Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Paywall: como restringir conteúdo do seu site no WordPress

14/04/2019 às 18:23 WordPress

Paywall: como restringir conteúdo do seu site no WordPress

Quem tem um site com um bom conteúdo pode gerar receita através de Paywall.

Nesse sistema, você utiliza algumas ferramentas para limitar o acesso de conteúdo aos visitantes do seu site, fazendo com que eles tenham que assinar o seu serviço para ter acesso ao conteúdo completo.

E claro, o Paywall não funciona apenas em troca de receita, esse método também pode servir para garantir mais conversões na oferta de materiais ricos como ebooks, por exemplo.

E como o WordPress é o principal CMS (plataforma de gerenciamento de conteúdo) do mundo, vamos lhe mostrar alguns plugins e ferramentas para a prática de paywall.

Com estes serviços, você poderá aumentar a receita do seu site, fomentar mais conversões e ganhar mais seguidores nas redes sociais da sua empresa.

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

O que é Paywall?

Traduzindo para o português, Paywall significa “Muro de Pagamento”. Usando uma analogia simples, para atravessar esse muro o usuário deve assinar o seu serviço ou realizar alguma ação específica, somente asism ele quebraria o muro e teria acesso a todo o conteúdo do seu site.

O Paywall é um sistema de assinatura que visa a monetização de conteúdo. No Brasil, ele é bastante usado pelos grandes portais de notícia.

O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, entre outros, utilizam esse tipo de sistema para fazer seus leitores assinarem a versão digital dos jornais.

Geralmente, o usuário paga uma mensalidade fixa de assinatura como acontece nos streamings e tem acesso a todo ou uma parte delimitada do conteúdo de um site.

Como dissemos acima, o paywall também pode ser para incentivar usuários a fazer alguma ação.

Alguns blogs já vêm utilizando esse formato para aumentar suas conversões. A ideia é bem simples: para ter acesso a um conteúdo, o usuário deve se cadastrar numa newsletter, por exemplo.

Como utilizar o Paywall no WordPress?

Vamos lá! Listamos abaixo alguns plugins gratuitos e pagos que oferecem meios de pôr uma estratégia de paywall em prática.

Tanto para a geração de receita como para a fomentação de conversões em seu site. Confira abaixo:

Page Restrict

Com este plugin, você poderá limitar o acesso de todo ou de parte do conteúdo do seu site para usuários cadastrados na sua página.

O Page Restrict é bem simples e você pode dividir os usuários cadastrados em listas e editar as configurações das páginas que poderão ou não serem acessadas por cada um deles.

Para o usuário, o Page Restrict exibe uma mensagem de registro ou de login para cada usuário.

Dessa forma, ele pode ter acesso, caso já seja cadastrado ou realizar o registro para posteriormente ter acesso ao conteúdo do site.

Confira também: Hospedagem com WordPress.  

Restrict Categories

Com esse plugin, você pode restringir o acesso ao seu conteúdo dividindo-o em categorias.

Essa ferramenta é excelente, principalmente, se você já possui muitas postagens. Imagine se você tivesse que configurar o acesso em cada uma delas? O tempo seria bem maior do que agrupá-las em categorias.

Para lhe ajudar, o Restrict Categories consegue organizar o conteúdo de todos as categorias e ainda limitar o acesso por meio dos perfis de usuários cadastrados no seu site.

Você pode, por exemplo, fazer algo bem simples, listando uma categoria de Conteúdo premium para usuários cadastrados.

Dessa forma, para ter acesso aos conteúdos dessa categoria, o usuário precisará se cadastrar no seu site e pagar uma mensalidade ou realizar uma ação que seja do seu interesse.

Like Gate

Esse é um plugin gratuito que limita o acesso a conteúdos pondo como condição aos usuários, o compartilhamento da postagem ou a curtida em sua página no Facebook.

Além de ser uma ação simples e pouco invasiva, usar o Like Gate deve turbinar a página no Facebook da sua empresa.

Inserir o código do plugin no espaço de conteúdo que você deseja limitar, assim o usuário só poderá vê-lo após clicar no botão de curtir e compartilhar a sua página ou postagem nas redes sociais.

Social Locker for WordPress

Este é um plugin pago que tem parceria com algumas das principais redes sociais do mercado.

O Social Locker for WordPress oferece o serviço de Paywall e em contrapartida cobra dos visitantes do seu site, curtidas e compartilhamentos do conteúdo no Twitter e no Facebook.

Mesmo que seja uma opção paga, esse plugin é uma ferramenta bem mais completa e pode auxiliar na integração de conversões em mais redes sociais, o que é mais vantagem do que focar em apenas uma plataforma.

Pay with a Tweet

Como o próprio nome já diz, esse plugin faz com que os usuários da sua página “paguem por conteúdo com um tweet”.

Simples, não é? Para ter acesso a um conteúdo, os usuários devem fazer um tweet com o link do seu site para divulga-lo em seu perfil na rede social.

Qual é a importância de fazer Paywall no meu site WordPress?

Como vimos ao longo do texto, o Paywall é uma maneira de gerar receita ou fomentar ações dentro do seu site.

Então, esse sistema é excelente para movimentar os usuários que visitam a sua página fazendo com que eles deem valor ao seu conteúdo.

Todos os plugins que citamos acima não são invasivos e servem para incentivar ações e não as barrar.

Com criatividade e confiança no seu conteúdo, o seu site pode se tornar um grande aliado na conversão ou na geração de receita para o seu negócio na internet.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: