O que você precisa para migrar para um servidor na nuvem?

05/06/2018 às 11:25 Hospedagem de Sites

O que você precisa para migrar para um servidor na nuvem?

Muitas empresas e pequenos empreendedores donos de websites costumam questionar bastante os motivos e o passo a passo para conseguir migrar para um servidor na nuvem.

As dúvidas são muitas, desde quais dados devem ser migrados para a nuvem, até os principais benefícios que o uso do cloud computing terá para uma empresa.

Nos dias atuais, o uso do servidor na nuvem tem aumentado principalmente por conta da maior segurança de dados que ele oferece.

Esse tipo de servidor costuma passar por backups atualizações constantes e por isso ele é considerado mais segurança, conseguindo armazenas, dados, arquivos e outras aplicações, tornando-as mais protegidas.

O “boom” dos servidores na nuvem acontecem numa época em que o número de ataques virtuais tem aumentado. A ação de hackers tem se intensificado na internet e atinge sites de todos os tipos de tamanhos.

Com isso, os casos de vazamentos de informações, fraudes, roubos de dados tem feito empreendedores optarem pela computação na nuvem para proteger mais seus arquivos.

O que são servidores na nuvem?

Esses servidores são compartilhados entre vários usuários, mas por terem uma grande capacidade de armazenamento, isso não costuma limitar o volume de dados que uma empresa pode upar em sua parte da nuvem.

É possível acessar o servidor de qualquer lugar onde o usuário tiver acesso à internet, o que é uma das grandes facilidades do uso dos servidores na nuvem.

Com isso, é possível garantir um melhor desempenho e uma possibilidade real de escalabilidade, de acordo com o crescimento de uma empresa.

No geral, o desempenho desses sistemas é superior a outros servidores de hospedagem, tendo mais consistência e oferecendo mais segurança para quem contrata.

Como migro meus dados para a nuvem?

Bom, a eficiência do servidor na nuvem já está mais que comprovada e com isso, mas depois de aceitar a ideia, a maioria dos empreendedores têm dúvidas na hora de fazer a migração de seus dados com segurança para a nuvem.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para que você consiga migrar os dados de suas aplicações de maneira segura e eficiente:

Contrate um servidor que atenda aos requisitos necessários

Como em outros tipos de servidores, os servidores na nuvem se divergem quanto a sua capacidade de estrutura, proteção, escalabilidade, entre outros pontos. Por isso, o primeiro passo para fazer a migração para a nuvem é buscar a contratação de um serviço que atenda a sua demanda de trabalho.

O ideal é que você analise diversas ofertas e possa relacionar diversas questões para saber qual terá a melhor custo-benefício para você.

Busque saber o nível de segurança oferecido, qual é a capacidade de armazenamento, qual é a possibilidade de escalabilidade, quais são os recursos disponíveis, entre outros pontos.

Em muitos casos, os empreendedores buscam por mais segurança e comodidade, por isso é de extrema importância analisar o que o servidor na nuvem oferece antes de pensar em fazer a migração para o serviço.

Confira as vantagens do Cloud Server.

Não cometa excessos, opte por servidores enxutos

Como o primeiro passo é saber quais são seus objetivos, o segundo passo é evitar cometer excessos na hora de contratar um servidor na nuvem.

Existem muitos recursos que, pelo menos, num primeiro momento são desnecessários para o seu negócio e acabaram apenas gerando custos desnecessários.

Aproveite que esse tipo de servidor proporciona uma escalabilidade excelente e contrate um plano que esteja dentro de seus padrões.

Assim, com o crescimento de seu negócio, você poderá ir facilmente adicionando recursos, aumentando sua capacidade de armazenamento, segurança e desempenho.

Entre outros pontos, você também que migrar todas as suas informações de uma vez. Vá de acordo com o que sua capacidade de investimento permite e escolha um servidor na nuvem que seja flexível e escalável.

Não invista em todas as soluções oferecidas na nuvem

Muitas empresas que oferecem esse tipo de servidor acabam oferecendo de tempos em tempos novas soluções para agregar valor ao serviço, mas algumas delas costumam fugir do que é necessário.

Para reforçar a mensagem, opte por um servidor enxuto, que garanta um bom desempenho e atenda a sua demanda de trabalho. O custo-benefício é o principal ponto a ser analisado, não esqueça!

Escolha bem a empresa contratada

Busque referências sobre as empresas que oferecem o serviço no mercado. Assim como para realizar qualquer compra, isso é essencial para garantir a qualidade do serviço.

Avaliar a reputação e a capacidade técnica dos provedores é muito importante para contratar o melhor serviço.

Confira quais são as condições de suporte técnica, qual é o serviço de monitoramento realizada, qual é a capacidade de segurança, entre outros pontos, antes de contratar.

É imprescindível checar toda a infraestrutura dos servidores na nuvem. Estar atento as certificações oferecidas é o ideal para saber o nível de confiabilidade da arquitetura desse servidor.

É importante saber que existem empresas de todos os portes que oferecem servidores na nuvem e realizam a migração, por isso para não ter prejuízo é muito importante prestar atenção em todos os detalhes.

Busque por um especialista em TI para fazer a migração

Para migrar seus dados para a nuvem de maneira mais segura e confiável, busque por empresas que oferecem profissionais da área de TI que possam executar a migração de acordo com o plano contratado, para que não haja problemas.

Além de evitar trabalho, deixar tudo na mão da empresa contratada é o ideal para evitar erros. Busque por serviços que ofereçam uma equipe de especialistas em suporte técnico e manutenção.

Isso garantirá uma boa gestão de conflitos e um bom atendimento, o que impedirá problemas maiores para sua empresa.

Fazer a migração de dados para a nuvem é um passo importante e essencial para o crescimento de um negócio no mundo digital atualmente.

Nos da ISBrasil oferecemos Cloud Gerenciado com monitoramento, backup, licença de cPanel e gerenciamento preventivo, ideal para garantir o bom desempenho do servidor.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog e conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: