Os 6 problemas de TI mais comuns em pequenas empresas

06/06/2018 às 17:32 Novidades

Os 6 problemas de TI mais comuns em pequenas empresas

Para uma empresa manter-se estável e competitiva nesse acirrado mercado e em meio a um cenário de crise, é essencial que muitos problemas sejam antecipados antes de trazer qualquer impacto negativo para a organização ou para seus clientes.

Alguns desses problemas estão relacionados a área de TI e podem dar muita dor de cabeça para os empreendedores, se não forem sanados rapidamente.

Esse artigo vai mostrar os 6 problemas mais comuns que as empresas enfrentam ao lidar com a tecnologia da informação. Leia até o final e saiba mais. 

1. Hardwares e softwares defasados

Um dos principais motivos para a perda de produtividade da equipe e nas empresas, é a desatualização de hardwares e softwares. Falhas em equipamentos e programas tornam as atividades bem mais demoradas e podem causar consequências graves, como a perda de dados e informações. 

Um erro bastante comum que ocorre muitas vezes, é assumir que a vida útil de um PC é de quatro a seis anos. Embora seja completamente aceitável que seu PC trabalhará por esse tempo, é provável que ele irá precisar de reparos que, algumas vezes, custam mais do que um novo sistema.

Além disso, um hardware antigo e obsoleto é menos eficiente, aumenta a probabilidade de indisponibilidade, alimenta a frustração da equipe e do cliente, põe em risco as operações da organização e ameaça outras oportunidades perdidas.

Para evitar esses problemas, é recomendado fazer a manutenção preventiva e a atualização periódica dos hardwares da empresa. 

Outra dica é optar sempre pelo uso de softwares originais, pois o uso de programas não autênticos pode ocasionar grandes transtornos, inclusive judiciais, já que a compra de produtos piratas é crime.

Sempre trabalhe com softwares originais e evite problemas em seu negócio. Conheça nosso serviço de Gerenciamento de servidor

2. Proteção de energia inexistente ou ineficiente

Uma única falha na energia pode danificar componentes eletrônicos caros e resultar em perda de dados críticos, o que pode sair muito caro para o seu negócio.

Para evitar essa situação, deve-se instalar dispositivos de no-break que tenham supressão de surtos incorporada e garantir que um profissional de tecnologia verifique sua eficiência em uma base regular.

Os dispositivos de energia reserva devem ser comprados de fornecedores confiáveis e substituídos quando necessário. Os serviços gerenciados de TI podem ser profundamente benéficos para determinar se os dispositivos de bateria de backup precisam ser substituídos.

3. Estratégias de backup ineficazes

Quando são utilizadas estratégias ineficazes de backup, pode ocorrer a perda dados críticos irreversivelmente. Problemas como máquinas com defeito, softwares com vírus e ataques de hackers podem levar a um problema ainda mais grave: a perda de dados.

Por isso, soluções eficientes para backup de dados e informações são indispensáveis em qualquer empresa. Investir em rotinas de backups utilizando mídias variadas, pode ser uma saída para esse tipo de problema de TI.

Também é importante garantir que as fontes de recuperação de dados, seja física ou em nuvem, estão sendo criadas corretamente e funcionarão se precisarem ser utilizadas.

Para isso, devem ser feitas auditorias periódicas, onde testes serão realizados, assegurando que a organização está protegida contra desastres. Aprimore seus conhecimentos em preço do gerenciamento de servidor

4. Falhas de segurança

A segurança e a proteção de dados sigilosos devem ser um dos focos principais de toda organização que trabalha com TI.

Mas mesmo com os diversos avanços, falhas de segurança ainda podem acontecer e trazer grandes problemas, como a ocorrência de acessos não autorizados e o roubo de informações privadas. Caso sejam dados de clientes, estes podem mover ações contra a empresa, exigindo ressarcimento pelos danos sofridos.

Para evitar esse tipo de transtorno, a utilização de firewalls é útil na prevenção de ataques virtuais à empresa. Serviços de monitoramento podem ajudar a melhorar a estrutura do programa utilizado, buscando falhas e sistemas de criptografia avançada são muito interessantes para garantir a segurança dos dados.

É vital criar políticas e estabelecer métodos de proteção tanto contra falhas internas, como acessos indevidos e utilização de tecnologias não autorizadas pela organização, o chamado “Shadow IT”, quanto contra ataques externos, como ataques DDoS e sequestro de dados.

Caso sua empresa utilize serviços em nuvem, também é preciso garantir que o provedor do serviço tem preocupação com a segurança de seus servidores.

5. Conectividade lenta

Praticamente todo tipo de operação é realizada por meio da internet e esse cenário não muda dentro das empresas, pois a maior parte das atividades das organizações depende da conexão com a web. 

Contudo, nem todas as empresas preocupam-se em adquirir equipamentos necessários para suportar o uso de internet 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.

Como resultado, podem ocorrer quedas na conexão por longos períodos, trazendo inúmeros prejuízos para os negócios. 

É importante implementar equipamentos de qualidade que suportem boa conectividade e velocidade na internet, além de estruturar a conectividade com links de contingência e recursos que possibilitem a alta disponibilidade de links. 

6. Falta de suporte técnico especializado

Talvez o aspecto mais importante da tecnologia da informação é manter um bom relacionamento com um provedor de serviços gerenciados de TI confiável. Muito dos problemas técnicos acima podem ser evitados com um simples passo: escolher uma equipe de suporte técnico com cuidado.

Ter uma equipe de profissionais preparados para solucionar quaisquer problemas de TI com agilidade e precisão é de suma importância para que os colaboradores de outras áreas façam seu trabalho sem muitos contratempos.

Além de garantir que quando acontecerem complicações serão solucionadas rapidamente. 

A terceirização dos serviços de TI pode ser uma opção bastante acertada para garantir um suporte eficiente sempre que falhas e erros ocorrerem, além de tirar dúvidas e prevenir defeitos em máquinas e programas.

Conclusão

Os recursos da tecnologia da informação são indispensáveis para o bom desenvolvimento do seu negócio. Reconhecer e solucionar os problemas de TI quando eles aparecem é fundamental para garantir que suas demandas sejam cumpridas da melhor forma.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: