Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que usar scroll como ferramenta de navegação do site

09/04/2018 às 14:28 Ajuda

Por que usar scroll como ferramenta de navegação do site

Hoje em dia, todas as pessoas querem o máximo de facilidade para navegar na internet. Seja pelo celular ou desktop, ninguém quer encontrar dificuldades, principalmente se for comprar algum produto ou serviço.

 

O que muita gente desconhece é uma tecla que está presente na maioria dos computadores mais modernos, que ajuda bastante na navegação de um site ou blog.

 

A tecla Scroll Lock é uma mão na roda quando o assunto é navegação rápida e esse artigo vai trazer as vantagens de usá-la sempre. Leia até o final e saiba mais.

 

O que é a Tecla Scroll Lock?

 

Trata-se deuma tecla presente na maioria dos teclados dos computadores modernos. O seu comportamento depende do software que está em uso.

 

Essa tecla foi criada pela IBM com o objetivo de modificar a função das teclas direcionais de navegação, fazendo o usuário ganhar tempo. Quando o scroll lock está ativado, as teclas direcionais rolam os conteúdos de uma tela em modo texto sem a necessidade de mover o cursor.

 

Dessa maneira, o Scroll Lock tem o objetivo de habilitar uma função secundária para um grupo de teclas. Atualmente, poucos programas modernos ainda utilizam o Scroll Lock, como o Excel, que rola a tela sem modificar a célula ativa quando o Scroll Lock está ligado, facilitando sua visualização ao redor da tela.

 

No início, a função dela era modificar o funcionamento das teclas de direção do teclado da seguinte forma: quando ela estava desativada, o usuário tinha que apertar as teclas, fazendo com que o cursor se movesse pela tela; quando ela estava ativada,ele tinha que apertar as teclas fazendo com que a tela rolasse.

 

A tecla Scroll Lock é programável e por isso pode ter usos diferentes em outros programas ou sistemas operacionais.

 

No Linux, por exemplo, ela pode ser usada para bloquear ou desbloquear inputs no console Linux. Em alguns sistemas da Microsoft, como a família Windows NT, ela é usada para fins de apuração de bugs ou diagnósticos de boot. Leia nosso post sobre Hospedagem com WordPress

 

O que é a técnica Scroll infinito?

 

Scroll infinito é uma moderna técnica que permite que o usuário continue rolando por uma infinidade de conteúdos sem precisar, em nenhum momento, apertar outro botão para carregar mais nada.

 

Dois bons exemplos desse tipo de interação são o newsfeed do Facebook, e o seu feed pessoal do Pinterest. O usuário pode continuar rolando a página indefinidamente, sem mais precisar trocar de página ou apertar um botão para carregar mais itens.

 

Essatécnica está totalmente alinhada com uma estratégia de maior tempo de permanência nas páginas. Os proprietários de sites não querem que você se dê conta que já está navegando na página há um bom tempo e que você chegou ao final dela, ou seja, quanto menos você perceber isso, melhor.

 

Por isso, o scroll infinito é um ótimo aliado dos serviços que podem mensurar o seu sucesso pelo tempo de engajamento dos internautas em sites ou aplicativos.

 

Vale lembrar que o Scroll infinito funciona melhor para sites com conteúdo gerado por usuários como Twitter ou Facebook, que tenham conteúdo visual como o Pinterest ou Google Images ou em sites que pretendem equilibrar a quantidade de tráfego em seu conteúdo.

 

Conheça algumas vantagens dessa importante tecla que muita gente desconhece.

 

Rolagem infinita

 

É uma técnica que permite que os internautas rolem através de uma grande quantidade de conteúdo sem um final de página aparente. Esta técnica consiste em simplesmente atualizar o conteúdo conforme você rola para baixo.

 

Por mais tentador que isso possa soar, essa não é uma funcionalidade coringa que se encaixa em todo tipo de site.

 

Na verdade, a rolagem infinita é uma funcionalidade praticamente obrigatória para interfaces de descoberta. Quando um internauta não pesquisa por algo específico, este precisa ver uma grande quantidade de itens para achar algo que realmente o agrade. Conheça nosso serviço de Hospedagem com WordPress

 

É possível mensurar os benefícios da rolagem infinita. Um bom exemplo é o feed de notícias do Facebook. Por ser atualizado constantemente, os usuários sabem que jamais verão todo o seu conteúdo.

 

Com a rolagem infinita, o Facebook faz o melhor para expor a maior quantidade possível de informação para os usuários.Conforme os internautas rolam as páginas, mais eles consomem desse fluxo de atualizações.

 

Engajamento dos usuários e descoberta de conteúdo

 

Para contextos em que a rolagem é o método principal de exploração de conteúdo, a rolagem infinita pode fazer com que os usuários permaneçam mais tempo em sua página, aumentando o engajamento.

 

Com a popularidade das mídias sociais, uma enorme quantidade de conteúdo é consumida todos os dias. A rolagem infinita oferece uma forma eficiente de se navegar nesse oceano de informações sem ter que esperar as páginas carregarem. Aprimore seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress

 

Rolar é melhor que clicar

 

Os internautas desfrutam de melhores experiências quando rolam a página do que quando clicam ou tocam. Os botões de rolagem ou de toque fazem o movimento de scroll ser bem mais fácil e rápido do que o clique.

 

Se você estiver lendo um conteúdo contínuo e longo como, por exemplo, um tutorial, a rolagem fornece uma usabilidade melhor do que a divisão de texto em várias telas ou páginas.

 

Rolagem para mobile

 

Quanto menor a tela, maior será a rolagem. A popularização da navegação móvel é outro fator contribuinte ao uso da rolagem infinita. O uso do scroll nas telas mobile fazem da navegação em páginas longas mais intuitiva e fácil para o usuário.

 

Como resultado, os usuários aproveitam uma experiência verdadeiramente responsiva, não importando qual dispositivo eles estejam usando.

 

Ainda tem dúvidas?  Semproblemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Nossa equipe não mede esforços em prestar um atendimento de qualidade e para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: