Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Os riscos de utilizar um tema pirata no seu site WordPress

15/03/2018 às 21:30 WordPress

Os riscos de utilizar um tema pirata no seu site WordPress

Um dos principais pontos que temos de pensar ao montar um site é como será o seu layout. Para isso, geralmente, fazemos um brainstorming de ideias para definir qual será a melhor opção.

É importante buscar por bons temas, principalmente quando montar um site no WordPress. É preciso montar um layout que tenha a ver com a missão de sua marca e possa ajudá-la a crescer no mercado, servindo de base para fazer o seu negócio ter sucesso.

Não é nada difícil encontrar boas referências na internet, afinal não é preciso procurar muito para encontrar sites que oferecem temas pagos e gratuitos para o WordPress. O problema é que você pode encontrar e pagar por um tema pirata, que na maioria das vezes parece funcionar perfeitamente, mas na verdade traz alguns riscos para sua aplicação.

Confira quais são os principais riscos de um tema pirata no seu site WordPress:

Problemas na segurança de dados

É importante frisar que as versões originais de temas do WordPress são constantemente atualizadas e mantém o seu site em segurança. Diferente de um tema pirateado, que não passam por atualizações e geralmente trazem consigo códigos maliciosos ou infectados por vírus.

Num tema pirateado, por exemplo, é importante saber o que você está recebendo. Seu tema pode vir todo comprometido e aproveitar para usar o seu site como spam ou tornando mais fácil a invasão de hackers por conta das falhas de segurança.

Ter um site hackeado mais facilmente é um risco que você corre quando você usa um tema pirata no WordPress. E esse é um risco que não vale a pena assumir! Até por que para corrigir um problema desse tipo dará um trabalho muito maior do que se você usasse um tema original do CMS. Saiba também o Passo a passo para criar o seu Blog

Não há suporte

Ao usar um tema original, você recebe todo o suporte profissional da equipe de desenvolvedores do WordPress, o que é muito importante para ter auxílio em alguns problemas e tirar todas as dúvidas.

No caso de um tema pirata no WordPress, isso não acontece. Ao usar um tema desse tipo você não recebe nenhum tipo de garantia, o que preocupa, já que se algo der errado em seu site, o que não é pouco provável, você não receberá assistência alguma.

Se o seu sistema for invadido, por exemplo, é possível que até seu computador de trabalho e toda a sua rede, caso você tenha mais colaboradores seja comprometida. Inclusive, pode ser possível que até os visitantes de seu site tenham seus computadores afetados.

Em alguns casos, as pessoas contratam profissionais para instalar um tema original no WordPress, mas acabam baixando e instalando temas de sites piratas. Com isso, depois de uma invasão ao seu site, o profissional não irá conseguir lidar com o problema e seu site será totalmente afetado.

Clientes sem conhecimento em programação nem imaginam que o uso de um tema pirata pode afetar o site de uma maneira bruta, sem deixar vestígios. Ter problemas com temas piratas, provavelmente irão resultar num gasto absurdo de dinheiro, já que os profissionais sérios da plataforma não costumam trabalhar com temas piratas e cobram muito caro para trazer soluções para esse tipo de problema.

Recursos não são atualizados

É importante para se manter seguro no WordPress que você tenha o seu tema sempre atualizado. Os temas WordPress recebem em média, três grandes atualizações por ano, por isso não é preciso gastar muito tempo para realizar este serviço.

Por não receber atualizações, os temas piratas tendem a deixar o seu site com os recursos desatualizados, além de claro, afetar bruscamente a segurança da aplicação, como já falamos acima.

Por outro lado, ao comprar um tema original do WordPress você receberá toda a assistência e seu CMS estará sempre com a versão mais atualizada. Com isso, você irá poder aproveitar a todos os benefícios das atualizações da plataforma que sempre trazem melhorias de segurança de dados, widgets, plugins e temas.

Adotar temas piratas, significa um site em WordPress com segurança falha e sem a possibilidade de receber os novos recursos da plataforma que seriam adicionados, caso você usasse um tema original.

Prejudica o ranqueamento no Google

Outro ponto que deve ser levado em conta é que os temas piratas por terem códigos maliciosos não são bem vistos pelo Google. Afinal, um dos fatores que definem as posições de ranqueamento nos resultados de busca no site é o fato da segurança das aplicações.

Por isso, um site com códigos maliciosos escondidos consegue ser detectados pelo Google, o que podem interferir no seu ranqueamento, por mais que o seu conteúdo seja relevante e você tenha aplicado as técnicas de SEO corretamente.

O uso de temas piratas no site WordPress pode resultar ainda em punições do Google, o que é ainda pior. Seu site também pode se transformar num fonte de envio de spam, o que prejudicará ainda mais a sua atuação na internet. Esses fatores podem fazer o seu site entrarem na lista vermelha do Google e não ser recomendado na web.

Por que gastar dinheiro com temas e outros recursos originais no WordPress?

Listamos alguns pontos principais que mostram que a escolha de temas originais do CMS são a melhor opção para o sucesso de um site online, confira:

- Garantia de segurança.
- Criação de temas feitos por desenvolvedores da plataforma, o que garante suporte técnico.
- Tenho arquivos que posso utilizar a qualquer momento, sem correr riscos.
- Sem preocupação com vírus e invasões de hackers ao meu site.
- Possibilidade de personalização de um site, mesmo que o usuário não tenha o conhecimento necessário.
- Garantia do fabricante, o que garante o reembolso ou a troca de tema e recursos.
- Comprar temas originais, estimula os desenvolvedores a criarem mais recursos para o WordPress, o que é bom para todos os empreendedores.
- Valorização dos serviços de profissionais sérios.

Gostou das nossas dicas? Confira muito mais em nosso blog. Conheça os nossos planos de Hospedagem com WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: