteis:

- fazer o uso estratégico das hashtags

- republicar suas postagens após doze horas da primeira publicação

- retweetar mensagens que podem ser interessantes ao seu perfil

- fazer a cobertura de eventos ou momentos marcantes, dependendo do seu ramo de atuação no mercado

- produzir conteúdo relevante que seja compartilhável

- interagir com seus seguidores de uma maneira descontraída

- agendar postagens para horários de maior audiência

Segundo uma recente pesquisa norte americana, os seguintes dias e horários foram os mais bem-sucedidos e que tiveram picos maiores de interação entre os usuários das redes sociais:

- Facebook: quinta-feira às 20 horas

- Twitter: quinta-feira às 17 horas

- Instagram: sexta-feira às 19 horas

- LinkedIn: quarta-feira às 9 horas

Ainda tem dúvidas sobre qual é a frequência para postagem nas redes sociais? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: