O que você precisa saber sobre Marketing Viral?

02/04/2018 às 21:50 Marketing

O que você precisa saber sobre Marketing Viral?

Ter um negócio online significa que você, inevitavelmente, terá que aprender sobre as mais diversas áreas dentro do mundo da internet.

Além de precisar saber o básico de programações e de como a estrutura do seu site funciona, é também necessário que você trace estratégias de crescimento e tenha um bom conhecimento de marketing para que o seu negócio possa crescer.

Mas a verdade é que saber sobre esses assuntos é apenas um dos passos, já que é extremamente necessário que você sempre se atualize, principalmente na questão do marketing, que vem se renovando a cada dia, ainda mais nos tempos de hoje em que as mudanças são constantes.

E é exatamente por isso que hoje trouxemos uma lista de tudo o que você precisa saber sobre marketing viral para que o seu negócio possa crescer ainda mais. Mas antes, precisamos esclarecer do que se trata esse termo.

O Que é Marketing Viral?

O marketing viral é uma técnica de marketing de um produto ou serviço em que os usuários ajudam a espalhar a mensagem do anunciante para diversos outros patamares dentro da internet e que muitas vezes a campanha acaba tendo reflexos também fora dela.

Viral, no sentido literal, significa qualquer coisa que se espalhe rapidamente (entre usuários). Este termo é usado simbolicamente no contexto do domínio da internet.

O marketing viral é descrito como uma estratégia de marketing que inspira os usuários a espalhar ou compartilhar a mensagem para outros usuários, o que pode levar ao crescimento em diversos níveis diferentes.

Pode ser uma mensagem simples pelo smartphone relacionada a um produto que foi lançado recentemente, uma notícia ou um vídeo que os usuários compartilham com diferentes outros.

O mais importante desse tipo de campanha é fazer com que o público compre sua ideia e acabe compartilhando o seu produto. Conheça o nosso serviço de Hospedagem com WordPress e comece o seu próprio negócio online! O serviço tem preços a partir  e R$29,90 mensais.

O que NÃO funciona no Marketing Viral?

Para darmos um exemplo do que não funciona no marketing viral, usaremos o exemplo da Kellogg’s de 2013. A empresa possui uma parceria de longa data com uma instituição chamada “Give a Child a Breakfest” que, como o próprio nome sugere, ajuda crianças em áreas carentes a comerem.

Tudo bem até aí, mas o erro da empresa foi feito em apenas um tweet com a seguinte frase:

1RT = 1 café da manhã para uma criança vulnerável

Isso acabou pegando muito mal para a empresa, já que os usuários entenderam a mensagem como “ou você faz propaganda para nós, ou crianças passarão fome”.

A tática foi um tiro no pé e a empresa precisou se retratar em público. Mas disso, nós tiramos duas lições do que você precisa saber sobre marketing viral, principalmente sobre o que não funciona.

A primeira lição é saber escolher bem as palavras. Ser mal interpretado pode fazer com que você pague um preço alto. A segunda é que não se deve pedir para que as pessoas compartilhem sua mensagem, mas sim encontrar maneiras com que elas compartilhem sem que você precise pedir.

O que FUNCIONA no Marketing Viral?

Mas quando falamos sobre o que você precisa saber sobre marketing viral, estamos falando principalmente sobre o que funciona, então vamos listar algumas táticas que podem ser de grande ajuda para quem está pensando em traçar uma estratégia. (Leia também: Dicas para se tornar blogueiro)

Criação de Vídeos

Hoje em dia é mais do que necessário que haja vídeos que engajam o público. É claro que o grande trabalho aqui é criar um conteúdo que tenha a ver com o público, que seja rápido, dinâmico e que faça com que as pessoas se identifiquem com aquilo a ponto de quererem mostrar para as outras.

Mas apesar de parecer algo muito difícil, a verdade é que, com a prática e com muito estudo, você acaba identificando os elementos que te aproximam do seu público.

Pense diferente do Marketing Tradicional

Muitas pessoas se sentem verdadeiramente atacadas por propagandas na internet todos os dias e elas não vão querer compartilhar outra propaganda que está simplesmente fazendo o mesmo que as outras.

Por isso, para fazer com que uma campanha de marketing viral funcione, você precisa valorizar o conteúdo e, no meio disso, colocar o seu produto de forma passiva. É o que dá mais certo.

Esteja atento

Outro elemento muito importante para que sua campanha de marketing viral dê certo é estar ligado em tudo o que acontece no mundo. Produzir um conteúdo que tem a ver com o assunto que está em alta no momento com certeza vai fazer com que o público compartilhe e que mais pessoas se interessem naquele determinado assunto.

Por isso, estar atento com tudo o que está acontecendo, principalmente com o que tem a ver com o seu produto ou serviço, é muito importante para quem possui um negócio online. (Leia também: Hospedagem com Wordpress).

E aí, gostou da lista de coisas que você precisa saber sobre marketing viral?

Realmente a internet é um lugar onde você aprender coisas novas todos os dias, coisas que podem mudar sua maneira de pensar, que podem te transformar, te divertir, mas principalmente, te fazer entender como tudo isso funciona e qual é a melhor maneira de utilizar isso a favor do seu negócio online.

O domínio desse tipo de ferramenta é imprescindível para que você obtenha sucesso com o público que deseja, já que hoje em dia o marketing viral é quase indispensável para aqueles que querem alcançar mais pessoas.

Ainda assim, é necessário saber também que diversas outras ferramentas vão ajudar o seu site a evoluir e, como dissemos no início do texto, essa é apenas uma delas e você precisa estar em constante aprendizado se quiser que seu negócio continue ativo e bem dentro da rede.

Gostou de nosso post? Compartilhe: