Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a importância do cronograma de postagens para redes sociais?

08/02/2018 às 23:10 Redes Sociais

Qual a importância do cronograma de postagens para redes sociais?

Não existem dúvidas de que as redes sociais são ótimos canais para aumentar o tráfego orgânico e propagar o conteúdo de sua loja virtual.

Para se ter uma ideia, somente o Facebook, tem 1,44 bilhões de usuários no mundo e mais de 60 milhões deles se encontram no Brasil.

Diante desse cenário, é importante que você tenha um bom planejamento de postagens para as redes sociais para que todo seu trabalho gere resultados positivos ao seu negócio.

Através desse artigo você vai saber qual a importância de se ter um bom planejamento para as mídias sociais para que sua empresa prospere.

Conte com serviços especializados

É preciso ser interessante e gerar engajamento nas redes sociais, principalmente se sua loja virtual não está ligada a nenhuma marca sólida ou alguma celebridade.

Todo o resultado nas mídias sociais só virá depois de muito esforço e estratégias bem pensadas. Você precisa ser capaz de manter uma forte presença social através do compartilhamento de conteúdo relevante para seu público-alvo com uma periodicidade que não seja enfadonha para ele.

Para que isso aconteça, uma gama de habilidades é necessária para se ter sucesso nas redes sociais. Por isso, é de suma importância contar com pessoas especializadas no assunto para se dedicar a esse trabalho.

Uma ótima opção é a terceirização desse serviço. A empresa contratada deve conhecer a fundo cada rede social que sua empresa está presente bem como o seu ramo de atuação. Leia também nosso post sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Trace objetivos

Quais são seus objetivos para atuação nas redes sociais? Melhorar o relacionamento com seus clientes? Gerar tráfego? Vender mais? Melhorar a posição no ranqueamento do Google?

Independentemente do que for, você deve ter uma lista com todos os objetivos que você quer alcançar e um cronograma detalhado de acompanhamento.

É de suma importância que você tenha um planejamento geral e um planejamento específico para cada tipo de mídia, visto que cada uma faz as pessoas agirem de uma forma diferente.

Vale ressaltar que cada tipo de rede social tem suas peculiaridades e por isso devem ter diferentes estratégias de abordagem. Se você agir por impulso em alguma delas, pode não dar muito certo. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Email Marketing

Compreenda seu público

Na complexa área do marketing digital, a única coisa que você não quer é que todas as suas mensagens, posts, atualizações ou tweets cheguem até pessoas apáticas.

Por isso, é extremamente importante saber o motivo que leva seus clientes ou prospects a se envolverem com os diversos conteúdos das redes sociais, conhecendo a fundo seus interesses, hobbies ou hábitos na internet.

Se você conhecer seu público-alvo a fundo, fica muito mais fácil uma abordagem mais eficaz e certeira. Para isso, você deve estabelecer um cronograma de postagens em cada rede social de uma forma que não o incomode e que agregue valor no final.

Investigue quem influencia seu público-alvo

Uma coisa é sua empresa ter uma enorme quantidade de fãs, seguidores e amigos nas redes sociais. Outra bem diferente é ter um público de qualidade ou um seleto grupo de pessoas que podem ajudar a espalhar suas mensagens e a consolidar sua marca no mercado.

Cabe a você identificar as pessoas que exercem a maior influência em seu espaço e criar estratégias de aproximação e relacionamento com eles.

Uma opção que costuma dar certo é oferecer conteúdo de qualidade que agregue valor e produtos em primeira mão. Esse público merece sempre uma atenção especial, pois ele tem o poder de fazer sua empresa prosperar ou fracassar nas redes sociais.

Tome muito cuidado com a frequência de postagens para esse tipo de público, pois o excesso pode incomodar. Aproveite para aprimorar mais seus conhecimentos em fidelizar clientes com email marketing

Estude seus concorrentes

Poucas empresas tem o costume de monitorar o que os concorrentes estão fazendo nas redes sociais.

Mas saiba que isso pode ser de grande valia para seu negócio, especialmente se o seu concorrente direto tiver o mesmo círculo de amizades que você.

Não se hesite em estudar todo o comportamento das empresas que estão tentando atrair os mesmo clientes que você e aprenda com eles.

Procure investigar o que eles estão fazendo melhor do que sua loja virtual e o que você pode tirar de proveito das estratégias ou táticas deles. Isso ajuda e muito a você ter uma melhor percepção dos pontos que você talvez esteja errando.

Desenvolva seu conteúdo  

Esse é um dos principais pontos sobre esse assunto. Crie um conteúdo de valor para seu público-alvo e mantenha-o sempre atualizado para exibir não somente o seu conhecimento, experiência ou proposta de venda. Você deve ir além e mostrar toda a personalidade de sua marca para as pessoas, consolidando-a cada vez mais no mercado digital.

Aproveite todos as possibilidades que sejam viáveis. Mostre a força de sua marca através de palavras e imagens mostrando como ela pode fazer toda a diferença para o cliente.

Faça algo criativo e diferente sempre, pois isso será um grande diferencial para sua empresa perante os demais. Não se esqueça de ter equilíbrio na frequência de postagens do seu conteúdo nas redes sociais, pois todo exagero pode incomodar e ter o efeito contrário.

Automatize boa parte dos processos

Para te ajudar a controlar seu cronograma de postagens nas redes sociais, existe uma série de ferramentas disponíveis. Cada ferramenta se destina a uma rede social específica e nem sempre é fácil se diferenciar entre elas.

Com a tecnologia em alta, existe ferramenta para tudo, desde a curadoria, publicação e edição, até monitoramento e medição. Existem ferramentas para ajudar a atrair mais seguidores e outras para ajudar a criar tráfegos mais atraentes.

Ainda tem dúvidas sobre qual a importância do cronograma de postagens para redes sociais? Sem problemas.

sEm nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: