Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que você deve aprender sobre design minimalista?

05/06/2018 às 10:59 Marketing

Por que você deve aprender sobre design minimalista?

Quando estamos procurando algum tipo de informação na internet, às vezes, ficamos irritados por causa do excesso de elementos que em alguns casos interrompem a dinâmica da leitura durante a navegação em um site.

Isso nos faz perder tempo e a paciência, não é? É por isso que o web designer deve estar atento à expressão de que menos é mais. Você já ouviu falar em design minimalista?

Ele sempre deve estar na mente de um bom web designer quando projetar algo novo para postar na internet. Esse artigo vai trazer todas as informações os sobre o assunto e algumas dicas para não errar durante a criação de um site. 

O que é design minimalista?

O minimalismo é uma tendência de design que começou no século 20 e continua até hoje, ganhando maior destaque a partir da implementação do Windows 8.O minimalismo sempre foi uma das coisas mais difíceis no design, principalmente no web design.

Um design minimalista é um projeto despojado e prático e que tem apenas elementos que sejam essenciais a ele, sem nada supérfluo. 

Em suma, o design minimalista é conseguir fazer mais com menos, ou seja, fazer um aplicação funcional, prática e que ofereça uma experiência positiva ao usuário, utilizando poucos elementos.

Veja algumas dicas sobre um projeto limpo de web design minimalista, onde o conteúdo é o que deve sempre se destacar. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Concentre-se no conteúdo

Além de escolher com atentar a produzir o conteúdo do seu site, você também tem que levar em consideração o modo como é apresentado este conteúdo. Escolhendo a fonte certa que irá torná-lo visualmente mais bonito aos olhos do leitor.

A internet oferece diversas fontes para você usar e abusar. Você apenas precisa procurar com paciência por aquela que é adequada para que o design do seu site fique mais atraente.

Sempre obedeça ao princípio:  menos é mais

Este princípio é essencial no minimalismo. Evite um design muito carregado, com muitos elementos que não são realmente necessários para sua aplicação.

É claro que todo designer deseja que seu projeto seja melhor do que os outros similares, mas isso não significa que você deve criá-lo com elementos desnecessários. Isto também se aplica para o todo conteúdo que você tem no seu website.

Evite textos longos a não ser que seja extremamente necessário. Vá direto ao ponto, sem enrolações. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Use gráficos com um forte impacto

O uso efetivo de gráficos em um web design limpo é um passo essencial a se tomar. Se você é do tipo artístico e está ansioso para usar de diferentes formas gráficos e imagens em seu projeto web, faça com muito cuidado.

Primeiramente, reúna todas as suas ideias em um ou dois gráficos e depois use-o durante a criação do seu website. As imagens usadas deverão ter um forte impacto visual, quer seja sobre a cor ou a mensagem que transmitem.

Elas devem ter uma perfeita combinação de cores e ideias reunidos em gráficos que não podem afetar o seu conteúdo. No final, cabe a você a escolha de usar gráficos em seu design minimalista. Cores simples também podem ter um impacto forte.

O espaço em branco é necessário

Talvez essa seja uma definição exagerada para o design minimalista, mas é realmente importante. Mais espaço em branco se traduz em menos confusão para o usuário e é isso que realmente importa em um web design minimalista.

Não tenha receio de deixar espaços em branco no seu site, pois ele faz com que o usuário possa ler o conteúdo mais facilmente e tenha uma excelente qualidade de navegação. Seja clean, sempre!

Wireframe único funciona melhor

Agora se você realmente quer criar interesse visual terá de trabalhar em um wireframe único. Você pode demorar mais tempo para criar um wireframe para um design minimalista, pois a criação exige bem mais atenção ao criar a hierarquia.

Antes de fazer o wireframe para o seu design, você precisa decidir que tipo de conteúdo é essencial na aplicação. Você também terá que pensar sobre o alinhamento e depois criar um certo equilíbrio em seu design. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

Não se esqueça da usabilidade

Esse é o detalhe mais importante depois do conteúdo.  Você deve saber como o usuário final se sente depois que navegar em seu site. A navegação deve ser simples, limpa e fácil. Procure não inventar algo diferente quando se trata de navegação.

As pessoas estão acostumadas a navegar usando a barra de topo ou do lado esquerdo e quando encontram algo novo, eles podem se confundir ou simplesmente descartar o site.  Quando tiver a plena certeza que a sua navegação é simples, você já pode introduzi-la em seu site.

Sobre as cores e contraste

O maior problema é que muitos designers se atem simplesmente ao preto ou branco como uma escolha para o seu design minimalista. Você pode usar diversas cores, desde que essas não afetem o seu conteúdo da aplicação, que é o mais importante.

A cor pode fazer as duas coisas, ou seja, destacar o seu conteúdo no site ou torna-lo impossível de ler e se concentrar. 

Por isso esta é uma escolha importante. Pense duas vezes antes de decidir sobre as cores. Use e abuse dos contrastes ao implementar seu projeto, pois isso pode ajudá-lo visualmente destacando algum conteúdo ou informação que você precisa que seja mais facilmente identificável.

Você terá que adicionar o contraste, se você decidir usar mais espaço em branco para um design minimalista mais elegante. 

Conclusão

No final das contas, cabe a você e a sua imaginação sobre como construir o design do seu website. Não se esqueça de seguir as dicas acima e algumas regras da profissão se quiser ser bem sucedido nessa promissora área. 

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: