Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O valor da flexibilidade para um freelancer

12/01/2020 às 08:19 Ajuda

O valor da flexibilidade para um freelancer

Maria tinha que todos os dias acordar às 5h30 da matina, engolir alguma coisa como café da manhã, tirar o carro da garagem e enfrentar quase duas horas no trânsito para estar no trabalho pontualmente às 8h.

No final do expediente, por volta das 17h, uma nova maratona a esperava para chegar em casa e, no outro dia, começar tudo de novo. Até a hora em que Maria sofreu um estresse agudo e decidiu que era o momento de repensar sua vida. Ela então passou a ser autônoma e adotou uma forma de trabalho que muita gente, em busca de flexibilidade e qualidade de vida, vem aderindo cada vez mais: o freelancer, ou profissional liberal.

Se você se reconhece como Maria e pretende ou já é um freelancer, sabe que ter horários flexíveis para poder organizar a vida à sua maneira é uma das principais vantagens de trabalhar com esse modelo.

As facilidades do mundo digital possibilitaram bastante a popularização desse estilo de trabalho, que já existe desde o século XIX. Diversas profissões aproveitam as novas possibilidades de comunicação através da internet como redatores, fotógrafos, designers, músicos, programadores, jornalistas, pintores, profissionais do marketing digital, revisores, entre muitos outros.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

A flexibilidade de produzir seu trabalho onde quiser, na hora que quiser, no entanto, implica na necessidade de um senso de organização imenso.

As horas passam muito rápido e o risco de se distrair pode comprometer a conclusão do serviço dentro do prazo concordado.

É preciso então usar bem esse tempo valioso para se conseguir êxito a longo prazo e firmar-se como profissional respeitado e bem cotado. Ou seja, assim como ocorre com quem trabalha no modelo tradicional, com CLT, a construção de uma imagem é um elemento essencial e decisivo para que mais pessoas procurem o seu nome e sua carteira de trabalhos cresça. 

Separamos aqui alguns tópicos importantes para falar sobre o valor da flexibilidade para o freelancer. Quer saber quais são eles? Confira agora no texto!

Trabalhar de qualquer lugar

Essa aparece como a principal vantagem para o freelancer. O profissional pode escolher sair de casa para trabalhar em um café, bar, restaurante, ou simplesmente ficar no conforto de seu lar.

Caso escolha trabalhar em casa, certifique-se de que você possui uma estrutura de trabalho estimulante e produtiva, com uma internet de qualidade e um espaço exclusivo para seu ofício.

Além de ter um espaço de trabalho mais conveniente, o freelancer possui o benefício de escolher o melhor horário do dia para sua produção.

A imagem romântica do escritor de frente para uma praia, ocupado na redação de seu texto, pode ser uma realidade. O freelancer pode conciliar viagens, feriados, finais de semana e outras pausas sem perder o ritmo de produção de seu conteúdo.

A dica é manter a disciplina e reservar um horário mais tranquilo de sua viagem para incluir, na sua programação, as demandas de trabalho. Assim, você evita o acúmulo de tarefas e mantém-se em dia com suas metas.

Outra maneira para não atrasar seu ritmo de produção é reservar algumas horas a mais de trabalho antes da aguardada viagem.

Você já conhece nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Morar no exterior

Quando falamos em valor da flexibilidade para o freelancer, falamos em todos os sentidos, inclusive o geográfico. Muitos freelancers aproveitam a possibilidade de viajar e continuar trabalhando para se tornarem nômades digitais, como redatores, designers e programadores.

Como em tudo na vida, e ainda mais na vida de autônomo, o importante é planejar seus custos. Pense que seu salário será convertido para a moeda do país onde você está, como o Euro e o Dólar.

Além disso, a conversão implica no pagamento de impostos no envio de dinheiro para o exterior, como o IOF. E já pensou em viajar pelo mundo e, no meio de sua trip, simplesmente não conseguir encontrar um local propício para trabalhar? Pois é, essas coisas podem acontecer.

Portanto, pesquise direitinho se o local para onde você vai viajar possui espaços como cafeterias ou lanchonetes. De olho no crescimento desse modelo de trabalho e nas demandas que ele pode trazer, sites como o DesksNear.Me indicam a localização de escritórios e sala de trabalho compartilhados mais próximos de onde você está. 

Diploma ou não?

Muitos serviços de freelancer não exigem diploma, mas a habilidade de desempenhar uma tarefa com competência.

Fotógrafos, designers, programadores e redatores podem atuar como autônomos sem que possuam uma graduação completa. Já em outras formações, como engenharia ou contabilidade, só é possível trabalhar com o diploma de um curso reconhecido.

No entanto, por mais que não exista uma exigência legal de diploma para determinadas atividades, como as da área de comunicação, o próprio mercado filtra quem tem competência ou não.

Em função disso, profissionais não graduados podem encontrar mais dificuldade para obter demandas e passam a cobrar preços inferiores para se manterem competitivos no mercado.

Desse modo, um diploma ajuda a comprovar que você possui uma competência a mais para aquela tarefa. Todas essas questões acabam entrando no assunto do valor da flexibilidade para o freelancer. Afinal, até que ponto vale mesmo a pena?

MEI e freelancer

Para quem se dedica exclusivamente à profissão de freelancer e busca mais segurança jurídica, formalizar-se é a melhor saída.

O MEI, ou Microempreendedor Individual, é a modalidade oferecida pelo governo brasileiro para regularizar a atividade dos empresários que trabalham apenas para si.

Entre outras vantagens, a categoria possibilita o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que dá ao freelancer a chance de emitir nota fiscal e ficar certinho junto à Receita Federal.

O imposto pago pelo profissional é o Simples Nacional, que o isenta de uma série de encargos como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL e ainda reduz consideravelmente a papelada.

Todo o processo pode ser feito online pelo Portal do Empreendedor.

Profissões em alta

Gosta de escrever? Presta atenção a detalhes nos textos? Curte redes sociais? Então há um bom número de oportunidades esperando por você e ser flexível nos seus talentos pode ser um diferencial competitivo no mercado.

Para os redatores, a demanda por conteúdos escritos é tamanha que uma boa dica é se especializar em um ou dois assuntos. Um bom redator deve dominar a norma culta da língua e ainda utilizar esse conhecimento para revisar outros textos.

Também é possível usar as habilidades de escrita para redes sociais e ainda livros digitais. Faça um bom proveito dos seus talentos para aumentar as chances de novos trabalhos.

Você também pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Quando você entende o valor da flexibilidade do trabalho freelancer, pode realmente dar um start em uma carreira promissora e em crescente expansão.

Gostou de nosso post? Compartilhe: