Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que fazer quando seu site fica fora do ar?

26/03/2018 às 13:20 Hospedagem de Sites

O que fazer quando seu site fica fora do ar?

Se você é proprietário de um site de e- commerce, provavelmente espera que ele fique no ar o tempo inteiro, certo? Mas nem sempre isso acontece e quase todas as pessoas que tem uma aplicação online se deparam com ela fora do ar por algumas vezes. Mas porque será que isso acontece?

Saiba que nem sempre é culpa do servidor, como a maioria das pessoas acham. Esse artigo vai te mostrar os principais motivos que deixa um site fora do ar e que fazer quando isso acontece. Leia até o final e saiba mais sobre o assunto.

Erros na programação no site

Pequenos erros na programação do site que passam despercebidos pelo programador, podem gerar dificuldades no acesso ao seu site, fazendo que o mesmo fique inoperante. Mas saiba que tais erros não acontecem do nada. Normalmente, quando se modifica alguma função, o problema começa a ocorrer.

O mais recomendável nesse caso é tentar retornar o seu site ao estado que estava antes do erro começar a acontecer. Caso esse tentativa seja falha, recomenda-se que você entre em contato com a empresa que desenvolveu sua aplicação ou teste a importação dos dados originais através do seu backup. Leia também nosso post hospedagem de site barata

Excesso de uso dos recursos do servidor

Servidores de hospedagem contém limitações de uso, principalmente quando se refere a servidores compartilhados. Alguns sites passam por picos de tráfego em determinados dias ou horários e sistemas não otimizados tendem a ficar fora do ar por uso excessivo da capacidade da CPU. Isso pode ser resolvido com uma simples otimização do seu site.

Por exemplo, a utilização de um sistema de cache ou otimização nas imagens podem ser uma solução nesse caso. Alguns sites na internet analisam a otimização de um site e mostram dicas de como melhora-lo.

Caso a otimização do seu site já esteja eficiente e não tenha mais como melhorar sua performance, o mais recomendando seria fazer um upgrade para um servidor mais robusto, como a hospedagem dedicada.

Erro interno no servidor

Quem trabalha com desenvolvimento de sites, sabe que o erro 500 indica uma falha interna no servidor que pode ser causada por um erro de programação em algum sistema do seu site.  Seja pela utilização de mais processos simultâneos do que os disponibilizados, por permissões incorretas em arquivos e pastas ou pela incompatibilidade com a versão do php, esse erro pode acontecer.

O mais recomendável nesse caso é verificar com a empresa de hospedagem contratada o que aconteceu, além de identificar qual foi a última modificação feita antes do erro ocorrer, facilitando a rápida solução do problema. Aprimore mais seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe

Domínio expirado

Alguns sites também podem ficar fora do ar porque o domínio não foi renovado. A renovação do registro de domínio geralmente é anual. A empresa contratada envia e-mails lembrando o proprietário da necessidade de renovação do domínio do site.

Seja por esquecimento ou falta de informação, o proprietário se esquece de renovar o domínio e o site fica fora do ar. Caso isso aconteça com sua aplicação, não se preocupe. Você deve renovar o domínio do seu site o mais depressa possível, bastando entrar em contato com a empresa de hospedagem contratada.

Problema de rota

Quando se acessa qualquer site que seja hospedado no Brasil, a mensagem sai do computador do usuário passando pela rede de diversas operadoras até chegar ao seu destino final. Caso algum problema seja identificado no sistema de uma dessas operadoras, seu site pode ficar fora do ar para os usuários que estiverem nessa rota.

Vale lembrar que, na verdade, seu site não está inoperante, pois qualquer outro usuário que estiver fora dessa rota conseguirá acessá-lo normalmente. Conheça os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Cache do navegador

O termo cache se refere a uma área de armazenamento de dados ou processos frequentemente utilizados que são guardados para um futuro acesso de forma mais rápida. Nesse caso, quando você tenta acessar seu site por diversas vezes e o mesmo acusa erro com o sistema de cache, esse erro fica armazenado na memória.

Na próxima vez que você tentar acessar sua aplicação novamente, mesmo que o erro não for acusado, o seu navegador irá abrir a imagem salva no cache, informando o erro. Para solucionar isso, faça sempre a limpeza do cache ou testes através de uma aba anônima de outro navegador para confirmar que não se trata apenas do cache do seu navegador.

Ataques DDOS

Ataques DDOS são provenientes de computadores fantasmas que geram acessos em determinado site em um curto período de tempo. Dessa forma, o site acaba recebendo diversos acessos causando sobrecarga no servidor e deixando-o inacessível por não dar conta de tantas requisições ao mesmo tempo.

A solução nesse caso é contratar um plano de hospedagem dedicada, que além de ser muito mais seguro, garante uma taxa de uptime de 99,9% e um suporte técnico 24x7x365. Com o plano de hospedagem dedicada, você só precisa se preocupar com suas estratégias de vendas.

Conclusão

Você deve ter percebido que são vários os motivos que podem deixar o site de sua loja virtual fora do ar. Para cada caso existe um solução diferente. O recomendado para todas as pessoas que tem um site, é contratar uma empresa de hospedagem e optar pelo plano de servidor dedicado.

Esse tipo de hospedagem não oferece nenhum risco para a aplicação do seu negócio, além de trazer muita segurança para o seus clientes, sem dores de cabeça e prejuízos para você. Suas vendas irão aumentar bastante, pois as chances de um site hospedado em servidor compartilhado ficar fora do ar, são mínimas. Boas vendas!

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.  Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: