O valor do longo prazo no relacionamento com o cliente

O valor do longo prazo no relacionamento com o cliente

13/01/2018 às 16:30Ajuda

Uma das principais estratégias do marketing de relacionamento usadas pelas empresas é fazer uso da aproximação com os clientes para ressaltar o valor da marca. Essa tática pode aumentar a duração das parcerias e é por isso que é feito um acompanhamento contínuo, levando algumas empresas a alcançarem a liderança no mercado, utilizando métodos para conquistar e fidelizar seu público-alvo. Mas o que sua empresa deve fazer para manter um saudável relacionamento com os clientes a longo prazo? Leia essa artigo até o final e conheça algumas dicas sobre o assunto.

Confiança é a base de todo relacionamento

Se você realmente quiser que sua empresa seja bem sucedida a dica é muito simples: transmita confiança a todos os seus clientes. Quando você demonstra para seu cliente o quanto ele é importante para seu negócio e que se preocupa com sua satisfação, você o conquista, literalmente! Assim como nos relacionamentos pessoais, é preciso demonstrar interesse, educação, simpatia, dentre outras coisas, para que a relação com o cliente não esfrie.

É preciso trabalhar duro para que seu cliente sempre tenha sua empresa em mente quando precisar de algo na internet. Na verdade, a confiança é uma conquista diária que se forma através de um relacionamento próximo com seu cliente. Quanto maior for a confiança dele em sua empresa, melhor será para você e isso já é um grande passo para que a parceria de vocês seja um verdadeiro sucesso. Leia também nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

Ofereça soluções em tempo hábil

O cliente não pode perder tempo! Se você tem ciência disso já é meio caminho andado para construir um relacionamento com o cliente a longo prazo. Se o seu cliente tem um problema e você consegue identifica-lo e ainda apresenta soluções viáveis, esse cliente será fiel à sua empresa. O cliente terá uma experiência positiva com sua empresa e satisfação garantida. Vale ressaltar que, para que você consiga identificar os problemas quando eles estão acontecendo, é necessário manter um relacionamento bem próximo com seu cliente.

Não basta trocar alguns e-mails uma ou duas vezes por mês. É preciso bem mais do que isso e conversar diretamente com ele. Se você estiver sentindo que ele está distante, que tal pegar o telefone e ligar para ele? O cliente precisa sentir que sua empresa se importa com ele. Esse gancho pode ser o estopim para que ele se abra com você e exponha eventuais problemas, lhe dando liberdade para intervir da melhor maneira possível. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Email Marketing

O feedback do seu cliente é importante

Esse é mais um ponto crucial na construção de um relacionamento a longo prazo com seu cliente, pois é fundamental para avaliar a qualidade do seu trabalho. Manter um relacionamento próximo com seus clientes é primordial para saber o que eles tem a dizer sobre sua empresa de forma transparente. Mesmo que seu cliente seja aquela pessoa temperamental e difícil de se lidar, tenha paciência e dê uma atenção especial para ele. É importante que você tenha um saudável relacionamento com todos os clientes de sua empresa e não somente com alguns.

Vale lembrar que não basta só escutar o que ele tem a dizer sobre sua empresa, como elogios, críticas ou sugestões. É preciso mais do que isso e avaliar a fundo cada feedback recebido e usá-lo da melhor forma possível para melhorar os pontos considerados falhos e manter os que seus clientes gostaram e estão satisfeitos.  

Invista na sua reputação e conquiste o mercado

Quem trabalha no mundo virtual, provavelmente sabe que, nesse ramo, indicação é a base de tudo e construir um networking é fundamental para todo negócio. Você não deve se esquecer de que quando um cliente é bem tratado e tem suas necessidades supridas, ele vai indicar seus produtos ou serviços para amigos ou conhecidos. Isso é excelente para seu negócio e você pode aproveitar para bonificar todos os seus clientes que indicarem outros com algum tipo de desconto na próxima compra, por exemplo. Esse tipo de incentivo costuma dar muito certo. Aprimore mais seus conhecimentos e leia nosso post sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Tenha atenção e cuidado com o cliente

Jamais converse com seu cliente de forma automática como se ele fosse um robô. É claro que você lida com vários tipos de clientes por dia e isso pode acabar acontecendo, inevitavelmente. A dica é que você tenha muito cuidado em todo o diálogo que tiver com seus clientes, já que isso é essencial para que eles tenham a sensação de que sua empresa realmente está interessada em ajudá-los.

Quando seu cliente lhe enviar algum e-mail, não se esqueça de sempre responder e colocar sua assinatura no final do e-mail. Afinal de contas, todo mundo gosta de saber por quem está sendo atendido. Cuidado com mensagens automáticas, pois elas podem soar como descaso, dependendo da situação. Esse é mais um importante ponto na construção de um sólido relacionamento a longo prazo com seu cliente.

Coloque seu foco na qualidade do atendimento

Você pode ter vários clientes entrando e saindo de sua empresa, mas aqueles que estão sempre comprando trarão resultados muito maiores. É esse tipo de cliente que geralmente oferece o melhor retorno para todo negócio. Para que isso aconteça, é necessário investir na qualidade do seu atendimento. Pequenas atitudes como responder todos os e-mails, retornar ligações e sanar dúvidas a respeito de algo, são exemplos de atendimento com qualidade. Coloque-se sempre no lugar do cliente e faça uma auto avaliação de sua empresa. Atitudes desse tipo podem garantir clientes de longa data. Caso contrário, eles nunca mais comprarão de sua empresa.

Ainda tem dúvidas sobre o valor do longo prazo no relacionamento com o cliente? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: