Os principais programas para linguagem Python

17/05/2020 às 09:32 Ajuda

Os principais programas para linguagem Python

Quando falamos em linguagem Python, logo vem à mente de muitos um tipo de linguagem rebuscada e complicada difícil de aprender e que exige muito dos profissionais.

Mas apesar de essa aura existir em torno dessa linguagem, é importante entendermos que ela é uma das mais importantes hoje em dia e essencial para qualquer um que deseje se destacar no mercado.

Sabendo disso, separamos os principais programas para linguagem Python que você pode utilizar. Dessa forma, você vai perceber que não se trata de um bicho de sete cabeças e que utilizar a linguagem Python pode ser uma boa ideia para a sua carreira. Confira gora!

O que é a linguagem Python?

Antes de mais nada, é importante que você entenda mais profundamente o que é a linguagem Python e por que ela é tão importante hoje em dia. Trata-se de uma linguagem de programação criada no início dos anos 90 com software aberto.

Isso significa que a empresa que o lançou não necessariamente realiza as melhorias para as novas versões do programa, mas os próprios usuários podem realizar essas melhoras.

Como se tata de um software de programação, não demorou para que ele se tornasse um dos mais importantes. Hoje em dia, você pode utilizar o Python para coisas básicas, como a construção de um aplicativo da sua empresa, por exemplo, mas também para coisas mais complexas, como a criação de jogos digitais.

A versatilidade que a linguagem Python possui é o que faz com que ela seja tão importante, já que praticamente qualquer tipo de empresa pode tirar proveito dela. Entender isso é essencial para compreender também como montamos a lista de programas do texto de hoje.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Quais são os principais programas para linguagem Python?

Agora que você já tem uma ideia mais clara do que é essa linguagem, podemos falar da nossa lista de principais programas para linguagem Python.

Vamos falar de cada um separadamente e mostrar por que eles merecem um lugar aqui. Esses programas são:

  • Spyder
  • PyDev
  • Idle
  • PyCharm
  • Sublime Text

Spyder

Spyder é um nome gigante quando se fala nos principais programas para linguagem Python. Trata-se de um programa que foi desenvolvido principalmente para cientistas e engenheiros para fornecer um ambiente científico poderoso para o Python.

Ele oferece um nível avançado de recurso de edição, depuração e exploração de dados. É muito extensível e possui um bom sistema de plugins e API.

Alguns de seus principais destaques são a capacidade de explorar e editar variáveis e seu funcionamento no editor multilíngue, juntamente com funções e preenchimento automático de código.

Leia também: Hospedagem gratuita de sites

PyDev

O Pydev é um programa para linguagem Python que se concentra principalmente na refatoração do código, na depuração do padrão gráfico, na análise do código. Trata-se de um forte intérprete Python.

Por ser um plug-in para eclipse, o PyDev fica mais flexível para os prmgramados o usarem para o desenvolvimento de um aplicativo com muito mais recursos.

Ele também é um dos principais programas para linguagem Python quando o assunto é código aberto. Algumas de suas principais características são o suporte de alguns recursos avançados, como dicas de tipo, refatoração, depuração e análise de código.

Idle

Não poderíamos fazer uma lista com os principais programas para linguagem Python sem falar do Idle. A fama do Idle não é em vão.

Trata-se de um programa muito simples e básico, usado principalmente pelos programadores de nível iniciante que desejam praticar no desenvolvimento de Python.

É também uma plataforma cruzada, ajudando assim os desenvolvedores trainees, mas também é chamado de IDE descartável, à medida que o desenvolvedor avança para um IDE mais avançado depois de aprender o básico.

Se você quer começar o seu caminho dentro da linguagem Python, o Idle talvez seja a melhor maneira de se conseguir isso.

PyCharm

PyCharm é um dos principais programas para lingaugem Python e é amplamente utilizado em todo o mundo. Criado pela Jet Brains, o PyCharm possui recursos que atendem a todas as necessidades de um desenvolvedor para o desenvolvimento produtivo de Python.

Com o PyCharm, programadores podem escrever um código limpo e sustentável. Além de ele ajudar a ser mais produtivo, também fornece assistência inteligente aos programadores.

O PyCharm também cuida das tarefas rotineiras, economizando tempo e aumentando o lucro de acordo. Alguns dos principais destaques do Pycharm são seu um editor de código inteligente, navegação inteligente por código, refatoração rápida e segura, além de também ser integrado a recursos como depuração, teste, criação de perfil, implantações, desenvolvimento remoto e ferramentas do banco de dados.

Sublime Text

Por fim, mas não menos importante, temos o Sublime Text. Concebido pela primeira vez como uma extensão para o Vim, o Sublime text é um editor de texto genérico codificado em C ++ e Python.

Este software suporta 44 principais linguagens de programação, incluindo Python. É um editor poderoso e feito para aqueles que já tem mais conhecimento na programação e exatamente por isso pode ser uma ferramenta muito importante para a sua carreira.

Alguns de seus principais destaques é a interface discreta e mínima, que faz com que você foque principalmente no texto e não em uma infinidade de ferramentas, que muitas vezes podem distrair um programador.

Leia também: Como criar um blog: Passo a passo

Conclusão

E aí, o que achou da nossa lista com os principais programas para linguagem Python? Tem alguma modificação que faria? Colocaria mais algum aqui?

Existe um universo inteiro de possibilidades que podem ser exploradas através desse tipo de linguagem, o que é um dos seus principais diferenciais.

Escolhemos esses programas especificamente porque acreditamos que eles sejam essenciais e os melhores no que se propõem. Mas se você possui uma opinião diferente ou deseja acrescentar algum programa, deixe aqui nos comentários.

Construir conhecimento em conjunto é uma das coisas mais importantes que podemos aprender com a linguagem Python!

Gostou de nosso post? Compartilhe: