Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Quais indicadores de resultado são importantes no marketing?

Quais indicadores de resultado são importantes no marketing?

26/10/2017 às 11:32Marketing

Depois de elaborar um plano de ação de marketing e começar a colocar em prática sua estratégia é preciso encontrar formas de mensurar os resultados e saber o real impacto das ações nos negócios. O meio mais eficiente para avaliar os resultados de um planejamento de marketing digital são os indicadores de gestão de desempenho.

Tabular os dados e analisar os resultados é necessário para ter uma visão mais aprofundada da eficiência da estratégia de marketing da sua empresa, para ter uma noção real sobre as ações que funcionaram e as que não obtiveram sucesso.

Qual a importância dos indicadores para a estratégia de marketing digital?

Gerir indicadores de eficiência de marketing é essencial para conseguir bater as metas e alcançar o objetivo em suas ações de marketing. Os números mensurados lhe dão uma visão completa sobre as metas que precisam ser cumpridas, apontando as ações que devem ser melhoradas e outras que possam ser implementadas para aumentar o desempenho de sua empresa.

Fazer uma boa gestão dos indicadores é o mais indicado para tirar o máximo de informações sobre como seu público vem reagindo a estratégia adotada. Com os números é possível identificar possíveis problemas de relacionamento com o cliente, entre outras barreiras que estejam atrapalhando a sua equipe de marketing. É possível ter um diagnóstico mais assertivo dos problemas, assim tendo maior chances de conversão de leads em vendas.

Por fim, gerir os indicadores da forma correta é essencial para determinar as mudanças que devem ser realizadas dentro de sua estratégia de marketing, adaptando-a ao mercado, o perfil de seus consumidores e as tendências do marketing digital.

Há diversos indicadores de desempenho e os principais variam de acordo com o tipo de negócio, já que existem diferentes mercados e por isso, as empresas costumam ter metas e problemas diferentes. Porém, mesmo com a variação, alguns números se tornam mais importantes e comuns de serem analisados por qualquer negócio, confira:

Qualificação de leads

É importante saber quantas empresas estão interessadas na compra de seus produtos ou na contratação de seus serviços. No mundo do marketing, estas são chamadas de leads, e podem ser encaixadas como potenciais clientes, que devem ser levados a compra dentre do funil de vendas.

Avaliar o perfil dos consumidores, adaptando seus produtos e serviços para maior facilidade de compra por novos clientes.

Ter uma noção do número e leads conquistados diariamente também é importante para prever, quantos leads sua equipe de marketing precisa converter para atingir o número de vendas necessárias para atingir uma determinada meta estipulada em um plano de marketing.

Taxa de conversão

Sabendo quantos leads estão sendo qualificados, é preciso depois desse processo, convertê-los em vendas. Este indicador de desempenho é extremamente importante para definir a eficiência de sua equipe de marketing e de sua equipe de vendas em relação as estratégias adotadas para aumentar o lucro da empresa.

Essa taxa é mensurada através de ações de pessoas que demonstraram interesse em um produto ou serviço. São exemplos de conversões: assinatura de newsletter, visita a landing page, download de ebooks ou outros tipos de materiais ricos.

Obter uma taxa de conversão mais baixa do que a espera é sinal de que suas estratégias precisam ser mudadas ou repensadas por sua equipe de marketing.

Custo de aquisição de cliente (CAC) e Retorno de Investimento (ROI, sigla em inglês)

É importante que a parte de marketing de sua empresa calcule os custos de aquisição de cada cliente e o retorno em vendas de cada ação em sua estratégia de marketing. O CAC e o ROI, são indicadores que possibilitam descobri quanto cada cliente vale para a sua empresa, o quanto foi gasto por ele e o quanto de retorno de investimentos ele representa.

Confira também o que é e-mail marketing.

Ticket médio, Lifetime value e churn

A função dos indicadores é avaliar o valor do cliente para uma empresa. Por isso, é preciso medir o ticket médio, o ciclo de vida do seu cliente e a estimativa de renda de cada cliente para sua empresa. É preciso também avaliar o churn, número de clientes e receitas perdidos ao longo da aplicação de sua estratégia de marketing.

Esses indicadores são essenciais para prever os ganhos futuros de sua empresa num determinado período de tempo. É possível, mensurando estes números descobrir quantos leads precisam ser gerados por sua equipe de marketing, para que se atinja a meta de conversão de vendas, sabendo também o quanto elas irão render a sua empresa. Também é possível ter uma noção do custo de cada para avaliar a  rentabilidade de sua estratégia.

Retenção de clientes

Indicador recomendado para as empresas que querem aumentar a fidelização de cliente. A taxa de retenção é conquistada a soma de todas os clientes que continuaram comprando seus produtos, após uma 1° compra, diminuindo por clientes perdidos ao longo do tempo, dividindo pelo resultado total de clientes.

Quanto mais for a retenção, menos necessidade tem a sua empresa de conquistar novos clientes e aumentará seu potencial de geração de novas vendas para sua base de clientes.

Satisfação dos clientes

Para ter uma noção de outros indicadores como as taxas de retenção e conversão de clientes é preciso mensurar a taxa de satisfação de seus clientes. O número é conseguido como pesquisas simples com os clientes, como por exemplo, estipulando numa escala de 0 a 10, qual a possibilidade de eles recomendarem sua empresa para amigos e parentes.

Com os dados tabulados é possível avaliar as notas menores de 6 que apontam que os clientes que não estão satisfeitos com seus produtos, os clientes que votam entre 7 e 8 que não tem uma opinião formada ou possuem uma opinião indiferente de sua empresa, e claro os clientes que votam acima de 9 que fazem parte dos chamados promotores de sua marca no mercado.

Os indicadores de marketing são importantes para definir a abordagem de sua empresa, de acordo com o mercado que ela atua, buscando ser mais assertivo e assim modificando o que for necessário para atingir suas metas de vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça os planos de email marketing da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: