Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Programação: como dar início ao front-end em 2019?

26/06/2019 às 09:16 Ajuda

Programação: como dar início ao front-end em 2019?

Quando se fala em programação, o termo front-end é amplamente utilizado. Trata-se de um tipo de trabalho que vem sendo cada vez mais requisitado, principalmente por conta dos avanços de empresas de aplicativos que tem também ganhado cada vez mais espaço.

Mas será que é realmente fácil conseguir um bom trabalho nessa área? Como dar início ao front-end em 2019? Vamos responder essas e outras questões no texto de hoje.

Mas antes, você sabe o que esse termo realmente quer dizer?

O que é front-end?

Antes de falarmos sobre como dar início ao front-end em 2019, é necessário darmos uma explicação mais precisa sobre o que ele é.

Front-end, basicamente, é o ato de produzir HTML, CSS e JavaScript para um site ou aplicativo que proporciona diferentes interações com os usuários.

O grande desafio associado a esse tipo de desenvolvimento é que as ferramentas e técnicas usadas para criar o front-end de um site mudam constantemente e, portanto, o desenvolvedor precisa estar também se atualizar com frequência para estar sempre por dentro do que ocorre nesse universo.

O objetivo principal desse tipo de profissional é projetar um site é garantir que, quando os usuários o abrirem, eles visualizem as informações em um formato fácil de ler e relevante ao mesmo tempo.

Isso acaba se tornando ainda mais complicado pelo fato de que, hoje em dia, os usuários usam uma grande variedade de dispositivos com tamanhos e resoluções de tela diferentes, fazendo com que os designers e programadores tenham que levar em consideração todos esses aspectos ao projetar um site ou aplicativo.  

Um bom desenvolvedor de front-end precisa garantir que seu site seja exibido corretamente em diferentes navegadores, diferentes sistemas operacionais e diferentes dispositivos, o que exige um planejamento cuidadoso e minucioso.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? Os planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Dicas para dar início ao front-end

Agora que você já aprendeu o que faz um profissional desse tipo, você já pode conferir as principais dicas para dar início ao front-end em 2019. Os tópicos que separamos foram:

  • Tenha um bom planejamento de projetos
  • Aprenda a dizer não (e também a dizer sim)
  • Seja curioso e proativo
  • Atualize-se constantemente

Vamos falar mais profundamente sobre cada um deles de maneira separada para explicar melhor e fazer com que você tenha uma experiência mais rica nesse início de carreira.

Tenha um bom planejamento de projetos

Não importa qual seja a linguagem que você está utilizando no momento, o planejamento é o que costuma salvar a vida de quem trabalha com front-end.

Isso porque é através dele que você verifica todos os arquivos necessários para sua realização, consegue ter uma ideia da dimensão que esse projeto terá, seleciona os softwares e plataformas corretas para esse desenvolvimento e, finalmente, tem uma visão completa do projeto antes mesmo de inicia-lo.

É importante entender que, se você não dedicar um bom tempo para o planejamento, qualquer erro pode custar muito, tanto dinheiro quanto tempo (e muitas vezes ambos).

Por isso, evite dores de cabeça e facilite sua vida. Essa é uma das principais lições para dar início ao front-end em 2019.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Aprenda a dizer não (e também a dizer sim)

Clientes estão cada vez mais exigentes e isso pode ser uma grande pressão para quem está começando.

E se nós pudermos dar uma dica sobre isso, é que o fato de você dizer sim a tudo pode acabar se virando contra e fazer com que você acabe trabalhando por menos, ficando estressado e desgastado física e mentalmente. Avalie cuidadosamente quais são os requisitos de cada projeto e alinhe isso com suas habilidades.

Também não se esqueça de perguntar quais são as plataformas que você precise dar suporte. Questione, isso é realmente importante.

Saiba impor limites e dize a palavra não quando isso é necessário. Não há nada de errado nisso e, com o tempo, você vai perceber como essa é uma decisão acertada.

Por outro lado, você não precisa ter medo de entrar em projetos que sejam “muito grandes” para você simplesmente por achar que não pode dar conta.

Se o projeto trata de algo que você tenha experiência, não tenha medo de arriscar. É claro que estamos falando daqueles projetos possíveis de serem realizados e que podem fazer você crescer como programador.

Leia também: Hospedagem de site grátis

Seja curioso e proativo

Essa é, sem dúvidas, uma das mais importantes dicas sobre como dar início ao front-end em 2019.

Busque sempre por vovas ferramentas, plugins, técnicas e linguagens, já que elas estão sendo lançadas todos os meses.

É muito importante que você fique aberto a todas as coisas novas e faça um esforço para explorá-las e entendê-las.

O lado ruim do desenvolvimento de front-end está avançando muito rápido, o que significa que você pode rapidamente se tornar um especialista, mas também que suas habilidades podem ficar muito desatualizadas na mesma rapidez. E é isso no que nos leva para nossa última dica da lista de hoje.

Atualize-se constantemente

Como dissemos no início do texto, o trabalho como programador de front-end exige que você aprenda coisas novas o tempo todo, já que ele está em constante mudança.

É importante que você aprenda isso desde o início para que se torne um hábito na sua carreira. Dessa forma, você não vai ter surpresas inesperadas quando já tiver algum tempo de carreira.

A internet está cheia de conteúdo que pode te ajudar nesse sentido, livros, podcasts, vídeos e blogs repletos de informações e novidades sobre o mercado. Consuma o máximo que puder e esteja constantemente atualizado.

Nunca é tarde demais para se dedicar e descobrir uma nova coisa em sua vida que pode não só te ajudar profissionalmente, mas também em realizações pessoais.

Seguir as dicas que demos aqui hoje para dar início ao front-end em 2019 é importante, pois como bem falamos, dar os primeiros passos é sempre algo complicado.

A partir delas, você poderá traçar o seu próprio caminho, encontrando os métodos que mais se adaptam ao seu estilo de trabalho e fazendo com que seu desenvolvimento como programador de front-end evolua cada vez mais. Portanto, comece já seus estudos para partir para sua nova carreira.

Gostou de nosso post? Compartilhe: