Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Passo a Passo para garantir seu nome na internet

05/10/2016 às 16:03 Hospedagem de Sites

Passo a Passo para garantir seu nome na internet

Uma questão comum de pessoas que pensam em criar um site é se vale a pena registrar um domínio. Ter um nome personalizado com seu próprio negócio sempre parece algo burocrático e pouco econômico, visto que muitas plataformas dão a opção gratuita, sem problemas e de maneira bem rápida.

Para se cadastrar em um Wordpress ou Blogspot – os mais comuns -, por exemplo, basta fazer um registro básico. Em poucos minutos, seu canal já está criado e já é possível lançar as primeiras publicações, tudo na maior prática.

De início, essa é uma ótima tática e que torna-se ideal para os ‘’apressadinhos’’, que querem logo montar um site e começar a trabalhar, produzindo conteúdo, gerenciando anúncios e fazendo tudo que ele exige. Mas, com a rotina, algumas coisas começam a pesar, ainda mais quando se pensa em ganhar dinheiro na internet e se destacar em meio a tanta concorrência.

Quando entramos nesse meio e começamos a nos deparar com uma série de desafios e oportunidades, torna-se primordial buscar soluções que vão além do convencional, para trazer destaque e garantir melhor posicionamento – e sucesso – ao site. Embora a internet ofereça muitas ferramentas essenciais, é preciso pensar em cada etapa e mais que isso, otimizá-las, para que tudo cresça com muita eficácia.

Toda essa introdução serve como inspiração para te mostrar o quanto pequenas decisões são importantes quando se trata de marketing digital. Um pequeno hábito pode realmente fazer a diferença na web, por isso este artigo fala sobre a gestão de um domínio para qualquer página, de uma iniciante até aquela que está em ascensão.

Por isso, preparamos algumas dicas bacanas sobre registro de domínio e por que você precisa contar com esse recurso para seu site. Além disso, falaremos sobre as vantagens e como fazer isso passo a passo, em um processo simples e prático.

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

Por que seu site precisa de um domínio?

Credibilidade. É o que mais falta na internet atualmente, em meio a tantas plataformas e sites que vemos sempre na web. Ao pesquisar um assunto no Google, são diversas opções, uma prometendo mais que a outra e gerando muitas dúvidas nos usuários, inclusive aquela pergunta: ‘será que essa fonte é mesmo confiável?’

Uma página que não se importa em divulgar um bom conteúdo, bem como com a estrutura em si, dificilmente terá a credibilidade necessária para ter cada vez mais internautas ativos para acompanharem e compartilharem seus textos. Isso vai ficando ainda mais latente com o tempo, quando começa a pegar uma fama de ruim, afastando muitas pessoas.

Com certeza, você já deve ter acessado um site ruim e que não cumpre o que promete, usando estratégias apenas para chamar o usuário, mas sem nada a oferecer. É aí que a credibilidade cai em níveis catastróficos, pois dificilmente você voltará a mesma fonte para consultar outra informação.

E, tanto quanto o conteúdo, atentar-se a todo o visual, nome e estrutura de seu site é um passo primordial para deixá-lo profissional, responsivo e confiável. Como estamos falando de domínio, chegamos a questão: Será que as pessoas dão crédito para blogs e páginas que usam nomes das plataformas gratuitas mais comuns na web?Vamos a um exemplo prático: Você precisa fazer uma pesquisa sobre ‘dor de cabeça’. Ao digitar no Google, se depara com muitas alternativas. Independente do posicionamento, compare duas páginas: a primeira, com o nome ‘saúde e bem-estar.com’. A segunda, ‘saúde e bem-estar.blogspot.com’. Qual te deixa mais confiante?

Pois é, a primeira parece mais séria apenas por usar um domínio próprio. É claro que não dá para  generalizar em todos os casos, mas dá para entender porque o nome do site é fundamental para aumentar o tráfego e garantir mais pessoas navegando em seu site?

nome na internet

E não é só isso: o domínio pode ser escolhido diretamente por você, com registro básico, econômico e vantajoso, sem burocracia e facilitando a execução de melhores estratégias para que seu negócio cresça e consiga destaque na rede. Por isso, garantir seu nome é um passo essencial quando se trata de marketing digital e plataforma profissional, um detalhe que faz muita diferença!

Mas, então, como fazer o registro de domínio passo a passo?

Registrar um domínio é tão simples que muita gente fica surpresa. Parece um processo demorado, caro e que dará muita dor de cabeça, mas, felizmente, é exatamente o contrário. Tudo é manipulável e feito com a total praticidade.

Para você não perder tempo, confira o passo a passo para garantir seu nome:

  • Escolha a melhor opção: Antes do registro, é preciso escolher o nome ideal de seu site, pensando em várias alternativas que tenham realmente a ver com o nicho/tema que será tratado. Outra estratégia primordial é apostar em algo que as pessoas procurem bastante no Google, um termo popular e que ficará bem ranqueado nos buscadores.
  • Acesse o site Registro.br: Já tem um nome incrível para seu site? Então, basta acessar o registro.br para garantir que ele seja seu. Basta criar uma conta simples e solicitar o registro, desde que ele esteja disponível e não seja usado por outra pessoa. A partir daí, resta esperar um tempo curto para a liberação e o pagamento. O valor sai por cerca de 30 reais e dura um ano (isso mesmo, você só irá se preocupar com isso uma vez). Depois de tudo isso, basta esperar até que tudo esteja certo para usar em sua página.
  • Outra forma de conseguir um domínio é diretamente com o provedor de hospedagem. Muitos grupos oferecem a opção de registro diretamente com a contratação de um plano – que você precisará para que o site funcione sem problemas, garantindo uma ótima experiência ao usuário. Quer saber mais sobre essa alternativa? Entre em contato com a ISBrasil!

Registrar um domínio é fundamental para quem está investindo em um negócio online e precisa deixá-lo totalmente pronto para crescer e ficar cada vez melhor. Vale muito a pena, é um passo inicial para um futuro promissor! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte!

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: