Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque e como limpar o cache do navegador

01/01/2021 às 14:38 Hospedagem de Sites Ajuda

Porque e como limpar o cache do navegador

Você já ouviu falar do cache do navegador, não é mesmo? Esse é um termo comum, porém poucas pessoas sabem seu significado, sua utilidade e principalmente porque ele deve ser limpo com frequência.

Por exemplo, o erro 502 bad gateway pode ser resolvido com uma limpeza de cache em muitas situações.

Hoje nós vamos aproveitar para explicar um pouco mais sobre o cache no navegador, a importância de fazer sua limpeza periódica e como isso deve ser feito!

Então leia este texto até o fim e compartilhe com seus contatos!

Cache do navegador e dados em cache

O cache do navegador é basicamente uma forma de armazenar temporariamente os dados de navegação dos sites visitados, com o intuito de tornar a navegação mais fluida e ágil ao otimizar o tempo de carregamento das páginas.

Seu funcionamento é bem simples: enquanto você navega, o navegador salva dados estáticos das páginas e quando você volta a visita-la ele utiliza esses dados no carregamento, diminuindo as solicitações entre o cliente (seu navegador) e o servidor.

Desta forma, além da sua experiência na internet se tornar mais rápida e agradável você ainda economiza largura de banda. O que pode ser especialmente útil quando se utiliza dados móveis, que geralmente são limitados.

Entre os dados salvos em cache podemos citar alguns exemplos como: elementos HTML, CSS, JavaScript e imagens.

Consequências de limpar o cache

Vamos começar explicando o quais são as consequências de uma limpeza no cache de seu navegador. Obviamente, ao se limpar esses dados eles serão removidos do seu computador.

É interessante citar que o cache em geral é um armazenamento temporário. Assim, se você não voltar a visitar o site de origem daqueles dados, eles serão apagados automaticamente.

Entretanto, como visitamos frequentemente os mesmos sites é comum que o armazenamento se estenda por longos meses ou mesmo anos.

Uma vez que os dados em cache tenham sido apagados, é normal que um site que antes carregava rapidamente demore um pouco mais de tempo a carregar, já que todos aqueles dados deverão ser solicitados novamente.

Motivos para limpar o cache do navegador

Os arquivos que são mantidos em cache ocupam espaço do armazenamento do seu dispositivo. Embora possamos pensar que este espaço é ínfimo, ao longo de um longo período de uso esses dados podem ocupar grandes parcelas do espaço livre.

E não é só isso, o uso do cache pode atrapalhar no carregamento de novos conteúdos da página e apresentar conteúdos incorretos. Isto é, você pode acabar não tendo acesso a atualizações dos sites com os quais está acostumado a visitar. Isso é comumente chamado de “efeito cache” pelos desenvolvedores.

Podemos ainda falar um pouco sobre a segurança. Sim, segurança! Alguns sites por aí possuem malwares em seus arquivos que podem ser salvos juntos com os dados de cache do seu navegador. Assim, manter uma rotina de limpeza do cache pode impedir infecções na sua máquina e evitar muitas dores de cabeça!

Por fim, podemos ainda falar da lentidão que o excesso de dados no cache pode trazer para sua máquina. Ao realizar a limpeza desses arquivos é possível que se note uma melhoria no desempenho e resolver o problema do computador lento.

Limpando o cache do navegador

Claramente todos os dados de cache, assim como qualquer outro dado baixado pelo navegador, ficam armazenados em alguma parte do seu HD. O diretório em si pode variar de acordo o navegador e em geral fica em locais ocultos.

A exemplo do Google Chrome, os dados de cache se encontram no diretório: C:\Users\<seu-nome>\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default\Cache.

Apenas com este exemplo podemos perceber que não seria nem um pouco prático acessar o diretório e apagar os dados de cache. Na verdade, para leigos isso pode até mesmo resultar em apagar algum dado importante por acidente.

Felizmente, existem meios muito mais simples de realizar esse procedimento.

Em geral, todos os navegadores possuem um comando em suas configurações que permite apagar os dados de cache com alguns poucos cliques! Vamos ver como isso é feito nos principais navegadores?

Limpando cache no Google Chrome

Para começar, clique no botão de menu do navegador: os três pontinhos no canto superior direito do navegador. Em seguida busque pela opção “Histórico”. Posicione o cursor sobre ele e selecione “Histórico” novamente. Ou simplesmente aperte ctrl+H.

No menu à esquerda da tela selecione a opção “Limpar Dados de Navegação” e defina o período no qual deseja realizar a limpeza. Feito isso, o próprio navegador irá disponibilizar as opções de limpeza que incluem cache, histórico e cookies. Basta selecionar e finalizar clicando em Limpar Dados.

Mozilla Firefox

O procedimento aqui é bem similar ao anterior, mudando apenas alguns caminhos. Em geral o procedimento sempre será bem similar em todos os navegadores, na verdade.

Você deve começar abrindo o menu nos três risquinhos no topo da tela e buscar por “Biblioteca”. Dentro desta seção busque por “Histórico” e escolha e opção “Limpar Dados de Navegação” e finalize com “Limpar Agora”.

Opera

No Opera você deve buscar pela opção “Histórico” no canto inferior esquerdo do menu e selecionar a opção “Limpar Dados de Navegação”.

É interessante apontar que sempre que precisar acessar o histórico você pode utilizar o comando ctrl+H em qualquer navegador.

Cache e hospedagem de sites

Apesar de ser recomendado a limpeza periódica dos dados de cache, eles também podem ser bem úteis e vantajosos nas hospedagens de site gerando um ganho de velocidade para os sites que em alguns casos pode chegar a tornar a sua página até cem vezes mais rápida.

Ainda podemos citar como uma grande vantagem a redução no uso dos recursos de servidor.

Mas então, se os dados de cache são úteis ao mesmo tempo que podem ser um peso desnecessário, como equilibrar as coisas?

A melhor solução neste caso é definir um espaço de tempo regular que não seja muito curto e nem muito longo para realizar a limpeza de cache na sua máquina. Desta forma, você consegue aproveitar as vantagens por um espaço de tempo seguro para não se sobrecarregar nem colocar em risco com vírus.

É claro que neste caso, nossa atenção está voltada para os usuários da hospedagem de sites e não dos usuários da internet como um todo. Se este não é o seu caso, mantenha a sua limpeza em períodos mais curtos sempre!

Gostou de nosso post? Compartilhe: