Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Programação: 5 motivos para apostar nos atalhos e snippets

14/01/2020 às 08:23 Ajuda

Programação: 5 motivos para apostar nos atalhos e snippets

A busca pelo clique do usuário em um link durante uma pesquisa do Google há muito tempo deixou de ser apenas uma combinação de técnicas de SEO.

Com o avanço da inteligência artificial e o gigantesco volume de informação que é produzido a cada segundo, novos processos surgem a todo momento e os desafios para o programador também crescem.

A corrida pela atenção do usuário no mais famoso dos buscadores indica que a tendência no uso dos atalhos e snippets segue firme. Há 10 anos, o Google criou os rich snippets nos resultados de busca, uma expressão que significa “fragmentos ricos”.

Esses fragmentos trazem mais informações aos usuários do buscador sobre as páginas que aparecem nos resultados de pesquisas.

Dados como avaliação dos usuários dos sites apresentados, com base no número de votos, pessoas que estão comentando sobre o website, entre outras informações. Nesse sentido, selecionamos 5 motivos para apostar nos atalhos e snippets e aproveitar ao máximo os benefícios desses mecanismos para a sua página. 

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

  1. Melhor experiência do usuário

Os rich snippets funcionam dentro da linguagem HTML por meio de dados estruturados, que agem de modo a classificar e organizar o conteúdo.

O robô (crawler) do Google analisa essas informações e, quanto mais elas estiverem organizadas e claras, melhor ele conseguirá compreendê-las.

O uso dos snippets contribui para que a página ocupe, dentro do SERP (Search Engine Results Pages), um melhor ranqueamento, ainda que de forma indireta.

É válido ressaltar que o algoritmo não considera dados estruturados para posicionar uma página. No entanto, como eles trazem informação relevante para o usuário, a quantidade de cliques consequentemente aumenta.

A rejeição, por sua vez, tende a diminuir e favorecer o ranking da página, item que será melhor detalhado explicado a seguir. Por isso, esse é um dos principais motivos para apostar em atalhos e snipets.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

  1. Menor rejeição

Quando um usuário acessa uma página oferecida no SERP do Google, mas seu conteúdo não condiz com o que foi anunciado, ele se decepciona e o índice de interação cai.

Com os rich snippets, a quantidade de dados sendo exibidos é maior e o usuário possui mais informações para tomar a decisão de clicar no link ou não.

Desse modo, quem acessa a página mostrada está realmente interessado em ter mais informações a respeito. Logo, deverá interagir mais com ela e seu tempo de permanência tende a ser maior.

Com um índice menor de rejeição, o Google identifica sua página positivamente, pois entende que houve uma maior interação e o conteúdo exibido interessa a quem entrou.

  1. Aumento nas conversões

Outro benefício de obter um snippet em destaque é o número maior de conversões orgânicas ou de clientes que tomaram decisão depois de encontrar o site através de um mecanismo de pesquisa.

Se uma empresa consegue atrair clientes em potencial para o site simplesmente respondendo a uma pergunta, as chances de ocorrer conversões on-line aumentam significativamente.

  1. Mais popularidade à marca

Dentre os 5 principais motivos para apostar nos atalhos e snipets, esse é um dos principais Os benefícios em aparecer nos resultados da pesquisa orgânica do Google são inúmeros, isso é fato.

E se o buscador optar por colocar seu site em destaque, fazendo uso de um snippet, não apenas o tráfego aumentará, mas também o reconhecimento geral da marca.

É importante ter em mente que os usuários estão cada vez mais céticos do que nunca ao realizar suas pesquisas. Eles verificam a fonte ou o site para determinar sua credibilidade.

É preciso que o site esteja sempre preenchido com conteúdo de qualidade, bem escrito, confiável. À medida que os usuários aprendem mais sobre a empresa e a marca, a taxa de cliques também cresce.

  1. Mais leads

O lead é, a princípio, um cliente em potencial, aquele usuário de internet que pode, em breve, ser o seu consumidor.

No marketing digital, o lead interage com a empresa quando, por exemplo, inscreve seu e-mail para fazer o download de um material rico, como um e-book ou um infográfico. Ele também pode comentar um post na rede social da marca e assim manifestar um interesse no que ela está vendendo.

Como o snippets facilitam o primeiro ponto de contato entre a empresa e o usuário, com mais informações e mais credibilidade, as chances de conseguir esses clientes em potencial alavanca consideravelmente.

Quanto mais leads registrados no banco de dados, mais fácil será criar uma estratégia de marketing que, por fim, converta esses nomes em consumidores pagantes.

Como aplicar os RIch Snippets?

Existem diversas maneiras de aplicar essa técnica, que pode impulsionar o número de interessados no seu website com um melhor posicionamento na SERP.

Separamos 3 delas que consideramos mais úteis e práticas para o seu negócio.

Sitelinks

Quando um motor de busca encontra atalhos para links importantes de uma página isso pode conferir mais visibilidade na SERP.

A presença desses atalhos confere mais transparência ao site, já que é um indicativo de que existe, de fato, conteúdo relevante no resultado exibido. No entanto, essa técnica é efetiva apenas para quem já ocupa a primeira posição.

Local Search

Informações sobre a localidade de seu negócio também são valiosas para os motores de busca. Em função disso, os resultados cada vez mais apontam dados como região, estado, bairro, cidade, etc.

Para ter mais efetividade com esse método, recomendamos que você faça seu registro no Google Business e siga as orientações dessa ferramenta.

Você pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Breadcrumbs

Breadcrumbs funcionam como orientadores que mostram para o usuário o grau de profundidade nas modalidades do site em que ele se encontra.

Aplicados de forma correta, esses snippets ajudam a conferir mais visibilidade aos resultados da marca na página dos buscadores.

Quanto melhor for a impressão deixada para o usuário durante sua navegação, maior será o número de clicks na página mostrada pelo buscador.

E você, está pronto para aplicar os snippets na sua página e ganhar mais leads? Com os 5 motivos para apostar nos atalhos e snipets que mostramos aqui, temos certeza de que eles serão bem úteis para você!

Gostou de nosso post? Compartilhe: