Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Otimização do WordPress? O que é e como otimizar o WP

29/05/2020 às 19:20 WordPress

Otimização do WordPress? O que é e como otimizar o WP

Primeiramente, para se falar sobre otimização do WordPress, é necessário citarmos sobre sua versão, pois, há sites que se utilizam de versões antigas do WordPress em seu sistema, o que inviabiliza sua otimização, sendo assim, o primeiro passo para buscar melhores recursos é a atualização, até mesmo, tendo em vista os riscos causados por versões antigas na segurança e privacidade dos usuários.

Recursos Desnecessários

Existem efeitos e transições que trazem uma visibilidade mais bonita ao WordPress, bem como movimentos que impressionam, porém, são desnecessários aos resultados concretos e efetivos, sendo assim, deixar de utilizar esses recursos, otimizam a experiência do usuário.

E, dá para ter uma experiência bem-sucedida no WordPress sem precisar ter efeitos e transições de forma exagerada, apenas para compor a visualização, e, reduzir o tamanho das imagens entre 30 e 80% se utilizando de ferramentas adequadas, também melhora o funcionamento de todo sistema.

Nessa mesma perspectiva, remover plug-ins desnecessários, eliminando propriamente, e, não apenas desativando plug-ins que não são mais utilizados e, nem mesmo serão utilizados futuramente, também fazem parte desse processo de otimização.

Para ter um processo de otimização, esvaziar o esforço do browser em carregamento de sites, mostrando menos postagens por página por exemplo, diminuindo os requests, também faz parte. Quanto maior a quantidade de postagens por página, mais esforço o browser fará, e, menos velocidade terá o sistema.

Desativar Avatares

Antes de citarmos as implicâncias no sistema, é importante saber, que Avatar é a imagem que aparece sempre ao lado do nome do usuário, quando se comenta em sites com o recurso ativado, e, quando isso ocorre, o site precisa realizar uma requisição externa, gerando assim, um tempo maior de carregamento.

Sendo assim, desativar esses recursos que são apenas funcionais, mas não essenciais, aceleram a performance do site.
Para desativar, vá em Configurações > Discussão > Avatares e desmarque o item Mostrar Avatares, na seção Exibição do Avatar.

Cache Habilitado

Cache é um dispositivo interno e de acesso rápido, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede, e, quando habilitado, as informações serão buscadas diretamente no cache.

Existem plug-ins que são excelentes para manter arquivos em cache, W3 Total Cache, WP Super Cache e DB Cache Reload.

Banco de Dados

Para otimização do banco de dados, a maneira mais adequada seria compactuar o conteúdo, podendo ser feita diretamente no PHPMyAdmin, ferramenta bastante utilizada em hospedagens do WordPress.

Sobre Arquivos

O armazenamento de imagens também é um recurso que auxilia no aprimoramento do WordPress, por exemplo, se utilizando do Content Delivery Network (CDN), que é uma rede utilizada para armazenar imagens. E, um exemplo de CDN gratuito e ótimo para uso é o CloudFlare.

De mesmo modo, escolha também, imagens no formato JPEG, pois, são menos pesadas, e, trazem os mesmos benefícios que as demais, não trazendo nenhuma perda para o usuário.

Redução de Informações

É possível se utilizar de recursos que inviabilizem a necessidade de se inserir as mesmas informações por diversas vezes, por exemplo, PHP. Porém, pode se substituir o PHP por HTML estático, pelo fato deste, não se utilizar de recursos do servidor.

Temas que otimizam o Wordpress

A escolha de um tema também influencia a otimização do WordPress, sendo assim, escolha temas menos pesados, e, que trazem não somente beleza, mas também, qualidade ao pleno funcionamento do sistema, entre eles: Theme X, Betheme, Enfold e Bridge.

Habilite o Gzip

O ato de submeter os arquivos do site comprimidos para o navegador, é a chamado compressão GZIP, que traz uma economia de 80% de largura de banda do site, podendo ser habilitado entrando em contanto com o servidor de hospedagem para que a habilitação seja realizada.

Otimização de fontes

Outra maneira de otimizar o WordPress é se utilizar do mínimo necessário de fontes. A utilização de plug-in como WP Rocket auxilia na otimização de fontes externas do site, acelerando o sistema.

Otimizações de Ícones

Apesar da utilização de ícones em sites crescer de forma expressiva, nem sempre eles auxiliam na performance do site, sendo assim, otimizar os ícones também se faz necessário, pois, o número de requisições que o navegador faz para buscar arquivos do próprio site impactam diretamente no seu desempenho.

Hotlinks

Hotlinks é o ato realizado por uma pessoa para copiar a URL de uma imagem em um site Sendo assim, cada vez que uma pessoa copia a URL do seu site, para colocar no site dela, sempre que outra pessoa acessar o site dela, o carregamento será feito no seu servidor, sobrecarregando o sistema.

Então, o ideal seria desativar os HOTLINKS, minimizando as interferências dos outros no seu sistema.

Hospedagem

A hospedagem é extremamente importante para otimização do WordPress, tendo em vista que, uma hospedagem de baixa qualidade afeta em todos os outros recursos do mesmo, além de impossibilitar um carregamento saudável, prejudicando a velocidade, tão relevante para as buscas.

Segurança

A WordPress constantemente possibilita recursos de proteção de dados, quais sejam, updates de correção de bugs e segurança, os quais inviabilizam ataques, e crimes cibernéticos, trazendo maior segurança.

Nesse mesmo sentido, a Hospedagem WordPress possibilita que a plataforma esteja sempre na versão mais atualizada, com atualizações frequentes, possibilitando um ambiente mais seguro e confiável.

O certificado SSL possibilita a validação de domínio e criptografia de dados, sendo assim, caso haja invasão no site, o invasor não conseguirá ter acesso aos dados pessoais do usuário.

A importância do certificado SSL, se dá com a permissão do protocolo HTTPS, e, o site será considerado pelo navegador como seguro. O mesmo não ocorre, por exemplo, quando o usuário não tem o certificado, sendo considerado pelo navegador como site “não seguro.

Sendo assim, as atualizações em dia, os plug-ins do WordPress, hospedagem com a qualidade necessária são vitais para o perfeito funcionamento do sistema.

É importante estar sempre atento as particularidades de cada servidor, bem como as configurações que podem deixar o site de um modo mais lento, assim como se utilizar dos plug-ins necessários e de qualidade e reduzir scripts desnecessários, buscando sempre os pequenos pontos a melhorar, que costumam ser vitais para o pleno funcionamento do sistema.

Gostou de nosso post? Compartilhe: