Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a importância de contratar jovem aprendiz na sua empresa

28/07/2021 às 20:08 SEO

Qual a importância de contratar jovem aprendiz na sua empresa

A Lei do Jovem Aprendiz foi revogada no ano de 2005, possibilitando que jovens e adolescentes de 14 a 24 anos que frequentam instituições de ensino aperfeiçoem seus conhecimentos profissionais.

Além de agregar diversas experiências para os futuros profissionais do mercado do país, essa lei trouxe vantagens para muitos negócios. Continue conosco nesse conteúdo e saiba qual a importância de contratar jovem aprendiz no seu negócio!

As vantagens da contratação de jovem aprendiz

Por lei, independentemente da área de atuação do negócio, seja de instalação de forno elétrico de embutir até um comércio, é preciso ter o recolhimento de 2% sobre a remuneração do FGTS para jovem aprendiz.

Esse recolhimento é baseado nas horas trabalhadas pelo jovem aprendiz, calculado por volta de 6%. Dessa forma, seu negócio terá um gasto reduzido enquanto conta com o auxílio de um profissional.

Dispensa de aviso prévio

A contratação do jovem aprendiz dispensa o aviso prévio remunerado. Isso acontece por conta do modelo de contrato de trabalho flexível e informal com a empresa, isentando-a de qualquer gasto em relação a demissão do jovem, inclusive da multa rescisória.

Ou seja, uma empresa de aluguel de tendas para eventos teve uma forte queda nos negócios graças ao lockdown causado pela pandemia do novo coronavírus, sendo um grande fator negativo fora do controle da empresa. A partir disso, o corte de funcionários como o jovem aprendiz não lhe resultará em grandes problemas financeiros.

Contratação com prazo determinado

Mais uma das vantagens da contratação de um jovem aprendiz em seu negócio é a programação do contrato e o planejamento das atividades realizadas pelo colaborador.

Dessa forma, o jovem profissional ganhará experiência profissional, tendo suas necessidades supridas pela empresa durante um determinado período, e seu negócio terá um profissional capacitado, podendo inclusive contratá-lo normalmente no final de seu contrato.

Cultura organizacional da empresa

Sem dúvidas, a principal importância de contratar um jovem aprendiz para sua empresa é a grande responsabilidade social que estará ligada a marca. Afinal, seu negócio está demonstrando grande preocupação em gerar oportunidades para jovens entrarem no mercado de trabalho ganhando forte capacitação.

Além disso, a empresa pode se tornar mais conhecida por esses princípios e valores, se tornando um exemplo de contratação flexível e diversificada, auxiliando o futuro profissional do país.

Portanto, uma empresa de fabricante de conectores elétricos pode receber um grande auxílio profissional por parte dos jovens, ter diminuição nos custos rescisórios e ainda solidificar sua imagem de forma socialmente responsável.

Agora que já entendeu qual o principal papel das empresas ao contratar um jovem aprendiz, está na hora de buscar o jovem profissional ideal para seus negócios. Alavanque sua imagem e ajude diversas pessoas a iniciarem sua vida profissional!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: