Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que fazer após as curtidas sumirem do Instagram?

02/09/2019 às 20:58 AdWords Redes Sociais

O que fazer após as curtidas sumirem do Instagram?

No último dia 17 de julho, o Instagram pôs fim ao número de curtidas das postagens da plataforma. Muitos usuários foram surpreendidos, inclusive as empresas que tinham nesse métrica, uma das principais formas de medir o seu engajamento na rede.

A princípio, muitas pessoas acharam que eram um bug do Instagram, mas não era real.

A rede social já vinha testando essa mudança em outros países, até que chegou a vez de adotá-la no Brasil.

Instagram limita postagens

Não é mais seegredo que o Instagram têm restringido o alcance das postagens. Isso acontece especialmente em publicações em que você não interaje com seus seguidores. Por isso, se quiser evitar perder alcance, não demore a responder os comentários.

Instagram nao mostra mais curtidas

A plataforma afirmou que a mudança não é definitiva, apenas está sendo testada na rede. Mesmo assim, o Instagram vem levando essa ideia bem a sério.

Essa e outras mudanças na rede vem acontecendo para promover bem-estar e preservar a saúde mental dos usuários.

A empresa também passou a usar as chamadas ferramentas anti bullying com o intuito de excluir comentários agressivos e discriminatórios na rede.

Na questão das curtidas, o Instagram ressaltou que espera com a mudança, reforçar as interações genuínas na rede.

Os executivos da rede consideram que muitas das interações entre usuários seriam por conta do número de curtidas.

Por exemplo, uma pessoa curtia uma publicação com mais curtidas, mesmo ela não sendo tão elaborada e deixava de lado outra mais bem produzida, porque ela não recebeu muitas curtidas.

A ideia é acabar com essa relação “por interesse” e gerar uma interação por afinidade. Assim, usuários não irão apostar em conteúdos e buscar se manterem mais ativos na rede por conta do desespero por mais curtidas.

A troca de likes entre os usuários passa a ser natural, é isso que o Instagram espera.

Para onde foram as curtidas do Instagram?

Não, as curtidas não sumiram! A mudança é simples: agora, apenas você poderá ver quantas curtidas tem na sua publicação. Antes tanto você como seus seguidores ou qualquer usuário da rede podia ver o número de curtidas em suas publicações.

Antes da mudança, as empresas utilizam o número de curtidas como métrica para avaliar os seus concorrentes na rede. Agora não há mais essa possibilidade.

Basicamente, as curtidas que você nas publicações de outros usuários, são das pessoas que seguem a sua conta.

 Apesar de não poder mais avaliar o resultado dos concorrentes e fazer comparações, você pode continuar avaliando os seus próprios resultados.

Um dos intuitos do Instagram era tornar as interações mais naturais, ou seja, levar os usuários da rede a curtirem apenas as fotos que eles realmente gostaram.

Antes disso, acontecia bastante o chamado “efeito manada”, ou seja, publicações que eram curtidas por mais pessoas porque muitos estavam curtindo, independente do conteúdo que ela abordava.

Em outras palavras, as curtidas que você recebeu em suas postagens após a mudança são genuínas, as pessoas realmente quiseram curtir suas fotos.

Como ter mais curtidas no Instagram

Apesar da concorrência entre contas de empresas e influenciadores digitais, as curtidas visíveis para todos eram essenciais para atrair mais clientes e gerar engajamento no Instagram.

Com a mudança, é preciso comprovar o engajamento e atrair clientes de outras formas, como mostraremos a seguir:

Estimule os comentários

Essa é a regra mais simples para um engajamento e um alcance potente. Estimular os comentários em suas publicações já era uma métrica mais bem avaliada pelo Instagram, antes mesmo da mudança nas curtidas da rede. E agora, elas passam a ser ainda mais importantes.

Os comentários são ainda mais estimulantes para a atração de clientes porque eles mostram a quantidade de interações a sua conta tem a cada postagem.

É muito mais fácil curtir uma publicação do que parar para comentá-la, certo?

Isso mostra que o conteúdo da postagem gerou um interesse real no usuário, fazendo com que ele não só curtisse a publicação, como destinasse alguns minutos do seu tempo para elaborar um comentário ou mesmo debater nos comentários da sua postagem.

Essa dedicação vale muito mais do que simplesmente rolar até e clicar duas vezes sobre a imagem para dar like.

Os comentários são a chave para mostrar que o seu conteúdo é envolvente e podem ajudar a atrair novos seguidores e impulsionar as vendas pela rede social.

Reforça a interação pelos stories

As interações pelos stories no Instagram também são valiosas para aquecer o engajamento na rede. O Stories é a ferramenta com o maior número de recursos da plataforma, e muitas delas, são específicas para gerar uma interação entre a sua empresa e os seus seguidores.

Abuse de todos os recursos para marcar usuários e ser marcado por eles, fazer perguntas e enquetes para criar uma relação mais próxima com seus seguidores na rede.

Além de estimular conversões e vendas, o uso dos recursos dos stories tendem a atrair novos seguidores.

Como o Instagram limita o alcance das postagens e dos próprios stories, ter um contato mais próximo com os seguidores pode fazer com que novos usuários conheçam sua empresa através deles.

Isso é uma forma simples de gerar mais alcance orgânico, atraindo mais seguidores, sem gastar nada para isso.

Conclusão

Como podemos ver, a mudança nas curtidas do Instagram não acabou com a mensuração do engajamento na rede social.

Pelo contrário, ela trouxe uma possibilidade de mudança de estratégia que pode ser muito positiva para as empresas na rede.

Apostar em comentários e nos stories como falamos acima, é muito melhor do que confiar apenas no número de curtidas das suas publicações na rede.

Por isso, reformule a sua estratégia e você verá que a mudança acaba sendo benéfica para o engajamento da sua conta no Instagram.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: