Programador: A importância de aprender sobre design

24/12/2018 às 10:07 Ajuda

Programador: A importância de aprender sobre design

O programador é um profissional que precisa estar em constante aprendizado, mesmo depois de formado.

Trabalhar com tecnologia é sinônimo de mudanças constantes, novos programas, novos equipamentos, novas técnicas e clientes ansiosos para usufruírem dessas novidades. Um bom programador precisa ser capaz de acompanhar toda essa evolução.

Então por que não aprender também sobre design? Não entendeu? Tudo bem, vamos explicar.

O programador quase sempre precisa de algum serviço de design para concluir seus trabalhos, porém quase nunca sabe o que é preciso e nem como é feito e isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento do serviço e experiência do cliente.

Portanto, a importância de aprender sobre design vai além de ser um diferencial para o programador, é uma necessidade.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

O que faz um profissional de design?

Antes de começarmos, você sabe o que faz um profissional de design? Ele é o responsável por desenvolver o visual de algum produto, no caso dos produtos digitais ele cuida da tipografia, do logo, das interfaces, sempre buscando otimizar e simplificar e interação entre usuário e produto.

Após o projeto ser desenvolvido pelo programador o designer precisa dar uma identidade à ele. O importante nesse caso é que os dois profissionais caminhem juntos e entendam o que está sendo feito.

Programação e design

Sendo assim, não é novidade que esses profissionais precisam estar sempre de mãos dadas. O programador depende do designer para que o produto seja entregue com a cara do cliente.

O conhecimento básico aqui é essencial para saber o que pedir para o designer e entender se o que ele fez está realmente bom e coerente, ou seja, você passa a ter mais controle sobre a aparência final do produto e a equipe de designers passa a contar com mais uma cabeça pensante.

Entender sobre design é entender o usuário

Aprender sobre design é importante porque ajuda você a entender a interação e a experiência do usuário com seu produto.

Portanto, isso oferece a você um enorme poder de construir algo que seus usuários realmente precisam e desejam. Não adianta programar da melhor maneira se o produto final não atende as necessidades do usuário ou se ainda a interface se torna uma complicação pra quem usa o produto.

Muitas vezes o cliente quer aquilo que ele imagina visualmente, o programa pode ser o melhor, mas se não atender as expectativas visuais pode não agradar o usuário.

Você pode fazer isso sozinho

Muitas vezes o trabalho que você precisa de um designer é simples, como o recorte de uma imagem, uma nova ilustração ou apenas o código de determinada cor, além disso sempre tem aqueles ajustes regulares que quase sempre são mínimos.

Se você possui um conhecimento básico da área você é capaz de resolver todos esses problemas sozinho, tornando o trabalho mais ágil, sem maiores atrasos e sem atrapalhar a equipe de criação com coisas tão pequenas. No fim, você ainda terá mais autonomia sobre a sua criação.

Adaptações necessárias

Os produtos hoje devem funcionar em diversos tipos de plataforma e se adaptar aos diversos tamanhos de tela existentes no mercado.

Por isso, é essencial que você, como programador esteja sempre atento a todas essas novidades e consiga se adaptar e criar com facilidade, não apenas o produto, mas também o design.

Com o conhecimento de design, você provavelmente adotará uma abordagem muito diferente, desenvolvendo produtos melhores e mais competitivos.

Você também pode se interessar: Qual é a melhor hospedagem de site?

Crie programas melhores

São inúmeras as vantagens de se aprender sobre design, mas talvez a principal delas seja a de poder criar um produto que você seja capaz de desenvolver do começo ao fim.

Você já tem conhecimento suficiente na sua área para programar e desenvolver um bom produto, mas nada melhor do que poder dirigir as demais etapas. Sentar com a equipe de criação e saber exatamente o que quer e como quer que seja feito.

Como aprender sobre design?

É importante saber que você não precisa se tornar um profissional de design, mas sim ter conhecimento sobre essa área e como ela funciona dentro do seu trabalho.

Como foi possível perceber, esse aprendizado é essencial para desenvolver produtos melhores e com maior agilidade. Para um programador aprender sobre design é tão essencial quanto um design aprender sobre programação.

Por fim, existem diversas maneiras de mergulhar nesse mundo. Você pode começar conversando com algum amigo da área, ele saberá te indicar bons livros de design e outras referências para você começar.

Tente também algum curso presencial, alguns tem uma duração maior de dois ou quatro anos, mas existem diversos cursos rápidos que você pode concluir em poucos meses.

Se preferir, hoje em dia há diversos cursos online que você pode fazer de qualquer lugar. As vantagens dos cursos online ou presenciais de curta duração é que são mais específicos e você com certeza encontrará algum capaz de oferecer aquilo que você realmente quer e precisa.

Leia também: Passo a passo para criar seu blog

Conclusão

Portanto, programador, a importância de aprender sobre design é enorme. Vai além de se diferenciar no mercado de trabalho, mas de trabalhar melhor e entender como seu projeto é desenvolvido por inteiro.

Nada pior do que não entender o que os outros profissionais estão fazendo.

Esse conhecimento, na verdade, visa complementar aquilo que você já sabe. Por isso, não fique para trás, comece o quanto antes a aprender sobre design, seja com um curso ou com um amigo da área que pode dar algumas dicas rápidas

Você vai perceber o quanto esse conhecimento vai ser útil para a sua formação e para os seus novos trabalhos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: