Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a importância das certificações de segurança dos sites?

19/02/2018 às 21:45 Hospedagem de Sites

Qual a importância das certificações de segurança dos sites?

Todas as pessoas que navegam na internet já se sentiram inseguras em algum momento. A primeira e natural reação das pessoas e fechar tudo rapidamente e sair logo daquele ambiente estranho. Nessa mesma vertente, você também deve ter percebido que alguns sites transmitem uma maior segurança ao navegar. A principal razão disso é o certificado de segurança do site. Esse artigo vai te mostrar qual a importância das certificações de segurança dos sites e todas as vantagens para sua empresa.

Certificado de segurança SSL

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma proteção padrão e praticamente obrigatória para manter uma conexão segura com a internet, garantindo toda a integridade de todos os dados inseridos ou trocados entre dois sistemas. Esse certificado de segurança impede que hackers ou programas maliciosos leiam ou modifiquem qualquer informação inserida como número de cartões de crédito ou documentos.

Em suma, as certificações de segurança como o SSL, evitam que qualquer dado transferido entre usuários e sites ou entre dois sistemas interligados, fiquem expostos e possam sofrer ataques. Para isso, ele usa uma moderna tecnologia que funciona através de criptografia, codificando os dados em trânsito e impedindo que os hackers tenham qualquer tipo de acesso a eles. Conheça agora as vantagens das certificações de segurança para os sites.

Segurança contra golpes online

Como já foi dito anteriormente, esse é o principal motivo de usar certificações de segurança, como o SSL. Graças ao uso dessa moderna tecnologia, os ataques cibernéticos maliciosos estão reduzindo drasticamente. Nesse tipo de crime, os hackers se apresentam como empresas ou pessoas confiáveis com o objetivo de colher informações confidenciais.

Esse contato pode ser através de um simples e-mail ou até mesmo através de um site, simulando o ambiente virtual de uma empresa. Ao navegar em site com certificado SSL, por exemplo, as chances desse tipo de ameaça acontecer são praticamente nulas. Uma das funções do SSL é a confirmação da autenticidade do local navegado para o internauta. Leia nosso post sobre Diferenças entre os tipos de certificados SSL

Mais confiança do usuário

Mais uma importância das certificações de segurança dos sites. Para identificar se um site é seguro para se navegar, você tem basicamente três opções: a primeira é verificar se antes do endereço do site no navegador, existe um desenho de um cadeado verde. Caso positivo, fique tranquilo que o site é seguro para a navegação. A segunda forma é verificar se o endereço do site começa com a sigla HTTPS. Se tiver essas 5 letras, pode prosseguir com sua navegação. A terceira forma é verificar se antes do endereço do site está escrito a palavra SEGURO. Se estiver, fique tranquilo e navegue à vontade.

São pequenos detalhes que fazem uma enorme diferença no final. Na era da informação digital, não há melhor maneira de estreitar os laços com os clientes, do que criar uma relação de confiança com eles. Isso demonstra respeito com as informações alheias e atenção com as pessoas com compram do seu site. Afinal de contas, todas as pessoas querem se sentir seguras quando navegam por um ambiente virtual, certo? Aproveite e aprimore mais seus conhecimentos em O que é certificado SSL?

Pagamento com cartão de crédito online

Se sua loja virtual oferece a opção de pagamento online usando o cartão de crédito, o certificado SSL é uma obrigação. Os dados dos usuários devem ser sagrados para todo empreendedor e-commerce, caso contrário seu negócio está fadado ao fracasso. Com o pagamento através do cartão de crédito, os clientes têm acesso ao pagamento parcelado de suas compras e sem juros, além de ser uma forma de compra extremamente segura.

A operadoras de cartões de crédito, como medidas de segurança, só liberam o uso do cartão para lojas virtuais que possuírem o certificado SSL ativo no sistema. Em suma, somente dessa maneira é possível integrar essa forma de pagamento em todos os e-commerces. Se sua empresa online ainda não tem o certificado SSL, você está perdendo excelentes chances de negócio.

Otimização de SEO

Mais uma importância das certificações de segurança dos sites. De acordo com o Google, um dos principais fatores de ranqueamento além dos já existentes, é a certificação SSL. Para comprovar essa informação, basta procurar por qualquer palavra-chave no Google e ver que os conteúdos que aparecem nas primeiras posições no ranking são oriundos de sites seguros, ou seja, que tem certificado de segurança. Isso significa que seu site, se tiver SSL, poderá melhorar sua posição nesse motor de busca e aumentar as vendas. Conheça nosso serviço de Certificado SSL

Informação sobre os dados de navegação

O HTTPS permite ao Google uma identificação da fonte de tráfego de site para site. Se um site com navegação segura usa um link de referência para um site não seguro, todas as ferramentas de análise irão mostrá-lo com um acesso direto. Em suma, perde-se muita precisão em todas as informações coletadas quando o site não tem certificação SSL. Se você tem um site com segurança SSL, pode acompanhar todos esses detalhes de referência, não importando se os internautas vêm de um site seguro ou não.

Instalação fácil e gratuita

O uso das certificações de segurança SSL foi democratizado graças a uma iniciativa chamada Let´s Encrypt. Esse movimento promove o certificado SSL gratuito e é utilizado por 3,8 milhões de sites em todo o mundo, além de ser apoiado por grandes empresas da área. Sendo assim, o uso do certificado de segurança SSL, que antes estava associado a custos com implementação e manutenção, hoje está facilmente acessível para todos os proprietários de e-commerces. O uso do SSL está cada vez mais popular e está servindo de trampolim para uma web 100% segura para todos.

Ainda tem dúvidas sobre a importância das certificações de segurança dos sites?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: