Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que se tornar um desenvolvedor especialista em cloud computing?

18/07/2018 às 09:32 Ajuda

Por que se tornar um desenvolvedor especialista em cloud computing?

A carreira de desenvolvedor está em alta no Brasil e isso se deve ao surgimento dos aplicativos móveis, e principalmente, pela expansão do Cloud Computing (Computação na Nuvem).

Com a chegada das novas tecnologias, essa profissão foi impulsionada e hoje é uma das principais opções para quem quer trabalhar com programação e TI.

Atualmente, mesmo que o profissional não seja um especialista na nuvem, ele pode conseguir novos jobs e aproveitar boas oportunidades de emprego na área.

O mercado está querendo esse tipo de profissional e por isso não é difícil encontrar chances de fazer carreira em grandes empresas.

O quanto a nuvem facilita o trabalho dos desenvolvedores?

A nuvem facilita a vida dos profissionais de TI, isso é fato. E por que? Tudo pela questão da mobilidade.

As soluções Cloud Computing permitem que seja possível desenvolver aplicativos e deixá-los disponíveis para acesso em qualquer momento.

Empresas como a Netflix e o Spotify, por exemplo, usam a nuvem para upar todos os filmes, séries e músicas disponíveis, assim elas não precisam de um servidor físico para tal.

E com isso, seus clientes podem acessar os conteúdos de maneira simples pelo aplicativo ou site das empresas.

As soluções na nuvem permitem uma migração de dados mais rápida, além de ter uma alta capacidade de escalabilidade, podendo agregar mais robustez ao servidor, de acordo com o crescimento da demanda de uma empresa.

Por isso, o Cloud Computing é um grande facilitador na vida de desenvolvedores e isso tem aquecido o mercado, já que a grande maioria dos novos empreendedores digitais e startups recorrem a nuvem para desenvolverem seus produtos.

A Nuvem fornece servidores virtuais com bastante segurança e que agilizam o trabalho dos profissionais da área, sendo soluções focadas em atender grandes demandas com um melhor custo-benefício.

Antes da chegada do Cloud Computing, o trabalho era bem mais árduo.

Era preciso investir em servidores físicos, que são bem mais caros, para se criar novos softwares, o que aumentava o tempo para desenvolvimento dos programas e aumentava a dificuldade e o custo para distribuir os novos serviços.

Com a nuvem, é possível ter vários recursos em tempo real e diminuir o custo de investimento em projetos, podendo oferecer serviços melhores para seus clientes.

Mesmo sem grande capacidade de recursos, é possível trabalhar com bom espaço de armazenamento e contar com ferramentas importantes para crescer no mercado digital.

Saiba quais são as vantagens de criar um blog.

Leia também sobre mariadb!

Quais habilidades devo ter como desenvolvedor especialista em Cloud Computing?

O trabalho na nuvem é uma junção de diversas tecnologias e para ter sucesso é preciso se adaptar a esse novo ambiente.

O principal motivo para o crescimento rápido dessas soluções em grandes empresas é que ela acaba simplificando a maioria das tarefas cotidianas.

Na nuvem, é possível trabalhar com aplicações, obtendo recursos especiais para facilitar o gerenciamento e o monitoramento das mesmas.

O desenvolvedor também deve adquirir bastante conhecimento em recursos para a gestão de dados, como por exemplo, o Big Data e o uso da linguagem SQL e outras características que facilitem o trabalho com bancos de dados relacionais.

Os recursos de computação também são amplamente utilizados na nuvem, por isso é muito importante saber como utilizar redes, VPN e outros serviços desse gênero.

A inteligência artificial e o machine learning também são tecnologias que ampliaram seu potencial através da nuvem.

Outra tendência entre as “tecnologias do futuro”, a IoT (Internet das Coisas) também passou a utilizar recursos na nuvem para melhorar a conectividade entre esses equipamentos inteligentes, facilitando o processo de dados e a gestão dos dispositivos.

Ter conhecimento das aplicações de monitoramento e segurança também é de extrema importância, já que a nuvem oferece recursos bastante potente para essas áreas, que podem facilitar a vida de um desenvolvedor em projetos de todos os tipos.

Confira quais são os principais conhecimentos que um desenvolvedor que usa o Cloud Computing tem que ter:

  • Conceitos da nuvem (SaaS, PaaS, IaaS, escalabilidade, migração, etc)
  • Banco de dados relacionais e espaço de armazenamento
  • Linguagens de programação e Frameworks (HTML, CSS, JavaScript, etc)
  • Padrões de arquitetura da nuvem
  • Tecnologias open source
  • Segurança e Criptografia
  • Monitoramento de ambientes e redes
  • Backup, recovery e replicação de serviços

Essas habilidades são essenciais tanto para desenvolvedores que trabalham com o desenvolvimento de softwares na nuvem ou mesmo fazem o gerenciamento de aplicações nesse ambiente.

Os desenvolvedores que se adaptam mais rapidamente a nuvem são os mais são absorvidos pelo mercado.

Os profissionais que focarem em terem conhecimentos gerais da infraestrutura do Cloud Computing, com certeza, não terão grandes dificuldades para trabalharem e gerenciarem aplicações na nuvem.

Ainda há a possibilidade de unir esses dois serviços, tanto desenvolver aplicativos como gerenciar aplicações na nuvem. Para isso, o desenvolvedor deve buscar agregar mais habilidades para se tornar mais completo.

Como aproveitar as chances para desenvolvedores no mercado de Cloud Computing?

Já dissemos acima que ser um especialista na nuvem pode garantir excelentes chances de empregos e jobs freelancer no mercado.

O ideal é que o profissional desenvolva uma estratégia para conseguir mostrar tudo o que ele sabe fazer na nuvem.

Faça um bom networking e compartilhe seu conhecimento. Neste primeiro momento, não espere nenhum retorno financeiro e sim a troca de experiências.

Busque se firmar neste mercado para se tornar uma referência e pode colher os frutos em médio e longo prazo.

Gostou do texto? Confira mais dicas sobre o assunto e outros temas relacionados em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Sites, temos planos para todos os perfis de clientes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: