Programador de jogos: saiba o que é fundamental aprender

21/02/2019 às 13:49 Ajuda

Programador de jogos: saiba o que é fundamental aprender

Trabalhar como programador de jogos é o sonho de muitos profissionais da área hoje em dia.  

Até por tudo o que o muito dos games envolve, o universo que é construído em torno disso e a vontade de muitos de trabalhar com esse tipo de ferramenta fez com que essa área começasse a ter uma valorização nunca antes vista, principalmente no Brasil.

O mercado, é claro, conseguiu absorver todos esses profissionais, muito impulsionados pelo grande avanço da indústria dos aplicativos hoje em dia. Em suma, podemos dizer que é um mercado bastante promissor.

E exatamente por isso hoje daremos diversas dicas para você programador de jogos, saber o que é fundamental aprender nessa área não só para executar um bom trabalho, mas também para se destacar como profissional.

Leia também: Passo a passo para criar seu blog

Linguagens

Se você quer ser um programador de jogos, saiba que é fundamental aprender sobre linguagens. E a palavra está no plural porque você vai ter que aprender mais de uma.

Esse é o básico para que você possa estar apto a trabalhar com qualquer tipo de desenvolvimento de jogos e se colocar bem no mercado de trabalho. As principais linguagens para a programação de jogos são:

  • C++
  • Java
  • HTML5
  • CSS3
  • JavaScript
  • SQL

Sem dúvidas, existem linguagens mais específicas e outros tipos que também podem ser aprendidos por você.

Eles podem ser seu diferencial, mas essas 6 linguagens citadas aqui por nós são o essencial para que você possa se inserir com sucesso no mercado de trabalho.

Jogabilidade

Não importa qual seja o tipo de jogo que você irá desenvolver, a forma como o jogador encara o game é importante para que ele se sinta bem e queria continuar jogando.

Existem muitos elementos que podem fazer com que a jogabilidade seja melhor ou pior, por exemplo:

  • Se os personagens se movem muito rápido ou muito devagar
  • Se o jogador perde muito tempo até o próximo desafio
  • Se a dificuldade for desproporcional ao nível de jogo
  • Se os movimentos forem muito complexos para o público

Ainda mais na sociedade de hoje, onde o imediatismo tem um protagonismo ímpar, é importante saber que você não pode deixar o seu público entediado.

E isso não é uma tarefa fácil de ser feita.

Conceito

Qual é a impressão que seu jogo deixa? Quais são os visuais? E quanto ao Som? As primeiras impressões são muito importantes. São elas que irão conquistar e manter um jogador nele.

Talvez você dê ao seu jogo um clima mais retrô com gráficos de pixel e música que remeta aos anos 80. Ou então, um visual moderno e limpo com geometrias planas e instrumentais.

Tudo vai entrar no conceito do jogo e no tom que você quer dar para ele.

História

Se você quer ser um programador de jogos e quer saber o que é fundamental aprender, precisa saber que tudo gira em torno de uma história.

Não importa qual seja o tipo de jogo, se é um futuro grande sucesso para as plataformas mais conhecidas ou se é um pequeno aplicativo.

Sem uma história, o seu jogo não vai ficar apenas vazio, mas também sem sentido para o público.

E quando o público não vê sentido, ele simplesmente para de jogar. Por isso suas habilidades precisam ir muito além do que simplesmente programar.

Trabalho em equipe

Trabalhar desenvolvendo jogos significa trabalhar em equipe. Portanto, se você não gosta de lidar com pessoas de áreas muito diferentes da sua, é bom repensar no que você realmente quer fazer.

Apesar de muitas pessoas pensarem que esse é um trabalho solitário, você precisa pensar que um jogo envolve diversos elementos.

Não se trata apenas das pessoas que fazem a programação, mas também os desenvolvedores de histórias, de som, ilustradores, além das equipes de marketing e de divulgação do jogo.

Por isso, trabalhar em equipe é algo fundamental a ser aprendido por qualquer programador de jogos.

O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Aprenda a funcionalidade algumas ferramentas

É importante começar de alguma forma.

Aprender a funcionalidade de determinadas ferramentas, por mais simples que pareçam, é fundamental para que você tenha uma noção básica do que é programar um jogo e desenvolve-lo.

Algumas das principais ferramentas para iniciantes nesse universo são:

  • Twine
  • Stencyl

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas para você entender o que elas são e como funcionam.

Twine

Twine é um programa bastante novo e gratuito que permite que você faça jogos de escolher sua própria aventura.

O mais interessante sobre essa plataforma é que você pode criar facilmente arquivos html para compartilhar.

O Twine usa um editor visual com códigos e sintaxes fáceis de entender. Você basicamente insere o texto e os comandos da história para cria-la aos poucos.

Stencyl

O Stencyl possui uma interface gráfica muito amigável que ajuda a criar uma grande variedade de jogos.

Aqui você organiza "blocos" de código e os coloca em ordens lógicas.

Se você está começando a entender códigos e linguagens, pode alternar para um modo que permite visualizar e editar o código nesses "blocos", permitindo que você ajuste ou até mesmo crie códigos do zero que também funcionarão perfeitamente.

Leia também: Hopsedagem ilimitada existe?

Gostou de saber o que é fundamental aprender para ser um programador de jogos? Nem sempre a sua profissão dos sonhos aparece de uma maneira fácil e previsível.

Existem muitas coisas que devem ser levadas em conta na hora de escolher com o que você quer trabalhar exatamente.

Todos os elementos citados por nós aqui podem e devem ser aprofundados para que você consiga ter não só uma visão mais ampla do que é trabalhar como programador de jogos, mas para que também descubra novos caminhos e novas coisas para aprender e, consequentemente, evoluir como programador.

Gostou de nosso post? Compartilhe: