Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Computador lento? Veja como resolver este problema

14/12/2020 às 09:40 Hospedagem de Sites Ajuda

Computador lento? Veja como resolver este problema

Poucas coisas são piores do que utilizar um computador lento. Além do estresse diário que isso pode causar, seja no trabalho ou nos momentos que deveriam ser de lazer, isso ainda pode prejudicar sua produtividade.

Se você trabalha em alguma área como designer gráfico, redator ou qualquer área que precise lidar com uma hospedagem de sites, um computador lento prejudicará todo o seu dia de trabalho.

Pensando nisso, fica claro que mais que nunca os computadores são ferramentas de trabalho para muitas pessoas. Logo, é preciso cuidar bem da sua máquina para conseguir o melhor desempenho possível.

Abaixo, nós selecionamos as principais soluções para resolver o problema de ter um computador lento. Algumas são bem simples.

Entretanto, outras envolvem processos diretamente no hardware da máquina. Estas operações podem colocar todo seu computador em risco se mal feitas.

Neste caso, nossa intenção aqui não é ensinar como realizar esses procedimentos técnicos.

Reforçamos que você leve seu computador a um técnico competente de sua confiança e utilize nossas informações como referência para identificar o problema que deixa o seu computador lento.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: como tornar seu computador mais rápido.

Faça uma limpeza de disco

Um dos problemas mais comuns que causam lentidão nos computadores é a sua memória de armazenamento lotada.

Quando a memória do computador está muito cheia é comum que problemas como a lentidão apareçam. Outros problemas que podem surgir envolvem superaquecimento e travamentos repentinos.

Em alguns casos, o computador pode inclusive reiniciar sozinho. Se esse for o seu problema, felizmente ele é bem simples de se resolver.

Na barra de ferramentas do Windows busque pela função “Limpeza de discos”. A limpeza de disco irá varrer o seu computador em busca de arquivos inúteis e irá exclui-los.

Para manter a saúde da sua máquina, recomendamos realizar esse procedimento com frequência. Uma vez ao mês costuma ser mais que suficiente para a maioria das atividades.

Desative a inicialização automática de alguns programas

É comum que muitos usuários mantenham uma série de programas para iniciarem automaticamente junto ao Windows. Muitos programas inclusive, habilitam essa função automaticamente.

Entre eles podemos citar:

  • Spotify
  • Skype
  • Antivírus

E esses são apenas três exemplos. Existem muitos outros programas que poderiam ser incluídos a essa lista.

Para desabilitar a inicialização automática de programas que podem deixar seu computador lento, busque por “msconfig” no Windows.

Na janela que se abrirá, selecione a aba Inicializar ou Startup. Aqui você terá uma visão geral de todos os programas que inicializam automaticamente e o impacto deles no tempo de inicialização do computador.

Desative todos que você julgar necessário. Um lembrete: é recomendado que se mantenha apenas os antivírus para serem inicializado automaticamente por questões de segurança.

Verifique o uso de memória pelos programas

Se você está utilizando o computador e considerar que ele está lento, você pode verificar quais programas estão exigindo mais do computador e encontrar a origem da lentidão.

Para isso, basta acessar o gerenciador de tarefas com o comando ctrl+alt+del. Na aba de processos você poderá verificar o quanto cada programa está utilizando do desempenho do computador nas colunas CPU, memória e disco.

Se algum programa estiver utilizando mais que o normal, é recomendado que o feche manualmente.

Entretanto, se o computador estiver muito lento isso pode ser bem trabalhoso ou mesmo estressante. Neste caso você pode utilizar a opção “finalizar tarefa” no gerenciador de tarefas.

Use menos extensões nos navegadores

É inegável que os navegadores são alguns dos programas que mais consomem memória do computador deixando-o lento.

Como o uso de navegadores é indispensável, a solução aqui é mantê-los o mais leve possível.

Para isso, instale apenas as extensões essenciais e use o mínimo possível.

Desfragmente o disco

Aviso importante antes de começar: jamais desfragmente unidades de armazenamento SSD. Esse processo pode reduzir a vida útil dos equipamentos.

A desfragmentação de disco é outro processo que se recomenda ser feito periodicamente. Acontece que ao longo do tempo com a armazenagem e exclusão de arquivos, o disco pode apresentar espaços vazios não utilizados.

Desfragmentar o disco irá reorganizar estes espaços e torná-los usáveis novamente e trará uma melhora de desempenho ao computador.

Esse processo é muito simples de ser feito. Acesse a opção “Meu computar” e vá ao disco local. Clique sobre ele com o botão direito e selecione “Propriedades”.

Em seguida clique na aba “Ferramentas” e selecione “Otimizar e desfragmentar disco”.

Limpe o hardware da máquina

Desta dica em diante, todas as dicas lidam com a parte de hardware da sua máquina. Por isso, se você não possuir conhecimento técnico, prefira levar a um técnico confiável.

A limpeza da máquina é processo relativamente simples, que envolve retirar a poeira e em alguns casos utilizar álcool isopropílico para limpeza da placa mãe.

Muitos problemas podem ser resolvidos com uma simples limpeza.

Aumente o HD

Muitas vezes um dos principais problemas que causa um computador lento é a falta de memória de armazenamento.

Uma prática que pode resolver aqui é nunca utilizar seu armazenamento até o limite. Se você trabalha com uma grande quantidade de arquivos, uma boa ideia seria aumentar o espaço de armazenamento.

Ou, como eremos no tópico seguinte, utilizar um SSD para leitura de arquivos e um HD externo para armazenamento.

Instale um SSD

O SSD é um tipo de memória digital, enquanto o HD é uma memória analógica. O que isso significa?

Na prática, o SSD possui um desempenho muito mais rápido. O problema aqui é que a vida útil desse equipamento é menor que a de um HD. Por isso, se você deseja velocidade, não tenha dúvidas na hora de instalar um SSD.

E para aumentar sua vida útil, crie o hábito de salvar seus arquivos em uma memória HD externa enquanto utiliza o SSD para programas.

Aumente a memória RAM

Outro problema que pode causar a lentidão de uma máquina é a memória RAM limitada.

A memória RAM é o principal responsável pelo desempenho da máquina junto ao HD. Se a sua máquina estiver lenta após todas as opções anteriores, considere expandir sua memória RAM.

Conclusão

Seguindo essas dicas, você evitará de ter um computador lento quando for acessar a rede mundial de computadores. Para mais dicas de produtividade e marketing digital, acompanhe o blog da ISBrasil diariamente!

Gostou de nosso post? Compartilhe: