Os 5 erros mais comuns ao anunciar com AdWords

Os 5 erros mais comuns ao anunciar com AdWords

26/11/2017 às 22:01AdWords

Uma das principais dificuldades em empresas que começam a atuar na internet é atrair mais visitantes para seus sites, para conquistar novos clientes, aumentando seu lucro e obviamente ampliando seu negócio, porém esse processo ainda gera muita dúvida.

O Google Adwords é um dos melhores meios para fazer a publicidade de um negócio e oferece uma boa opção para conquistar novos clientes, com um preço acessível e para públicos bem segmentados. Apesar de parecer bastante completa, os anunciantes de primeira viagem conseguem fazer e aproveitar um apanhado de recursos da ferramenta para colocar anúncios no ar.

O problema de toda essa facilidade, de poder criar e fazer anúncios de seu próprio negócio, é que por conta da praticidade, muitos usuários por falta de conhecimento acabam cometendo erros cruciais que geram resultados inferiores ou mesmo o fracasso de campanhas que tinham potencial.

Confira os principais erros na hora de fazer uma campanha no Google Adwords:

Direcionar o público para a home do seu site

Esse erro é bastante comum. A home de seu site, ou seja, sua página principal contém um resumo das atividades da sua empresa, mas não atraem os clientes para uma oferta específica. A ideia de lançar campanhas, geralmente está vinculada a novas promoções ou novidades de sua empresa, o que nem sempre está destacado na página inicial de um site.

O mais indicado nestes casos para aumentar sua taxa de conversão é direcionar o público originado pelo anúncio para as chamadas landing pages, páginas que focam em uma única ação. Por exemplo, uma promoção de cursos, você pode oferecer materiais ricos como ebooks e vídeo aulas como atrativo para o cliente se matricular num curso, também é possível oferecer descontos nos valores, através de assinatura de newsletter, por exemplo.

As boas landing pages combinam texto com imagem e são bastante atrativas, o que pode influenciar bastante na hora do seu cliente comprar seu produto e também pode destacar os pontos-chave sobre a ação destacada. Com uma boa página de ação, é possível atrair mais potenciais clientes gastando menos, por conta da boa visibilidade.

Escolher as palavras-chave erradas

Outro erro bastante comum é escolher as palavras-chave erradas na hora de fazer um anúncio no Adwords. Com frequência, empresas escolhem palavras que não tem relação direta com a oferta ou então são termos mais amplos, o que não é o ideal para anúncios segmentados.

Cada campanha deve ter palavras-chave diferentes para diferenciar e relacionar cada anúncio de sua empresa. Cada ação deve ter uma intenção diferente, afinal cada produto ou serviço comercializado é diferente do outro, cada um tem suas peculiaridades e é preciso entender como as coisas funcionam e pesquisar para saber quais são os termos mais indicados para melhorar a visibilidade do anúncio, o que trará melhores resultados para sua empresa.

O mais indicado é que você invista um tempo razoável para analisar, montar uma lista e filtras as melhores palavras-chave para cada tipo de anúncio que sua empresa lançar na internet, o que é muito importante já que no mundo digital, o público é bem mais exigente.

Confira também dicas para atrair mais clientes para sua empresa.

Utilizar grupos de anúncios com muitas palavra-chave sem relação com o anúncio

Quanto mais semelhantes aos textos dos anúncios, mais as palavras-chave irão ajudar a aumentar a taxa de cliques sobre um anúncio. Um erro comum entre empresas é utilizar um grande número de termos que não tenham relação alguma com um novo anúncio, o que não dará resultado nenhum.

O ideal é trabalhar com um grupo de 3 a 5 palavras-chave, com termos que expressem ou sejam literalmente iguais a parte dos anúncios. É possível utilizar sinônimos que tenham uma relação com o anúncio, essa estratégia pode ajudar a alavancar sua campanha.

Não acompanhar os resultados da campanha

Uma das vantagens de fazer uma campanha no Google Adwords é a garantia de poder mensurar com precisão o desempenho dos anúncios, o que vale como aprendizado para apontar pontos fortes e fracos, melhorando os próximos.

É possível através do Google Analytics saber a taxa de conversão de cada termo utilizado. Esse erro é bastante comum: Deixar de acompanhar os números e realizar mudanças com foco na otimização do conteúdo são essenciais para o sucesso de uma campanha no Adwords.

Não adianta fazer testes!

Por mais que um empreendedor estude e aprenda sobre boas práticas para ter sucesso em anúncios no Adwords, nenhuma dessas questões são ciências exatas. O que funciona para certo tipo de público não funciona para outros e como cada vez mais o público que utiliza a internet é cada vez mais segmentado, o ideal é que você faça testes para prever o que é melhor para o seu tipo de negócio.

Não adiantar criar campanhas de senso comum, com palavras-chave mais generalizadas por que seu público pode não ser diretamente atingido e sua concorrência pode aumentar por conta do maior volume de buscas dos termos, o que atinge mais gente e logo terão outras empresas de maior porte que utilizam esses termos por atenderem esses mercados.

É importante testar diferentes tipos de anúncio e acompanhar para ver quais são seus resultados. Só assim, você saberá o que funciona para sua empresa. Acompanhar pelo Google Analytics é essencial para mensurar os resultados e perceber o que você pode fazer para otimizar e evitar colocar termos e imagens que não funcionem com seu público.

No início, você irá errar bastante, o que é normal, ao apostar no Google Adwords você não pode ter medo de perder dinheiro. Isso acontecerá no começo, mas servirá como uma espécie de curso prático para se tornar um profissional bem-sucedido no Google Adwords, o que vai acontecer com pouco tempo e mais conhecimento dessa ferramenta.

Tenha noção de que você não está pagando apenas para conseguir mais clientes, mas para aprender a como mexer nas ferramentas, o que será essencial para sua empresa e para sua vida, lhe fazendo economizar bastante dinheiro e conseguir reter mais clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e baixe o Ebook Como anunciar no Adwords. Conheça os planos da ISBrasil para anunciar no Google Adwords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: