Projetos de Marketing: 7 ferramentas para otimizar a gestão do Marketing

04/02/2019 às 16:32 Ajuda

Projetos de Marketing: 7 ferramentas para otimizar a gestão do Marketing

Todo projeto de marketing para gerar resultados deve ter processos bem definidos. Quem trabalha em agência sabe o quanto isso facilita todo o trabalho e otimiza os resultados.

E para isso, existem ferramentas que podem melhorar a otimização de projetos e potencializar estratégias de marketing.

Desde o planejamento inicial, passando por cronogramas, produção de conteúdo e peças promocionais, atendimento e outras tarefas, o uso de ferramentas de marketing é essencial para que todo esse projeto seja feito mais rapidamente e se diminua as possibilidades de erros.

Existem diversas ferramentas que podem otimizar a gestão de projetos de marketing, possibilitando aos profissionais do setor a conseguirem organizar melhor suas estratégias, evitar perda de prazos, esquecimento de tarefas, etc.

Isso é essencial para gerenciar um projeto que está em andamento, conseguindo ter todos os pontos do planejamento sobre controle.

No marketing, o uso dos dados e a automação tornam a gestão de projetos bem mais eficientes. Isso pode melhorar a produtividade de todos os envolvidos no projeto, entregando um resultado final bem mais satisfatório para os clientes.

Leia e descubra Quais indicadores de resultado são importantes no marketing? 

E para tornar o seu projeto de marketing mais dinâmico e organizado, veja abaixo nossas dicas de ferramentas que você e sua equipe podem usar para otimizar a gestão de projetos.

Confira abaixo:

Trello

Essa ferramenta é gratuita e está disponível em aplicativo e também em site na internet.

O Trello se baseia no método Kanban de organização de tarefas e já é muito utilizado em diversas empresas do mercado.

O sistema Kanban começou no papel, com gestores colocando em quadros, tarefas de um projeto, separadas em algumas listas e colocando post its na parede para indicar quais tarefas já foram e não foram cumpridas ou estão sendo desenvolvidas, adicionando datas de deadline e algum outro comentário.

Dentro do Trello, essas listas se tornam virtuais, é possível compartilhar e cada cartão da lista podem conter checklists, comentários, etc.

Isso pode ajudar a dar uma visão geral sobre o andamento do seu projeto de marketing.

Não só para quem trabalha alocado em agência, mas principalmente para profissionais que trabalham remotamente, terem controle e poderem gerir um projeto pelo Trello pode otimizar bastante o tempo e acertar certas arestas na realização de algumas tarefas.

Asana

Essa ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS, e também na versão web.

Essa plataforma é essencial para trabalhar online com equipes de marketing e gerenciar tarefas, funções, etc.

No Asana, é possível utilizar diversos recursos para organização de tarefas, criação de chats e times de marketing (caso seu projeto, precise se dividido por áreas).

Apesar de ter um serviço gratuito bem robusto, o aplicativo também possui versões pagas com mais recursos.

Confira também: 5 passos para montar sua Loja Virtual.

iClips

A própria ferramenta se apresenta como o único software para toda a agência e vem sendo muito utilizada por várias agências de marketing.  

O serviço possui suporte para diversas atividades cotidianas de uma agência e isso o torna um grande aliado na otimização de projetos de marketing no mercado atual.

O iClips foi desenvolvido para o mercado publicitário e isso é um grande facilitar para o trabalho das agências.

Com o serviço, é possível melhorar a organização da sua carteira de clientes, gerindo separadamente cada projeto, medindo resultados e controlar prazos e realizações de tarefas junto com a sua equipe.

Slack

O Slack é outra excelente ferramenta de gestão de projetos. A ferramenta é focada em melhorar a comunicação interna das empresas, o que é essencial na gestão mais eficiente de projetos de marketing.

Com o serviço, você pode criar chats privados entre seus colaboradores e debater em tempo real o andamento de projetos, realizar brainstorming e reuniões bem mais produtivas. O Slack é tido como o substituto dos e-mails, trazendo ao contato entre pessoas mais dinamismo em suas funções.

A ferramenta possui site e está disponível para Android e iOS.

Artia

Essa ferramenta é semelhante ao Trello. O Artia também utiliza o método Kanban para agilizar a realização de tarefas, e consequentemente, otimizar a gestão de projetos.

Porém, o aplicativo não é só isso. Ele também faz de métodos de organização mais tradicional como os gráficos de Gantt.

Isso permite que você consiga acompanhar o andamento de projetos em tempo real, melhorando tudo o que for possível para aparar as arestas e aumentar a produtividade da sua equipe.

Além disso, o Artia é uma ferramenta de gerenciado desenvolvida por uma empresa brasileira e por isso possui recursos úteis para agências nacionais, já que é adaptado para as nossas principais necessidades do dia a dia.

A ferramenta possui site e está disponível para Android e iOS.

Runrun.it

Outro aplicativo desenvolvido no Brasil é o Runrun.it.

Esse serviço possibilita a otimização da gestão de projetos e a possibilidade de controle total sobre o desempenho de cada profissional que faz parte do projeto.

A ferramenta possui site e está disponível para Android e iOS.

Basecamp

Essa é uma das ferramentas de gestão de projetos mais populares atualmente.

O Basecamp possui uma vasta gama de recursos para a gerência mais eficiente de projetos. Diferente das demais ferramentas acima, a plataforma utiliza um layout em linha do tempo.

Dessa forma, é possível acompanhar todo o andamento do projeto numa mesma tela, conseguindo conferir quando cada ação foi executada, controlando também o desempenho de cada funcionário de sua equipe no projeto.

Assim é possível organizar melhor seus projetos, delegando melhor as tarefas, vendo claramente quais já foram e quais faltam serem realizados, acompanhados os dead lines de cada uma e medindo seus resultados através de uma interface bastante intuitiva e completa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: