Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que fazer para se destacar em meio a crise

07/01/2022 às 11:11 Ajuda

O que fazer para se destacar em meio a crise

A pandemia do Covid-19 causou uma crise humanitária global. Só no Brasil já somam-se mais de 600 mil mortes, ou seja, infelizmente, não estamos chegando ao fim da crise, mas precisamos continuar tão fortes quanto as estruturas metálicas, pois estamos progredindo.

No trabalho, os líderes e suas equipes já estão atentos quanto à transformação empresarial. Porém, a pergunta que não quer calar é: o que fazer para se destacar em meio ao caos? Vem com a gente que daremos boas dicas para você!

Crie uma lista central e clara de prioridades

Defina um conjunto de prioridades e as implemente. Porém, saiba que, deixar para apenas uma ou duas pessoas fazerem as tomadas de decisão poderá prejudicar a forma com que a organização responde a estes estímulos.

Bons líderes capacitam os gerentes a tomar as melhores decisões possíveis. E tendo sempre um conjunto de fórmulas para manter os funcionários seguros.

Também, comporte-se de maneira ética com os clientes, assim você será como um Purgador de vapor, espalhando apenas bons fluidos no ar.

Tenha mais de duas opções para a resolução de problemas

Quase sempre há mais opções do que: "fazer / não fazer". Se as equipes puderem ser criativas, conseguirão não só driblar vários problemas, como também diminuir os gastos, dependendo das necessidades.

Por exemplo, muitos líderes continuarão enfrentando a decisão de demitir pessoas e correr o risco de perder talentos ou de manter seu pessoal e arriscar suas margens de lucro. Mas e se houvesse mais opções?

Se você pensar sobre o problema, as opções não se limitam a duas possibilidades. Mais opções poderiam ser consideradas:

  • Reduza o trabalho para 80% em determinado setor;

  • Explore opções de aposentadoria antecipada;

  • Faça com que a parte administrativa trabalhe em casa. 

Reunir equipes para serem criativas na solução dos problemas que surgem em uma crise pode criar um fortalecimento duradouro, sem falar em mais produtividade e valor para clientes.

Seja honesto, empático, claro e simples

Pense que uma Placa de energia solar tem um trabalho objetivo e claro. Portanto, você também pode aprimorar isso em sua equipe, levando maior honestidade, empatia e simplicidade para a comunicação.

Isso é óbvio e todos nós sabemos. Mas, por estar diante de uma sociedade tecnológica e muito rápida, com informações, muitas vezes questionáveis, isso pode ser algo difícil de se inserir na cultura empresarial.

Seja uma fonte confiável, principalmente se for o líder. Lembre-se de que, em qualquer plano de comunicação, o que importa mais é se seu público entendeu o que quis dizer.

Escreva as histórias

Colete histórias de suas equipes para superar as adversidades. As pessoas são capazes de coisas incríveis em tempos de crise. Capture todos os detalhes dessas histórias e não faça resumos.

Capture o caráter humano desta narrativa. À medida que os colaboradores notam que tais desafios podem ser enfrentados e vencidos, trará maior ânimo e espírito de conquista. Essas histórias são importantes e nem todos utilizam com o devido valor.

Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: