Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a melhor maneira de cobrar clientes inadimplentes?

06/11/2017 às 12:16 Ajuda

Qual a melhor maneira de cobrar clientes inadimplentes?

O atraso em pagamentos é bastante comum na sociedade brasileira. O nível de inadimplência no país ainda é bastante alta, apesar dos cidadãos estarem cada vez mais consciente. Existem diversos motivos para um serviço não ser pago, como por exemplo, o serviço contratado não foi entregue da maneira que deveria, descontrole do orçamento, esquecimento da data de vencimento da fatura, insatisfação do cliente com o serviço, entre outros. Saiba também como Como criar um blog

O primeiro passo para sua empresa avançar neste ponto é aceitar que a inadimplência é comum, principalmente quando são vendidos serviços mensais ou parcelados. Apenas os negócios que só oferecem compras a vista é que não enfrentam esse tipo de problema, ou seja, ter clientes com pagamento atrasado é comum em qualquer negócio. Nessa situação é preciso encontrar maneiras para ajudar os clientes a quitarem as dívidas, diminuindo a inadimplência e recuperando um lucro previsto.

Confira nossas dicas para saber lidar de maneira consciente e objetiva com clientes inadimplentes:

Tenha um bom atendimento

O cliente precisa encontrar um amigo e não um simples vendedor. Busque entender as necessidades dos clientes, lhes oferecendo opções de produtos e serviços dentro de seus limites financeiros, lógico que sem perder lucro com a venda.

Ao esbarrar no contato com a sua empresa, o cliente terá apenas a vontade de pagar a dívida e comprar produtos de seus concorrentes. Gaste um tempo para analisar a situação de cada cliente e se coloque como um bom parceiro de negócios, mantenha uma boa relação com ele e busque fidelizá-lo.

Estreitar o relacionamento é importante para entender os motivos de possíveis atrasos, podendo renegociar a dívida, de forma que o cliente reponha a quantia atrasada e não sofre em seu orçamento mensal e nem sua empresa perca uma venda já realizada.

Tenha uma equipe de pós-vendas

Como parte da sua estratégia de vendas, não esqueça de direcionar alguns profissionais para cuidar do pós-vendas da sua empresa. Essa equipe será muito importante para analisar a satisfação de seus clientes, tendo uma noção real da qualidade do seu atendimento e principalmente de seus produtos ou serviços.

Entre em contato com seus clientes, numa data próxima ao vencimento da fatura, mas não seja chato, apenas avisando-o do dia de pagamento, foque em saber se ele está satisfeito com o produto e principalmente se as condições oferecidas por sua empresa se encaixam no perfil dele.

Esse simples contato vai deixar seu cliente encantado com a eficiência da sua equipe de atendimento e deixará mais fácil a missão da fidelização do cliente.

Utilize o boleto como forma de pagamento

Os boletos bancários facilitam o pagamento das contas, por serem impressos em papel e chamarem atenção aos valores, esse meio de pagamento diminui o atraso por parte dos clientes, já que eles são informados dos valores de juros e multa de forma clara.

Com o boleto, o cliente terá mais uma ferramenta para lembrar do dia do pagamento, tendo uma probabilidade maior de pagar a conta em dia, evitando atrasos que o prejudicam, acertando as contas com sua empresa no prazo determinado.

Controle os pagamentos com ferramentas tecnológicas

Crie planilhas intuitivas que lhe ajudem a controlar os vencimentos e os recebimentos das parcelas. Outra opção é usar serviços de gestão empresarial para manter um controle rígido sobre seu fluxo de caixa.

Tendo esse controle é possível identificar e efetuar ações mais rápidas, buscando evitar a inadimplência de seus clientes, e também já podendo oferecer novas opções para o pagamento da dívida, caso seja necessário.

Confira também dicas para ser blogueiro.

Na hora de cobrar uma dívida, faça o primeiro contato por e-mail

No caso dos clientes que já estão com o pagamento atrasado, o mais indicado é que o primeiro contato para cobrança da dívida seja realizado por e-mail, de maneira formal. O e-mail está registrado e pode ser considerado um documento, para ser usado se for necessário.

Este é um meio impessoal de cobrar um cliente e não o deixará constrangido. Em determinados casos, o atraso pode ter acontecido por um esquecimento ou pequeno descontrole financeiro, e o cliente poderá retornar o contato para buscar ver a melhor forma de efetuar o pagamento da dívida.

Entre em contato por telefone e ofereça opções para renegociar a dívida

Caso o primeiro contato por e-mail não dê resultado, estabeleça meios para renegociação da dívida e busque contato com o cliente por telefone. Assim, ele não terá como dar desculpas e terá de negociar o pagamento da dívida.

A dica nessa situação é não ser autoritário ou ríspido, busque oferecer algumas alternativas para o pagamento da dívida como outras formas de pagamento ou a renegociação do débito num maior prazo, entre outras opções.

Tendo um contato profissional e demonstrando que quer ajudar o cliente a pagar a dívida, o inadimplente na maioria das vezes vai aceitar uma das opções e buscará pagar o débito o mais rápido possível.

Entenda o motivo do atraso da dívida

O principal ponto para iniciar a negociação com um cliente inadimplente é descobrir o motivo do atraso do pagamento. Sabendo a causa do pagamento é possível corrigi-la, e principalmente ajudá-lo a resolver o problema, o que é bom tanto para ele como para sua empresa.

O mais importante: facilite o pagamento da dívida

Muitas vezes, os clientes não estão devendo por irresponsabilidade, mas por dificuldades financeiras, atrasos em seus pagamentos, entre outros motivos. Por isso busque oferecer opções facilitadas de pagamento, ofereça descontos nos pagamentos à vista e em pagamentos no débito automático, faça promoções com parcelamento sem juros,

O principal nestes casos é treinar sua equipe para agir de maneira adequada, se tornando um parceiro do cliente e não um simples cobrados. Essas ações citadas acima ajudarão a resolver os problemas, com flexibilidade e determinação é possível encontrar soluções boas para ambos os lados, facilitando o pagamento e evitando novos casos de inadimplência.

Gostou das nossas dicas? Tem muito mais em nosso blog, confira!  Conheça os planos da ISBrasil para o serviço de hospedagem com WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: